Rally Dakar 2018 – Categoria para UTVs é aposta brasileira na edição de 40 anos

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Desafio tem início no dia 6 de janeiro em Lima, Peru, com destaque para a dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin a bordo do UTV Can-Am Maverick X3

A edição histórica de 40 anos do Rally Dakar reserva desafios extremos a partir do dia 6 de janeiro. Com largada em Lima, no Peru, os competidores enfrentam mais de oito mil quilômetros por caminhos que ainda passam pela Bolívia e Argentina – onde os campeões serão conhecidos no dia 20, em Córdoba. A categoria para UTVs é aposta brasileira na prova, com destaque para a dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin a bordo do veículo Can-Am Maverick X3.

Bicampeão mundial da modalidade entre os carros da classe T2, o piloto paulista soma seis participações no Rally Dakar. Na última delas, em 2013, Varela foi o primeiro brasileiro a completar o Rally Dakar sozinho a bordo de um UTV, o Can-Am Commander. A categoria exclusiva para UTVs ainda não havia sido criada, tanto que os veículos faziam parte da classe T3, uma divisão dos carros.

Varela soma mais de 360 provas off-road disputadas. “A motivação é grande para buscar esse título inédito na minha carreira, ainda mais com o Can-Am Maverick X3, extremamente resistente e versátil. O veículo foi o vencedor em todas as provas dos campeonatos brasileiros de rally baja e de cross country em 2017. Tenho plena confiança no Gugelmin como navegador e na equipe Can-Am Divino Fogão/South Racing, vamos com tudo para brigar pela taça dos UTVs”, observou o piloto.

O catarinense Gugelmin está a caminho da sua terceira participação no Rally Dakar. O navegador possui 19 anos de experiência nas competições off-road. “Estive em duas edições entre os carros, mas será a primeira vez na categoria para UTVs. Estar em um desafio totalmente novo é maravilhoso e muito empolgante, principalmente com chances reais de título. O principal objetivo é levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio”, concluiu.

Confira o roteiro* completo dos UTVs no 40º Rally Dakar:

6/1/2018 – 1ª etapa
Lima / Pisco (Peru)

Deslocamento: 241 km
Especial (trecho cronometrado): 31 km
Total do dia: 272 km

7/1/2018 – 2ª etapa
Pisco / Pisco (Peru)
Deslocamento: 11 km
Especial (trecho cronometrado): 267 km
Total do dia: 278 km

8/1/2018 – 3ª etapa
Pisco / San Juan de Marcona (Peru)
Deslocamento: 207 km
Especial (trecho cronometrado): 295 km
Total do dia: 502 km

9/1/2018 – 4ª etapa
San Juan de Marcona / San Juan de Marcona (Peru)
Deslocamento: 114 km
Especial (trecho cronometrado): 330 km
Total do dia: 444 km

10/1/2018 – 5ª etapa
San Juan de Marcona / Arequipa (Peru)
Deslocamento: 665 km
Especial (trecho cronometrado): 267 km
Total do dia: 932 km

11/1/2018 – 6ª etapa
Arequipa (Peru) / La Paz (Bolívia)
Deslocamento: 445 km
Especial (trecho cronometrado): 313 km
Total do dia: 758 km

12/1/2018 – Dia de folga
La Paz (Bolívia)

13/1/2018 – 7ª etapa
La Paz / Uyuni (Bolívia)
Deslocamento: 301 km
Especial (trecho cronometrado): 425 km
Total do dia: 726 km

14/1/2018 – 8ª etapa
Uyuni / Tupiza (Bolívia)
Deslocamento: 86 km
Especial (trecho cronometrado): 498 km
Total do dia: 584 km

15/1/2018 – 9ª etapa
Tupiza (Bolívia) / Salta (Argentina)
Deslocamento: 512 km
Especial (trecho cronometrado): 242 km
Total do dia: 754 km

16/1/2018 – 10ª etapa
Salta / Belén (Argentina)
Deslocamento: 423 km
Especial (trecho cronometrado): 372 km
Total do dia: 795 km

17/1/2018 – 11ª etapa
Belén / Fiambalá / Chilecito (Argentina)
Deslocamento: 466 km
Especial (trecho cronometrado): 280 km
Total do dia: 746 km

18/1/2018 – 12ª etapa
Fiambalá / Chilecito / San Juan (Argentina)
Deslocamento: 269 km
Especial (trecho cronometrado): 522 km
Total do dia: 791 km


19/1/2018 – 13ª etapa
San Juan / Córdoba (Argentina)
Deslocamento: 559 km
Especial (trecho cronometrado): 368 km
Total do dia: 927 km


20/1/2018 – 14ª etapa
Córdoba / Córdoba (Argentina)
Deslocamento: 165 km
Especial (trecho cronometrado): 119 km
Total do dia: 284 km.

TOTAL DE DESLOCAMENTOS: 4.464 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 4.329 km
TOTAL DA PROVA: 8.793 km

Sobre a BRP – A BRP (TSX: DOO) é líder global no design, desenvolvimento, fabricação, distribuição e marketing de veículos powersports e sistemas de propulsão. Seu portfólio inclui os veículos para neve Ski-Doo e Lynx, as motos aquáticas Sea-Doo, os veículos off-road e roadsters Spyder da Can-Am e os sistemas de propulsão marítima Evinrude e Rotax, bem como os motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP dá suporte a sua linha de produtos com peças, acessórios e vestuário. Com renda anual de CA$ 4,2 bilhões em mais de 100 países, a empresa conta com aproximadamente 8.700 colaboradores em todo o mundo.

Por Mundo Press – Assessoria de Imprensa BRP Brasil

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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