Gianluca Petecof é anunciado como integrante da Academia de Pilotos da Ferrari

0

Representante da Academia Shell Racing, paulista de 15 anos ingressa no Programa de Pilotos da Ferrari, uma das mais tradicionais marcas do automobilismo. Destaque no Mundial de Kart, ele fará a transição para os carros em 2018

Um dos principais nomes da nova geração do automobilismo brasileiro, Gianluca Petecof deu um importante passo em sua carreira internacional. Representante da Academia Shell Racing há três temporadas, o paulista de 15 anos foi anunciado nesta terça-feira (5) como integrante do Programa de Pilotos da Ferrari, o Ferrari Driver Academy (FDA). Em 2018, Petecof vai fazer a transição do kart para os monopostos, disputando os campeonatos de Fórmula 4 na Itália e Alemanha, por equipe a ser anunciada em breve.

Após ser um dos destaques no Campeonato Mundial de Kart, em setembro, sendo um dos mais jovens na categoria principal, Gianluca foi convidado para participar de testes pela escuderia italiana em Maranello junto com outros pilotos. E, pelo seu desempenho, o brasileiro foi escolhido para integrar o Programa de Pilotos da Ferrari.

Multicampeão no kartismo nacional, com títulos de Campeão Brasileiro e Campeão da Copa Brasil, entre outros, Petecof também triunfou no kart norte-americano. Nos últimos dois anos, competiu na Europa, tendo conquistado o 5º lugar no Mundial de Kart na categoria OK Junior em 2015, no Bahrein, e o 6º lugar na categoria principal, a OK, neste ano, na Inglaterra, entre mais de 90 pilotos, com a tradicional equipe Tony Kart.

A Ferrari Driver Academy conta com pilotos de renome internacional, como Charles Leclerc – atual campeão da Formula 2, que correrá na F1 pela Sauber em 2018 -, além de representantes na GP3, Formula 3 Europeia e Formula 4 Italiana e Alemã.

O piloto segue em testes na Europa e vai disputar as 500 Milhas de Kart da Granja Viana com a equipe da Academia Shell Racing no próximo dia 16 de dezembro.

 

O que disse Gianluca Petecof:

“Estou muito feliz em confirmar minha entrada na Academia de Pilotos da Ferrari, que é um programa de uma das marcas mais tradicionais e vitoriosas do automobilismo. Fiz alguns testes, em que participaram pilotos de várias nacionalidades, e pelo meu desempenho,  por tudo que fiz até aqui considerando a minha idade, é a melhor oportunidade. Estar na Academia Shell Racing também foi fundamental, eles me apoiaram e cresceram comigo até hoje, agradeço muito o suporte deles, e estou ansioso para o ano que vem. Será uma temporada de muito trabalho e aprendizado”

 

Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:

A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia oito pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.

 

Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Por Luis Ferrari/Guilherme Cardoso

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade