Vettel faz valer boa estratégia e vence no Bahrein

0

O GP do Bahrein começou bem emocionante, boas disputas na largada com Bottas mantendo a primeira posição, Felipe Massa partiu bem saltando do oitavo para o sexto posto na largada.

A corrida nas primeiras voltas uma bela disputa entre as cinco primeiras posições. Raikkonen e Massa passaram a disputar o sexto lugar. Os abandonos começaram na 10° volta com Magnussen da Haas que simplesmente parou.

Neste meio tempo as paradas também começaram e Vettel foi o primeiro a parar, Verstappen foi logo depois buscando a mesma estratégia, mas o holandês curvas a frente teve problemas de freio abandonando, tocou no muro e abandonou a disputa no Bahrein.

As emoções seguiram quando duas voltas a frente Stroll acabou sendo atingido por Sainz ocasionando o safety car. Com ambos os pilotos envolvidos fora da disputa uma séria de carros foram para os pits e Bottas entrou na frente, na atitude de preder menos tempo, Hamilton diminuiu a velocidade e segurou Ricciardo, a direção de prova entendeu como uma manobra desnecessária e puniu o piloto da Mercedes com cinco segundos na parada nos pits ou no final da disputa.

Com um carro menos eficiente que os adversários, Massa acabou perdendo a quarta colocação que ocupava após a saída do safety car e paradas dos adversários nos pits. O brasileiro da Williams caiu para o sexto lugar sendo ultrapassado por Raikkonen da Ferrari e Ricciardo da RBR.

Com 31 voltas completas Vettel liderava com tranquilidade, Hamilton aparecia em segundo, Raikkonen em terceiro, Ricciardo em quarto, Massa em quinto, Pérez em sexto e  Bottas em sétimo após fazer sua segunda parada.

Uma batalha interessante de se ver na disputa do GP do Bahrein foi entre Palmer da Renault e Kvyart da Toro Rosso, boas ultrapassagens, toques e acima de tudo um trabalho limpo dos pilotos na pista. Quem se aproveitou dessa batalha foi Alonso da McLaren que deixou os dois para trás e assumiu o 11° lugar.

A corrida voltou-se para a estratégia a partir da 37° volta, quando os compostos passaram a ser trocados. Vettel parou primeiro que Hamilton que so entrou na abertura da 42° volta. Com o pagamento da punição e troca de pneus, o inglês da Mercedes voltou na terceira posição, logo atrás de Bottas.

A partir das paradas nos pits, Hamilton passou a buscar Vettel, fazendo volta rápida atrás de volta rápida. Com 47 voltas completas, a Mercedes andava um segundo mais rápido por volta, uma diferença  considerável. Na 48° volta, Bottas ficou para trás e Vettel já se via ameaçado pelo trabalho de Hamilton.

O jogo de caça e rato seguia na pista, Hamilton diminuía a diferença para Vettel que apesar de ver sua distância diminuir, seguia tranquilo na ponta. Ericsson abandonou com problemas de câmbio  e logo depois Alonso com a McLaren.

Apesar de todo o esforço de Hamilton, Sebastian Vettel seguiu tranquilo no final para conquistar a sua segunda vitória em três corrida na temporada. Mais uma vez a equipe italiana acertou na vai a estratégia e subiu no ponto mais alto do pódio. Hamilton ficou em segundo, Bottas em terceiro. O top-10 foi completo por Raikkonen, Ricciardo, Massa, Pérez, Grosjean, Hulkenberg e Ocon.

Foto: Reprodução/Facebook Lito Cavalcante

Foto: Reprodução/Facebook Lito Cavalcante

Classificação

Após três etapas, Sebastian Vettel é o líder isolado do campeonato mundial de pilotos com 68 pontos, Lewis Hamilton é o segundo com 61 e Valtteri Bottas é o terceiro com 38. Felipe Massa é o sétimo colocado com 16 pontos conquistados.

Na disputa de construtores a Ferrari lidera com 102 pontos, a Mercedes é a segunda com 99 e a RBR aparece em terceiro lugar com 47. O destaque positivo fica por conta da Force India que apesar de começar bem a temporada, colocou seu dois pilotos na zona de pontuação em todas as corridas até o momento. O time rosa soma 17 pontos em quarto lugar na disputa, um a frente da Williams que só pontou com Massa.

A próxima disputa acontecerá no dia 30 de abril, na Rússia.

Curta: www.facebook.com/templodosesportes

Por Matheus Furlan

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade