Stock Car: Barrichello sai na pole em Santa Cruz do Sul

0

Nem Thiago Camilo, nem Daniel Serra. Os líderes do campeonato empatados em 69 pontos viram Rubens Barrichello conquistar neste sábado, em Santa Cruz do Sul, sua sétima pole na Stock Car. O campeão de 2014 dominou com a terceira parte da sessão classificatória com autoridade e colocou quase três décimos sobre o segundo colocado, Marcos Gomes, rompendo o forte equilíbrio que vinha se manifestando no Q1 e no Q2. A primeira corrida da rodada dupla da terceira etapa está marcada para as 13 horas, com transmissão ao vivo pelo SporTv.

O dia acabou ficando um pouco abaixo da expectativa da Equipe Prati-Donaduzzi, que sequer colocou o carro de Antonio Pizzonia na pista para poupar os pneus e priorizar a segunda prova de amanhã – por um acidente na corrida anterior no Velopark, o amazonense partirá da última colocação do grid de 30 pilotos. O companheiro Julio Campos, que havia passado tranquilidade na primeira parte, terminou a segunda em 11º e não se garantiu entre os seis finalistas à pole. “O carro melhorou bastante dos treinos livres para o qualifying, mas acho que ficou faltando um grauzinho a mais de asa para chegarmos ao Q3”, explicou o paranaense.

Pizzonia acompanhou a luta do parceiro do pit walll ao lado dos técnicos da Equipe Prati-Donaduzzi. “Não é legal ficar de fora, mas é o que temos para hoje”, conformou-se. O diretor-técnico Rodolpho Mattheis confirmou a decisão de abrir mão da abertura da rodada dupla em função da posição de saída de Pizzonia. Uma mudança de planos, no entanto, ainda poderá acontecer em caso de chuva. “Com tempo firme, Pizzonia partirá dos boxes para evitar a confusão habitual na primeira curva e logo retornará aos boxes. Depois, voltará à pisa durante a janela obrigatória de reabastecimento e novamente e recolherá o carro. Retornará no fim para tentar ganhar a posição dos carros que abandonarem ou baterem”, explicou.

A verdade é que as chances de Pizzonia na segunda prova são maiores que as aparências indicam. Com toda a carga de 18 ativações do botão de ultrapassagem à disposição, pneus em melhores condições num asfalto cruel em relação ao consumo de borracha e a necessidade de um rápido reabastecimento, o ex-piloto de Fórmula 1 tem possibilidades reais de sonhar com o pódio. “Será importante também que a primeira não tenha muito safety car para que os outros consumam o máximo de combustível”, lembrou Pizzonia.

Entre os ponteiros, Camilo se saiu melhor e abrirá a segunda fila com o terceiro lugar. Logo à frente de Serra, quinto colocado no grid. Barrichello surpreendeu ao conquistar a pole porque é apenas o 8º no campeonato e não havia brilhado até então nos treinos no autódromo localizado a 170 km de Porto Alegre, na região central do Rio Grande do Sul.

Os melhores do classificatório em Santa Cruz do Sul:

1 – Rubens Barrichello (Full Time), 1min20s189
2 – Marcos Gomes (Cimed), a 0s277
3 – Thiago Camilo (Ipiranga/A. Mattheis), a 0s334
4 – Max Wilson (RC), a 0s386
5 – Daniel Serra (RC), a 0s455
6 – Felipe Fraga (Cimed), a 0s728

Por MF2 Serviços Jornalísticos

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade