Piquet faz a largada da corrida em Santiago, termina em sexto e é quinto no campeonato

0

Competidor da Panasonic Jaguar Racing vai até o limite por um lugar no pódio

Prova mais movimentada da temporada 4 da ABB FIA Fórmula E, o ePrix de Santiago marcou mais uma sólida atuação de Nelson Piquet Jr com o carro #3 da Panasonic Jaguar Racing. Destaque na tomada de tempo e protagonista da corrida, o primeiro campeão mundial da categoria recebeu a bandeirada em sexto lugar.

Com um terço da temporada concluído, ele permanece no top5 do campeonato, em quinto lugar com 33 pontos.

Após dois treinos livres para ajustar o carro, Piquet foi sorteado para o segundo grupo da classificação. Ele registrou o quarto tempo. Depois dos outros dois grupos encerrarem o Q1, era o sexto mais veloz, ficando fora da superpole por uma posição.

Com a punição a outro competidor em dez posições no grid, Nelsinho alinhou o carro #3 em quinto no grid.

Quando as luzes vermelhas se apagaram, o brasiliense conseguiu uma manobra memorável que valeu a vice-liderança. Chegou a emparelhar com o líder na curva 1, mas contornou em segundo lugar.

O safety-car foi acionado para remover carros batidos na primeira volta. Na relargada, Piquet colou em Jean-Eric Vergne e, na volta seguinte, tentou o mergulho numa freada. O francês soube se defender, porém.

Na vigésima volta, a Jaguar perdeu ritmo e Nelsinho não conseguiu conter o ataque de Andre Lotterer. O brasileiro entrou nos pits para troca de carro em terceiro e deixou o boxe com seu segundo carro muito pressionado por Sebastien Buemi.

Nas primeiras voltas do segundo stint, com pneus e baterias menos aquecidos, Piquet conseguiu livrar distância para o suíço e se aproximar da dupla da Techeetah. Mas o competidor da Renault se recuperou nas passagens seguintes e tirou o terceiro lugar de Nelsinho a dez voltas da bandeirada.

Piquet então resfriou o equipamento, para mais uma tentativa de buscar seu primeiro pódio com a Jaguar.

Na 31a das 37 voltas, arriscou tudo numa freada, mergulhando por dentro. Passou Buemi, mas bloqueou roda e fez contato com a barreira de segurança. Então colocou o carro de volta no traçado em sexto, para levar até a bandeirada final.

A próxima etapa da ABB FIA Fórmula E acontece na Cidade do México, no dia 3 de março.

 

O que Nelsinho Piquet disse:

Foi um dia bom. O carro tem muito potencial, mais que eu imaginava para falar a verdade. Quando parei no primeiro stint, provavelmente tinha energia ainda para dar uma volta. Então realmente mostrou a capacidade do carro. Agora temos que manejar a temperatura da bateria e a energia um pouco melhor. São os pontos que ainda precisamos aprimorar. Hoje as outras equipes fizeram melhor isso… Por isso algumas vezes eu estava rápido, mas outras precisava diminuir o ritmo.

Mas sem dúvida foi um belo início de temporada. Ficar entre os cinco em todas as corridas é nosso objetivo, e o pódio virá como consequência.

 

ePrix de Santiago (top10):

  1. JE Vergne
  2. A. Lotterer
  3. S. Buemi
  4. F. Rosenqvist
  5. S. Bird
  6. NELSON PIQUET JR
  7. M. Evans
  8. J. D’Ambrosio
  9. AF da Costa
  10. N. Prost

Campeonato após 4 das 12 corridas (top10):

  1. JE Vergne 71 pontos
  2. F. Rosenqvist 66
  3. S. Bird 61
  4. S. Buemi 37
  5. NELSON PIQUET JR 33
  6. E. Mortara 24
  7. M. Evans 21
  8. N. Heidfeld 21
  9. A. Lotterer 18
  10. D. Abt 12

Por Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade