Sébastien Ogier é pentacampeão mundial de rally

0

Piloto francês conquistou o título por antecipação chegando em terceiro lugar no Rally do País de Gales, encerrado neste domingo.

Mudou tanta coisa no WRC para este ano que chega a ser curioso que o campeão tenha sido, na verdade, o mesmo de sempre.

Sébastien Ogier assegurou neste domingo, 29 de outubro, no Rally do País de Gales, seu quinto título consecutivo no Mundial de Rally. Uma conquista ainda mais saborosa, por todas as circunstâncias. Como já mencionado, o regulamento técnico passou por grande transformação, e os carros ficaram muito mais rápidos para 2017.

No meio dessas mudanças, veio a surpresa desagradável: a Volkswagen pulou fora da categoria, deixando Ogier a pé.

Foi aí que entrou a figura de Malcolm Wilson, ex-piloto e chefe da equipe M-Sport. Mesmo sem contar com apoio de fábrica, Malcolm investiu tudo o que podia para contratar Sébastien Ogier, um dos pilotos mais caros do planeta. Pra se ter uma ideia, ele ainda não sabe se será capaz de manter o investimento no ano que vem, se não tiver apoio da Ford.

Mas a verdade é que a M-Sport sabia muito bem o que estava fazendo.

Ogier ganhou logo de cara, na estreia pelo time, ao volante do Ford Fiesta; e fez uma temporada consistente, regular, enquanto os adversários se atolavam em problemas. O desfecho foi a conquista antecipada do título, o quinto da carreira dele.

Foi o primeiro título de um time independente (sem apoio de fábrica) desde 2006.

Ogier é agora – de forma isolada – o segundo maior campeão de todos os tempos. Só perde para o compatriota francês Sébastien Loeb, que tem nove conquistas.

O título veio graças ao terceiro lugar alcançado no Rally do País de Gales. A prova foi vencida pelo companheiro de equipe de Ogier, Elfyn Evans, que é galês. Foi a primeira vitória de Evans no WRC, justamente correndo em casa. O Mundial de Rally tem mais uma etapa agendada entre 17 e 19 de novembro, na Austrália, mas Ogier não pode mais ser alcançado por ninguém. 

“Eu fiquei realmente muito emocionado na linha de chegada”, comemorou Ogier. “Foi um ano difícil e todos nós tivemos de trabalhar duro. Então, é incrível poder chegar ao título com a M-Sport”, concluiu o piloto de 33 anos de idade.

O Rally de Gales pode ser visto no formato on demand pela Red Bull TV. Um programa especial traz um resumo do que de mais importante aconteceu em cada um dos dias de rali.

Por Red Bull Motorsports

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade