Cidade de São Paulo ganha praça em homenagem a Ayrton Senna

0

O piloto tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, será homenageado com uma praça que levará seu nome em São Paulo. O espaço de 15 mil metros quadrados está localizado dentro do Centro Esportivo Modelódromo, que fica perto do Parque do Ibirapuera, e será inaugurado em 1.º de maio.

A Praça Ayrton Senna do Brasil terá uma área de 15.000 m2, com 80% do espaço composto por grama, além de bancos para os visitantes. Uma das principais atrações será o monumento de bronze “Velocidade, Alma e Emoção”, de 2,5 toneladas, criado em 1995 pela artista Melinda Garcia, em homenagem ao piloto. A obra foi retirada da entrada do Túnel Ayrton Senna e agora está sendo restaurada para ficar exposta em um ponto elevado no centro da praça.

“Entendemos que a cidade de São Paulo precisava homenagear Ayrton Senna de maneira justa por tudo que ele representa. Nossa ideia é que a praça seja um local em que as pessoas possam visitar, conviver, praticar uma atividade, ou simplesmente bater uma foto próximos a estátua, o que não era possível no antigo local onde ficava a peça. É uma maneira digna de prestarmos uma homenagem a este grande ídolo”, afirmou o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Jorge Damião.

A inauguração da praça foi possível de ser realizada graças a um processo que envolveu a iniciativa privada em conjunto com o poder público. O projeto foi idealizado pelo paisagista Benedito Abbud e contou com parceiros, como a BMW/Agulhas Negras, que contribuiu com a criação da praça, e a Farah Service, que foi a responsável pelo restauro da área, relocação e instalação do monumento na praça, além da criação da réplica do capacete de bronze que também estará exposta no local.

Além da praça, outros espaços do Modelódromo também estão sendo revitalizados. A área destinada aos cachorros será completamente restaurada e reformada pela empresa Petz, e ganhará o nome de “ParCão”, com estrutura cercada de 2.200m2 e pista de obstáculos para a diversão dos cães.

Os visitantes do espaço que são praticantes de aeromodelismo, ferromodelismo, nautimodelismo, plastimodelismo e automobilismo terão seus locais preservados para a prática dessas atividades.

A inauguração da praça, no dia 1.º de maio, às 11h, irá contar com a presença do Prefeito João Dória Jr., do Secretário de Esportes e Lazer, Jorge Damião, entre outras autoridades, e da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna. A celebração contará com o violonista Robson Miguel, que tocará canções como o Hino Nacional, Aquarela do Brasil e o Tema da Vitória, além de um coral composto por 25 crianças, que foi oferecido pela Secretaria Municipal da Cultura. A entrada será gratuita e aberta ao público.

“Esta homenagem tem tudo para se tornar uma das mais especiais feitas para o Ayrton e um ponto de atração para fãs do mundo inteiro”, diz Viviane Senna, irmã do piloto e presidente do Instituto Ayrton Senna”, diz Viviane.

O horário de funcionamento da Praça Ayrton Senna do Brasil será o mesmo do C.E. Modelódromo, das 8h às 20h, todos os dias.

Por RF1 Serviços Jornalísticos

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade