Seleções e clubes nacionais de basquete são liberados para disputas internacionais

0

Demorou, mas finalmente tanto as seleções nacionais masculina e feminina, bem como os clubes estão autorizados pela FIBA (Federação Internacional de Basquete ), a disputar competições internacionais.

Nosso país estava proibido de participar de qualquer disputa do gênero em virtude da irresponsabilidade financeira da gestão anterior na CBB (Confederação Brasileira de Basquete). O atual presidente da entidade divulgou um carta aberta aos amantes do esporte deixando claro que a transparência seguirá sendo a maior bandeira da entidade. Confira:

CARTA AOS AMANTES DO BASQUETE BRASILEIRO

Enfim, o dia 21 junho de 2017 chegou e todos nós, amantes do basquete brasileiro, tivemos a notícia mais aguardada e a primeira grande meta alcançada pelo time Transparência, ou seja, a Federação Internacional de Basketball (FIBA) anunciou o fim da suspensão aplicada, devido a falhas administrativas gestão anterior, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Trata-se de um dia a ser comemorado, pois recoloca o Brasil em evidencia positiva e nos dá a chance de fazer ainda mais ações em prol do crescimento e desenvolvimento do esporte que tanto amamos.

Mesmo em meio à suspensão e na situação que encontramos administrativamente e financeiramente a CBB, nos primeiros 90 dias de gestão, a nossa diretoria realizou algumas ações imprescindíveis e alguns feitos importantes foram alcançados, tais como:

– contratação de uma empresa de auditoria interna

– reunião na FIBA, em Genebra (Suíça), que apontou três diretrizes de trabalho: governança, financeiro e competição

– contratação de um consultor de mercado – Marcus Vinícius Freire, medalhista olímpico de vôlei e diretor executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

– contratação de empresa especializada em marketing para pesquisa de valoração das propriedades da CBB e apresentação de um plano executivo para atuais patrocinadores e futuros

– contratação de empresas para captação de parceiros/patrocinadores

– visita aos agentes esportivos – Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e patrocinadores atuais (Nike e Eletrobrás)

– reunião com representante da LNB, da LBF e da NBA (com o compromisso de, acabada a atual temporada, revisão de contrato e conversa sobre planejamento)

– visita do representante da FIBA ao Brasil para acompanhar as ações da CBB

– LNB encaminha carta ao Ministério do Esporte abrindo mão de competições das categorias de base

– discussão com Liga de Basquete Feminino (LBF) sobre organização das futuras competições

– um dos maiores patrocinadores esportivos do mercado nacional entrega carta de intenção de patrocínio em mãos ao representante da FIBA, aguardando que suspensão seja revogada para investir na seleção

– liberação da Certidão Negativa de Débito (CND)

– assinatura de convênio para utilização do Centro de Treinamento do Clube Concórdia, em Campinas (SP)

– aquisição de um ônibus Mercedes-Benz personalizado para atender aos selecionados nacionais

– realização das copas regionais, que são as etapas classificatórias a Supercopa Brasil de Clubes

– planejamento das competições interclubes de base, que serão realizadas no segundo semestre deste ano

– abertura das portas da CBB para todos os amantes do basquete

– ações que geraram um significativo corte de gastos aos cofres da CBB

E, com o fim da sanção, a expectativa é que outras coisas positivas e conquistas aconteçam em curto, médio e longo prazo, abrindo o caminho para o acerto com parceiros e patrocinadores. O mais importante é que seguiremos trabalhando para elevar o basquete nacional, contando com o indispensável apoio das federações estaduais, que são determinantes para o desenvolvimento da modalidade, especificamente na descoberta e lançamento dos novos valores.

Os próximos passos da nossa gestão são estes: retorno das verbas do COB, já pré-definidas pela Lei Agnelo Piva; negociação com patrocinadores, a começar pelo máster, seguida dos demais; reapresentação dos projetos para comissão da Lei de Incentivo ao Esporte; definição e contrato dos novos treinadores das várias seleções; lançamento de um novo site, com novo visual; plano de utilização do CT tanto na parte esportiva quanto na comercial; e andamento do projeto do futuro CT de Jundiaí.

Enfim, a Transparência seguirá como a nossa maior bandeira ao longo desta administração e vamos seguir contando com o apoio irrestrito dos AMANTES DO BASQUETE BRASILEIRO para que, livre da punição, possamos caminhar e alcançar patamares cada vez mais superiores, para: reconquistar o lugar de direito do basquetebol brasileiro.

Atenciosamente,

Guy Peixoto Jr
Presidente da CBB

*carta reproduzida do site oficial da CBB (www.cbb.com.br)

Com a liberação o Brasil poderá disputar a Copa América da modalidade visando a disputa do mundial da categoria em 2019.

Curta: www.facebook.com/templodosesportes

Por Matheus Furlan

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade