Chegou o dia! Ott Tänak vence pela primeira vez no Mundial de Rally

0

A vida não é fácil quando: você é companheiro de equipe de um cara de outro planeta.

Pergunte a Gerhard Berger sobre os tempos dele ao lado de Ayrton Senna na McLaren, ou a Rubens Barrichello sobre os dias junto a Michael Schumacher na Ferrari. Guardadas as devidas proporções, é mais ou menos o que o estoniano Ott Tänak está enfrentando dentro da equipe M-Sport no Mundial de Rally (WRC).

O cara divide a estrutura do time com um francês chamado Sébastien Ogier, tetracampeão mundial e novo queridinho da equipe, depois de vencer logo na estreia ao volante do Ford Fiesta e colocar-se na liderança do campeonato (onde permanece depois da sétima etapa do campeonato, disputada neste fim de semana).

Mas Tänak, enfim, teve seu momento de brilho ao vencer pela primeira vez na categoria.

O triunfo veio no Rally da Itália, concluído neste domingo, na região da Sardenha. O estoniano assumiu a liderança na tarde de sábado, depois que Hayden Paddon bateu seu Hyundai i20. Depois disso, não teve pra ninguém e Tänak terminou a prova pouco mais de doze segundos à frente do finlandês Jari-Matti Latvala, da Toyota.

Convenhamos: a vitória de Tänak já estava batendo na trave. No Rally da Polônia do ano passado, ele sofreu um furo de pneu na penúltima especial, quando caminhava para o primeiro lugar. E agora em maio, no Rally de Portugal, bateu quando liderava.

E na hora de soltar suas melhores palavras à imprensa, pra comemorar a conquista inédita, Tänak surpreendeu. Disse que a chegada de um fenômeno como Ogier na verdade fez a equipe trabalhar mais e melhor.

E indiretamente ele também acabou beneficiado, é claro.

“Este novo carro e o fato de ter um companheiro de equipe muito forte estão me fazendo acelerar mais”, contou Tänak. “Eu espero que esta seja só a primeira de muitas vitórias, porque finalmente tudo começou a se encaixar. A primeira metade da temporada foi muito boa pra gente”.

Os detalhes da vitória de Tänak estão disponíveis on demand na Red Bull TV, por meio do programa especial que traz um resumo de cada dia de rali. Dá pra ver e rever enquanto a próxima etapa não chega. As feras do WRC só voltam a acelerar entre os dias 30 de junho e 2 de julho, para o Rally da Polônia.

Por Por Red Bull Motorsports

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade