30 vezes Helio Castroneves!!!

0

Foram mais de três anos de espera e Helio Castroneves voltou a vencer na Fórmula Indy, neste final de semana em Iowa.

A  disputa da Iowa 300 começou com Will Power na pole position, JR Hildebrand em segundo e Castroneves na terceira posição, mas o brasileiro foi acima da média neste domingo, 9, e literalmente sobrou no traçado.

Desde de o começo disputando a liderança com Power e Hildebrand, Castroneves sempre teve um carro rápido, acertado e depois de muitas corridas também acertou na estratégia. A disputa teve 300 voltas, das quais o brasileiro da Penske #3 liderou 217, um domínio espetacular.

A direção de prova chegou a interromper a disputa com bandeira vermelha devido a presença de uma forte chuva nos arredores do traçado, mas nada que mudasse o ritmo do piloto brasileiro que foi bem na relargada e se distanciou dos adversários.

Os carros ainda fizeram mais uma parada nos pits após a bandeira vermelha, Hildebrand chegou a assumir a ponta, nada que fizesse frente a Penske #3 que assumiu a ponta e não a abandonou mais, pelo contrário, só fez abrir diferença se livrando rapidamente dos retardatários.

No final Castroneves saiu de um jejum de vitórias que durava deste 1° de junho de 2014 (mais de três anos), quando o piloto venceu em Detroit. Nesse período foram 54 corridas para o piloto que chegou na categoria em 1997. As 217 voltas na liderança também colocou o brasileiro em um patamar histórico na categoria. Ele deixou Al Unser para trás, agora o brasileiro é o terceiro piloto com o maior número de voltas lideradas, 5.947 giros.

Mas não foram apenas esses números que chamaram a atenção. O triunfo de Castroneves foi o primeiro da equipe Penske no traçado, a 30° vitória do piloto na carreira, a 111° vitória de um brasileiro na Fórmula Indy.

Tony Kanaan também teve uma grande apresentação. O piloto da Ganassi #10 sempre esteve entre os 10 primeiros colocados e finalizou a disputa no nono lugar, logo atrás do companheiro de equipe Scott Dixon.

Classificação final da Iowa 300:

  1. Helio Castroneves
  2. JR Hildebrand
  3. Ryan Hunter-Reay
  4. Will Power
  5. Graham Rahal
  6. Josef Newgarden
  7. Simon Pagenaud
  8. Scott Dixon
  9. Tony Kanaan
  10. James Hinchcliffe
  11. Alexander Rossi
  12. Ed Carpenter
  13. Esteban Gutierrez
  14. Max Chilton
  15. Charlie Kimball
  16. Takuma Sato
  17. Marco Andretti
  18. Ed Jones
  19. Conor Daly
  20. Carlos Munoz
  21. Mikhail Aleshin

Campeonato

A vitória colocou Castroneves de vez na disputa do título da temporada de 2017 da Fórmula Indy. O piloto da Penske soma 395 pontos, contra 403 de Scott Dixon que lidera a temporada. Pagenaud é o terceiro colocado com 372 pontos. Tony Kanaan é o oitavo colocado com 295 pontos somados.

A categoria volta as disputas já neste domingo, 16, em Toronto, no Canada.

Curta: www.facebook.com/templodosesportes

Por Matheus Furlan

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade