Porsche Império GT3 Cup revela programa de formação de pilotos

0

Inspirada em iniciativa mundial da montadora alemã, categoria cria projeto para a desenvolvimento de jovens talentos para o próximo ano

Nem bem a temporada de 2017 chegou ao fim, a Porsche Império GT3 Cup já começa a preparar novidades para o próximo ano. Em um momento em que o automobilismo brasileiro segue ávido por inovação, a categoria anuncia seu novo programa para a formação de novos competidores.

Pilotos de 16 a 22 anos poderão se inscrever para participar do projeto. Entre os inscritos, nove serão selecionados para um período de atividades comandadas pela categoria. Serão quatro dias intensos, com monitoramento sobre pilotagem, treinamentos físicos e psicológicos e um trabalho de como se portar durante entrevistas e eventos. Isso sem contar, logicamente, as atividades dentro da pista e o trabalho com os mecânicos para o acerto do carro e o desenvolvimento do conhecimento técnico nos feedbacks e análises de gráficos com o estafe de engenharia da categoria. Tudo isso nos mesmos moldes do programa global da montadora.

Após essa série de avaliações, três pilotos serão selecionados e receberão subsídios para disputar a temporada de 2018 da Porsche Império GT3 Cup. Se não bastasse, um deles ainda poderá ser indicado para participar do Porsche Junior Programme, o programa de desenvolvimento de jovens pilotos mundial da montadora alemã, que confere ao melhor participante uma bolsa para competir os eventos globais da Porsche Cup, franqueando a possibilidade de um contrato como piloto de fábrica da marca.

O programa de formação de competidores internacional da Porsche, aliás, foi o que serviu como base para essa iniciativa brasileira. Neste ano, Rodrigo Baptista, que se tornou campeão do campeonato de Sprint da classe Cup, participou do Porsche Junior Programme, em setembro, na Alemanha. Ele ficou quatro dias no Autódromo de Lausitzring, ao lado de outros oito pilotos de todo o mundo.

“Nunca tinha participado de nada parecido com isso. Foi uma ocasião especial. Estavam os nove melhores pilotos dos campeonatos da Porsche pelo mundo lá. Independentemente do resultado dos testes, já posso contar como uma vitória o fato de só ter participado”, afirmou Rodrigo.

O programa de formação de pilotos da Porsche no Brasil deve ter seu início no primeiro trimestre de 2018.

“Nossa ideia é poder dar uma chance aos jovens no início de suas carreiras no automobilismo, com essa possibilidade de ingressarem em um campeonato já reconhecido dentro do país e no mundo. O fortalecimento do automobilismo nacional passa pela formação de novos pilotos e nossa plataforma pode impulsionar o talento brasileiro no exterior. É curioso, pois há alguns anos já acompanhamos engenheiros formados em nossa categoria seguindo carreira nas grandes equipe do exterior. Agora, os pilotos poderão seguir a mesma rota”, destacou Dener Pires, diretor-geral da Porshe Império GT3 Cup.

Vale lembrar que diversos pilotos reconhecidos internacionalmente já passaram pelo programa global de formação da montadora alemã: o alemão Timo Bernhard (duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e bicampeão do Mundial de Endurance – WEC – em 2017), o dinamarquês Michael Christensen, o neozelandês Earl Bamber (duas vezes vencedor das 24 horas de Le Mans e campeão do WEC) e o neozelandês Brendon Hartley, que venceu as 24 horas de Le Mans, foi bicampeão do WEC e chegou à equipe Toro Rosso da Fórmula 1.

Mais sobre o Junior Programme: https://youtu.be/D4Z0XpYO4lg.

Por Luis Ferrari e Guilherme Cardoso

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade