Copa Petrobras Sorriso Campeão: Projeto faz 15 anos e segue a cuidar da saúde bucal de mecânicos

0

Ação social é voltada aos mecânicos dos pilotos que participarão da terceira etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras 2017, no dia 23 no Kartódromo de Aldeia da Serra. Na ocasião, mais três finalistas serão conhecidos

No dia 23 de setembro o kartódromo Aldeia da Serra (SP) recebe a terceira etapa classificatória da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras. A disputa vai definir mais três finalistas para a decisão do evento, que acontecerá no dia 1º de novembro. E além de conhecermos mais três nomes que estarão na final, o evento também vai realizar, pelo 15º ano consecutivo, o projeto social Sorriso Campeão.

A ação é uma idealização dos organizadores da Seletiva de Kart Petrobras, em parceria com a dentista Ligia Martins Xavier e é apoiada pela Petrobras e pela MG Pneus. O projeto é destinado aos mecânicos dos pilotos que participarão da etapa. Cada piloto participante poderá indicar dois mecânicos da sua equipe para receber por um ano tratamento odontológico gratuito. Os mecânicos ainda poderão inscrever suas mulheres e filhos (até 12 anos) no projeto.

Ao longo destes 15 anos, foram feitos mais de 1600 atendimentos, com uma média de 100 pessoas cadastradas por ano. A dentista Lígia Martins Xavier comemora os resultados conquistados no período.

“São em média 100 pessoas cadastradas por ano, mas muitas se repetem, algumas desde o primeiro ano. Participar de um projeto social como este me dá grande satisfação pessoal e profissional. Com ele conseguimos levar informações importantes a pessoas com dificuldade de acesso a estes conteúdos, tratamos muitas outras que têm dificuldade de receber este tipo de cuidado e ainda conseguimos fazer tudo isso para pessoas que estão diretamente envolvidas com o esporte. Espero que o projeto Sorriso Campeão dure ainda muitos outros anos”, comentou.

Lígia conta que nestes 15 anos teve a chance de conhecer histórias emocionantes dos participantes do projeto. E que fatos surpreendentes ainda ocorrem. “Até hoje recebo no consultório pacientes adultos que nunca tinham ido ao dentista, isso me deixa triste, de verdade. No fim do ano passado recebi um mecânico cadastrado no projeto que disse ter ido ao dentista uma vez quando criança e nunca mais até aquele momento. Com vergonha e ansiedade, ele acreditava que seus dentes estavam em péssimo estado e que possivelmente deveriam ser extraídos em grande parte. Depois de fazer a limpeza, pude perceber que os dentes todos estavam em bom estado, o que trouxe muita alegria e alívio ao paciente, que afirmou ali que nunca mais deixaria de ir ao dentista”, recordou a doutora.

A dentista Lígia Xavier reforça a importância da conscientização sobre a prevenção. “Hoje a odontologia é voltada para a prevenção e isso nós fazemos também no nosso projeto. A orientação é sempre nesse sentido, de saber cuidar dos dentes da maneira correta, de ir ao dentista a cada seis meses, pois há procedimentos de prevenção que só podem ser feitos em consultório, como aplicação de flúor e retirada de tártaro. Mas as principais dicas ainda são escovar os dentes após cada refeição e usar fio dental, pelo menos, uma vez ao dia”, conclui a profissional.

Na Copa Petrobras Sorriso Campeão serão definidas mais três vagas e a briga promete ser boa. Após a disputa em Penha (SC) e Vespasiano (MG), seis vagas ainda estão em aberto e os pilotos inscritos na categoria Graduados, que tiverem entre 15 e 18 anos, poderão concorrer a um lugar na final. Os três últimos finalistas serão conhecidos no dia 14 de outubro, durante a Copa Brasil de Kart, em João Pessoa (PB). A grande final da 19ª edição da Seletiva já tem data definida e acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).

Pilotos já classificados (seis das 12 vagas):
Pedro Goulart (RS)
Edgar Bueno Neto (PR)
Arthur Leist (RS)
Gabriel Paturle (MG)
Lucas Grosskopf (MG)
Lucas Okada (DF)

O calendário da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: 

Fase Classificatória
1ª Etapa – 22 de julho – Penha (SC) – Campeonato Brasileiro de Kart
2ª Etapa – 19 de agosto – Vespasiano (MG) – Taça Minas Gerais de Kart
3ª Etapa – 23 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 14 de outubro – João Pessoa (PB) – Copa Brasil de Kart

Final
31 de outubro e 1o de novembro – Kartódromo da Granja Viana – Cotia (SP)

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 18 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 350 mil reais. O campeão recebe 85 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 8 mil.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras. com.br

Por FGCom

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade