Lucas conquista seu 17º pódio na Fórmula E com segundo lugar no e-Prix de Mônaco

0

Lucas di Grassi conquistou neste sábado (13), em Mônaco, seu 17º pódio em 26 corridas da Fórmula E. O brasileiro da equipe ABT Schaeffler Audi Sport terminou a disputa nas apertadas ruas do Principado na segunda posição – a mesma de onde largou – e cruzou a linha de chegada a apenas três décimos de segundo do vencedor, Sébastien Buemi, da Renault e.Dams, após intensa batalha pela vitória nas voltas finais da quinta etapa da temporada.

Os dois pilotos, que lideram a classificação geral, refletiram bem o que tem sido o campeonato até agora: dispararam na frente da concorrência e disputaram, entre si, cada metro do apertado traçado de 1,7 quilômetro. O oponente mais próximo dos líderes, Nick Heidfeld, terminou em terceiro ao chegar 13 segundos atrás de Buemi e Di Grassi. Na tabela de classificação, situação semelhante com o suíço somando 104 pontos contra 89 do brasileiro; o terceiro colocado é Nico Prost, com apenas 48.

“Tivemos outra grande luta hoje – tanto na classificação como na corrida. Com o carro que tínhamos hoje era possível vencer a Renault”, disse Lucas. “Infelizmente, o circuito praticamente não oferece nenhum ponto de ultrapassagem. Além disso, Séb é um piloto forte e experiente – mas se ele tivesse deixado alguma abertura, por menor que fosse, sem dúvida eu teria me lançado em ataque”, disse o brasileiro, que agora fica a uma distância de 15 pontos do líder após excelente recuperação no e-Prix anterior, na Cidade do México, onde venceu e reduziu o déficit em relação à ponta da tabela.

Di Grassi lutou pela pole-position, que escapou por muito pouco. Na largada, os dois primeiros colocados mantiveram suas posições e assim foi até o final. “Na primeira metade da corrida o ritmo não estava tão bom, mas estávamos economizando muito mais energia. Já na segunda parte eu estava tentando acompanha-lo de perto. Eu tinha um por cento a mais de energia que ele, então eu sabia que se eu tivesse a estratégia correta eu poderia ataca-lo no final. O problema é que aqui em Mônaco não há pontos de ultrapassagem e se você é um cara experiente como o Seb, você vai saber fechar a porta. Além disso, eu jamais buscaria um espaço onde não dá para ultrapassar, sob o risco de comprometer toda a corrida. Se ele tivesse deixado alguma porta aberta, ou se alguma das retas tivesse mais de 360 metros de comprimento, com certeza eu teria tentado com mais veemência”, afirmou o piloto da ABT Schaeffler Audi Sport.

Lucas economizava energia para buscar o ataque nas voltas finais. Estratégia que foi colocada em prática conforme o desenhado. Faltou conseguir a ultrapassagem, em um traçado tão apertado como o de Monte Carlo. “Mônaco é um circuito em que a pole position representa uma importância maior do que em outros. Senti que tinha um carro mais rápido que o do Buemi; tentei ultrapassá-lo na última volta por dentro e por fora, mas não foi possível e cruzamos a linha de chegada praticamente colados. De qualquer maneira, somamos mais bons pontos aqui hoje e com certeza haverá mais batalhas como esta”, concluiu.

A próxima etapa da Fórmula E acontece já no próximo sábado (20), nas ruas de Paris, na França.

Resultado do e-Prix de Mônaco (top-10):
1. Sébastien Buemi (Renault e.Dams) – 51 voltas em 51min05s488
2. LUCAS DI GRASSI (ABT Schaeffler Audi Sport) – a 0s320
3. Nick Heidfeld (Mahindra Racing) – a 13s678
4. Nelson Piquet Jr (NextEV NIO) – a 19s074
5. Maro Engel (Venturi Formula E) – a 19s518
6. Felix Rosenqvist (Mahindra Racing) – a 19s599
7. Daniel Abt (ABT Schaeffler Audi Sport) – a 20s430
8. Esteban Gutierrez (Techeetah) – a 32s295
9. Nico Prost (Renault e.Dams) – a 35s667
10. Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing) – a 38s410

Campeonato após cinco etapas (top-6):
1. Sébastien Buemi – 104 pontos
2. LUCAS DI GRASSI – 89
3. Nico Prost – 48
4. Jean-Eric Vergne – 40
5. Sam Bird – 34
6. Nick Heidfeld – 32

Lucas Di Grassi é patrocinado por Qualcomm, Aethra, KNM, BlueFox e Mumm

Por P1 Media Relations/Imprensa Lucas Di Grassi

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade