Vitor Baptista fatura primeira vitória como piloto da Academia Shell Racing no Brasileiro de Turismo

0

Paulista de 19 anos domina praticamente de ponta a ponta em Londrina; Gaetano di Mauro abandona após problema mecânico mas é vice-líder

 sábado foi de festa para Vitor Baptista, que conquistou a primeira vitória como piloto da Academia Shell Racing na primeira bateria da rodada de Londrina pelo Campeonato Brasileiro de Turismo. Já Gaetano di Mauro, que liderava a classificação geral, abandonou mas é o vice-líder na tabela.

Depois de conquistar o segundo lugar no treino classificatório, Vitor assumiu a liderança logo após a largada ao ultrapassar Luca Milani. Di Mauro, que largou em 11º após um de seus pneus perder pressão na volta rápida na classificação, ganhou posições na primeira volta, mas parou logo em seguida após princípio de incêndio.

Após intervenção do safety car no início da corrida, Baptista fez uma excelente relargada e não permitiu nenhum ataque direto a Milani. Vitor manteve a liderança até a rodada obrigatória de pit stops e recuperou o primeiro lugar quando todos os pilotos fizeram a parada.

Numa corrida tumultuada, houve mais duas entradas do carro de segurança e Vitor, que sempre manteve distância segura dos adversários, voltou a relargar bem para segurar a liderança até receber a bandeira quadriculada, confirmando sua primeira vitória na temporada.

Neste domingo será disputada a segunda bateria a partir das 8h10, com transmissão do SporTV3.

Resultado final:

1º V.Baptista – 36m23s213
2º L.Milani – a 1s090
3º G.Frigotto – a 1s950
4º L.Moraes – a 2s356
5º G.Robe – a 4s583


Classificação do campeonato:

1º G.Robe – 115 pontos
2º G.di Mauro – 107
3º L.Milani – 96
4º G.Frigotto – 88
5º R.Reis – 86
6º P.Rimbano – 83
7º V.Baptista – 68
8º G.Myasava – 63
9º G.Borlenghi – 61
10º E.Coelho – 47

O que eles disseram:

“Viemos para Londrina com a ideia de que seria uma corrida difícil porque para quase todos os pilotos seria a primeira vez aqui, ou seja, ninguém tinha um grande contato com a pista. O Gaetano tinha um ritmo bem bom nos testes de pré-temporada e estava bem forte, mas tee problemas, e todo mundo se mostrou com muita velocidade. Eu estava bem confiante pelo ritmo do carro nos treinos e consegui pular na frente logo na primeira curva, o que me deu vantagem bem grande pelo fato de a pista ser bem estreita e dificultar as ultrapassagens. Entao foi administrar nas entradas do safety car, fizemos uma parada boa apesar de eu ter parado um pouco na frente do lugar desejado. Mas estou muito feliz, parabéns para a equipe!”

Vitor Baptista, piloto do carro #120

“Uma pena o que aconteceu. Houve algo nem tão grave para o carro, mas dentro do carro não havia condições de ficar. O escapamento entrou na fibra e pegou fogo, soltou fumaça dentro do carro e eu não conseguia respirar. Tive de descer do carro, ia tentar trazer para os boxes mas não consegui. Infelizmente tive de abandonar, mas vamos tentar buscar e recuperar amanhã”

Gaetano di Mauro, piloto do carro #11


Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:

A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia nove pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, DTM, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.

Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Por Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade