Porsche Império GT3 Cup: Rodrigo Baptista e Pedro Queirolo vencem em Interlagos

0

A segunda jornada da Porsche Império GT3 Cup, em Interlagos, coroou os competidores que despontaram como os primeiros vencedores do ano em Curitiba. O grande nome da etapa foi Rodrigo Baptista, com duas poles, duas vitórias de ponta a ponta e um segundo lugar na corrida do grid invertido, vencida por Pedro Queirolo.

Adalberto Baptista venceu as duas provas do dia na Cup Sport, enquanto na Master a primeira vitória coube a Carlos Ambrósio e a segunda a Maurizio Billi. O competidor do carro #34 lidera o campeonato para pilotos acima de 50 anos de idade, já na classe de entrada a liderança é do estreante Fernando Fortes.

Na classe Challenge o panorama foi similar ao da Cup, com domínio igualmente expressivo em favor de Marçal Müller. O estreante gaúcho liderou todas as voltas da categoria em 2017 e tem 100% de aproveitamento.

Na Challenge Sport a vitória ficou com Marcus Peres, mas Pedro Costa segue na liderança da classe de entrada, com Nando Elias em seu encalço.

A próxima reunião da Porsche Império GT3 Cup acontece no Velo Città, nos dias 2 e 3 de junho.

As corridas

Cup 1

Rodrigo Baptista repetiu o bom desempenho da véspera e venceu pela terceira vez na temporada. Ele, que já havia vencido a etapa de Curitiba e levado o troféu na última sexta-feira em Interlagos, foi o primeiro colocado da segunda corrida do fim de semana. A diferença para o segundo colocado, Ricardo Baptista, foi de 2s.

Miguel Paludo e Adalberto Baptista ficaram na terceira e quarta colocações, respectivamente. O último foi o vencedor na categoria Sport. Carlos Ambrósio, nono colocado no geral, foi o primeiro colocado da categoria Master.

A largada foi dada com safety car. Na primeira volta, Ricardo Baptista ensaiou uma pressão para cima de Rodrigo. Porém, a aproximação de Miguel Paludo fez com que Ricardo se preocupasse mais em defender, deixando o caminho livre para o líder da competição.

Na quinta volta, Werner Neugebauer tentou ultrapassar Tom Valle na tomada da Junção e os carros se chocaram, saindo da pista. Na nona volta, Cristiano Piquet sentiu uma vibração no carro e acabou deixando a prova.

O grande destaque da corrida ficou por conta de Pedro Queirolo, que mesmo ficando fora do pódio, conseguiu ultrapassar dez carros e travou belas disputas com Lico Kaesemodel.

Cup 2

A etapa que fechou o final de semana de corridas da Porsche Império GT3 Cup Challenge foi movimentada.

Exceto para Pedro Queirolo.

O competidor do carro #13 se aproveitou do grid invertido, liderou a prova de ponta a ponta e conquistou sua primeira vitória no ano.

Em uma largada fantástica, Lico Kaesemodel pulou da sétima para a terceira posição. Na terceira volta, o piloto protagonizou outra bela disputa, ultrapassando Adalberto Baptista.

Quando o relógio já marcava 7 minutos para o final da corrida, Márcio Basso e Cleber Faria se chocaram, e o último teve trabalho para evitar que o carro capotasse.

Na parte final da prova, uma disputa emocionante no pelotão da frente. Lico pressionava Miguel Paludo pela segunda colocação, enquanto Rodrigo Baptista corria por fora, em quarto. No fim da reta oposta, Lico já ocupava o segundo lugar e quando Paludo tentava recuperar a frente, travou as rodas abrindo espaço para Rodrigo Baptista assumir a terceira colocação.

Nas últimas voltas, o líder do campeonato piscava faróis para Lico pedindo passagem. Mesmo mais lento, o atual campeão de sprint sustentou a vice-liderança até o fim da prova, mas acabou punido depois da corrida, com 20s acrescidos ao seu tempo de prova por mudanças de trajetória prejudiciais ao concorrente do carro #3.

Adalberto Baptista venceu na categoria Sport, terminando em quinto no geral. Já na Master, Maurizio Billi ficou em primeiro com a décima colocação no geral.

Challenge

Marçal Müller mais uma vez subiu ao lugar mais alto do pódio. O piloto, que foi o primeiro colocado na etapa de Curitiba, liderou as duas provas de ponta a ponta e está com aproveitamento de 100% em 2017. Largando na pole position, ele ainda não foi ultrapassado nenhuma vez na temporada.

Na categoria Sport, a primeira colocação ficou com Marcus Peres.

A corrida começou e terminou com safety car. No início da prova, Rouman Ziemkiewicz rodou, acabou batendo e abandonou a pista. Estrante do dia, Odair do Santos protagonizou uma linda ultrapassagem em cima de Ronaldo Kastropil, e terminou na oitava colocação geral.

Na metade da prova, a briga pelo segundo lugar ficou acirrada. Marcus Vario e Eloi Khouri deram show de ataque e defesa. Vario levou a melhor e conseguiu sustentar a segunda colocação até o fim da prova, que teve intervenção do safety car em razão da pista molhada nos últimos cinco minutos.

O que eles disseram

“Acho que foi muito bom. Foi até melhor para mim não ter acontecido a corrida de Curitiba. Consegui aqui duas vitórias e depois o segundo lugar. Acho que fui o maior pontuador da etapa. Sabia que seria muito difícil ganhar as três, então fiz o que dava na terceira. Agora é pensar no campeonato”

Rodrigo Baptista

“Foi muito produtivo o fim de semana. Estava em quarto na primeira bateria, classificamos e terminamos em P4, quase consegui um terceiro, mas o Ricardo defendeu muito bem. Foi importante para pontuar no campeonato. Na classificação de sábado tive uma infelicidade, quando deu bandeira vermelha meu carro não ligou e acabei largando em 16o. Mas o carro estava muito acertado e eu tinha um pneu mais novo. Aí foi uma corrida ótima, com boas ultrapassagens. Consegui P6, que poderia ter sido P5, bem próximo dos concorrentes. Rendeu a pole, e largando com o carro rápido, minha preocupacação era contornar a primeira curva e depois acelerar o máximo possível”

Pedro Queirolo

“O evento está crescendo cada vez mais. É impressionante o tanto de gente que veio aqui hoje. O mérito é do pessoal da Porsche Cup, que está de parabéns. Já o meu fim de semana teve altos e baixos. Larguei em segundo na primeira corrida e cheguei em segundo. No quali da segunda corrida tive problemas de balanço de freio e não consegui nem chegar ao Q2. Então larguei de 12o e terminei em sétimo, mas o carro não estava muito legal. Aí mudamos completamente o carro da segunda para a terceira corrida. Funcionou muito bem até a metade da corrida, mas na segunda metade ficou muito traseiro. Então comecei a ver o Miguel e o Rodrigo chegando… Aí usei um pouco do que aprendi nas categorias por onde passei para segurar o segundo lugar: honesto, mas sem dar mole. O campeonato é longo e saímos de Interlagos com a sensação de que o carro ficou bom”

Lico Kaesemodel

“Foi muito legal. Deu para largar bem, classifiquei legal. Pena que na segunda corrida meu acerto era para o carro ficar bom no final, mas ficou muito no finalzinho. Então o pessoal estava mais rápido e deixei passar no início, mas no fim eu era veloz e acabei conservando a posição pois os outros estão lutando pelo campeonato geral”

Adalberto Baptista

“Não imaginava que iria liderar todas as voltas do ano. Minha expectativa era fazer um bom campeonato e estar entre os três primeiros. Mas tive a felicidade desde a primeira etapa de fazer a pole position. Depois ganhei, então fiz a pole aqui de novo e consegui ganhar agora de novo. Tive alguma ajuda do safety car, porque começou a chover e seria impossível continuar com pneu slick”

Marçal Müller

“A corrida foi boa. Larguei em segundo e senti que tinha a oportunidade de passar o Marçal no Laranjinha e no Bico de Pato. Fiz o máximo que dava, mas ele defendeu muito bem. Depois veio a chuva e acabou. Acho que fiz um bom trabalho em Interlagos e o Marçal também está de parabéns pela vitória”.

Marcus Vario

 “Corrida foi muito boa. Fiquei feliz porque consegui dar uma provocadinha nos líderes, e achei isso muito interessante. Estive rápido também em Curitiba e percebo que a questão agora não é velocidade, e sim oportunidade. Quando tiver minha chance, vou colocar por dentro e a vitória virá de forma natural. Estou muito feliz. Acho que o Marçal tem todo mérito, é um cara muito legal e dividimos o box. Está de parabéns pelas corridas”

Eloi Khouri

“A sensação de vitória é muito boa, larguei em sétimo e consegui fazer uma boa largada, passei dois na freada do “S”, o que foi determinante pra corrida. Uma pena que choveu e a corrida foi interrompida, mas foi legal”

Marcus Peres 

Resultados

Cup

Corrida 2

  1. Ro. Baptista
  2. Ri. Baptista
  3. M. Paludo
  4. A. Baptista (S)
  5. F. Fortes (S)
  6. P. Queirolo
  7. L. Kaesemodel
  8. M. VIsconde (S)
  9. C. Ambrosio (M)
  10. M. Billi (M)
  11. M. Mauro (M)
  12. D. Giustozzi (M)
  13. M. Basso (S)
  14. JP Mauro
  15. V. Faria (S)
  16. G. Figueirôa (M)
  17. M. Stallone (M)
  18. C. Faria (S)
  19. T. Valle (M)
  20. W. Neugebauer
  21. C. Piquet (S)
  22. D. Azevedo

Corrida 3

  1. P. Queirolo
  2. Ro. Baptista
  3. M. Paludo
  4. Ri. Baptista
  5. A. Baptista (S)
  6. F. Fortes (S)
  7. M. VIsconde (S)
  8. JP Mauro
  9. L. Kaesemodel
  10. M. Billi (M)
  11. V. Faria (S)
  12. G. Figueirôa (M)
  13. M. Stallone (M)
  14. C. Ambrosio (M)
  15. M. Mauro (M)
  16. D. Giustozzi (M)
  17. M. Basso (S)
  18. C. Faria (S)
  19. T. Valle (M)
  20. C. Piquet (S)
  21. D. Azevedo
  22. W. Neugebauer

Challenge

  1. M. Müller
  2. M. Vario
  3. E. Khouri
  4. R. Mello
  5. M. Peres (S)
  6. N. Elias (S)
  7. T. Filho
  8. O. dos Santos
  9. R. Kastropil
  10. P. Costa (S)
  11. P. Delponte (S)
  12. M. Salla (S)
  13. F. Horta (S)
  14. L. Seripieri (S)
  15. M. Billi (S)
  16. M. Parodi (S)
  17. G. Reischl (S)
  18. P. Totaro (S)
  19. R. Ziemkiewicz (S)

 

Classificações

Cup

1. Rodrigo Baptista, 88 pontos

2. Ricardo Baptista, 73

3. Miguel Paludo, 72,5

4. Lico Kaesemodel, 60

5. Pedro Queirolo, 52

6. Fernando Fortes, 46

7. Marcel Visconde, 45

8. JP Mauro, 34

9. Werner Neugebauer, 30

10. Adalberto Baptista, 28

11. Tom Valle, 24

12. Maurizio Billi, 20,5

13. Guilherme Figueirôa, 17,5

Marcio Basso, 17,5

15. Vanuê Faria, 15

16. Márcio Mauro, 13

17. Carlos Ambrósio, 10

18. Edu Azevedo, 9

19. Cleber Faria, 8,5

20. Marcelo Stallone, 3

21. Cristiano Piquet, 2

22. Dario Giustozzi, 0

Alceu Feldmann, 0

Ramon Alcaraz, 0

Cup Sport

1. Fernando Fortes, 44 pontos

2. Marcel Visconde, 41

3. Marcio Basso, 29

4. Adalberto Baptista, 28,5

5. Vanue Faria, 24,5

6. Cleber Faria, 24

7. Cristiano Piquet, 7

 

Cup Master

1. Maurizio Billi, 35 pontos

2. Tom Valle, 29

Guilherme Figueirôa, 29

4. Márcio Mauro, 24,5

5. Marcelo Stallone, 18

6. Carlos Ambrósio, 17

7. Dario Giustozzi, 10

8. Ramon Alcaraz, 7

 

Challenge

1. Marçal Müller, 40 pontos

2. Rodrigo Mello, 32

Eloi Khouri, 32

4. Marcus Vario, 30

5. Ronaldo Kastropil, 21

6. Pedro Costa, 16

Luiz Fernando Elias, 16

8. Marcus Peres, 12

9. Ramon Alcaraz, 9

Tom Filho, 9

11. Rouman Ziemkiewicz, 8

Odair dos Santos, 8

Francisco Horta, 8

14. Paulo Totaro, 7

Mauricio Salla, 7

16. Pablo Delponte, 5

17. Marcelo Parodi, 4

18. Luca Seripieri, 2

19. Marco Billi, 1

20. Guilherme Reischl, 0

 

Challenge Sport

1. Pedro Costa, 16 pontos

2. Luiz Fernando Elias, 13

3. Marcus Peres, 10

4. Rouman Ziemkiewicz, 8

5. Francisco Horta, 7

6. Paulo Totaro, 6

Mauricio Salla, 6

8. Pablo Delponte, 5

9. Marcelo Parodi, 3

10. Luca Seripieri, 2

11. Marco Billi, 1

12. Guilherme Reischl, 0

Por Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade