PROGRAMA RENAULT EXPERIENCE, DO INSTITUTO RENAULT, É VENCEDOR DO 11º PRÊMIO OZIRES SILVA

0

O programa Renault Experience, do Instituto Renault, foi o vencedor do 11º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, na categoria Economia. O resultado foi anunciado na noite desta quarta-feira, em cerimônia realizada em Curitiba. O programa Renault Experience tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo de estudantes de todo o país por meio do modelo de startups, para desenvolver e lançar projetos dentro do tema “Mobilidade”. Os projetos selecionados para etapa final são acelerados durante três semanas em Curitiba para se tornarem startups.

“O Instituto Renault promoveu uma reformulação completa na edição 2016/2017 do Renault Experience, adotando o modelo de startups. Na primeira edição dentro desse formato, conseguimos um recorde de inscrições, o que mostra que estamos no caminho correto no sentido de mobilizar os jovens de todo o país a empreender e a buscar soluções para a mobilidade do futuro”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

Após a mudança de formato, o Renault Experience teve inscrição de 440 equipes– contra 239 da edição anterior. Ao todo, mais de 1.500 estudantes de 12 Estados e 83 instituições de ensino participaram do programa.

Ao final, as startups aceleradas foram ParkCare, plataforma que conecta donos de vagas de carros, motos e bicicletas e usuários que precisam estacionar seus veículos; Smart Security, que envia notificações de batidas e arrombamentos de carros para o smartphone do motorista; e OnChange, plataforma que reúne soluções de localização do veículo, mecânico virtual e serviços de manutenção confiáveis e baratos.

Mais informações em www.renaultexperience.com.br.

Sobre o Renault Experience

O programa Renault Experience nasceu em 2008 e foi reformulado em 2016, adotando o atual modelo de startups. Com duração total de um ano, contém três fases, sendo as duas primeiras realizadas em ambiente totalmente on-line. Durante todo o processo, os participantes recebem a mentoria de profissionais da Renault e do mercado, além de professores da PUC-PR. Saiba mais sobre as etapas:

Ideathon: Trata-se de uma trilha de conhecimento voltada ao empreendedorismo e à geração de ideias. Nesta etapa, os participantes recebem auxílio para exercitar, prototipar e validar as ideias para tornarem-se um negócio. Ao final do Ideathon, um projeto deve ser entregue. Ele será o objeto de avaliação para a próxima fase.

Business Lab: Nessa fase, os selecionados recebem novos conteúdos para transformar sua ideia em um negócio viável, com conteúdo disponível para modelagem do projeto e mentorias especializadas para auxiliar a desenvolver o produto/serviço. As 30 startups da fase Business Lab passam a integrar uma Comunidade Renault de Startups, com benefícios e vantagens para o desenvolvimento do projeto.

Aceleradora Renault: Fase presencial, realizada na Aceleradora Renault, sediada na Hotmilk, uma das maiores aceleradoras de Startups do Paraná, parceira do Instituto Renault no programa. O local é dedicado e preparado para alavancar o projeto e a criatividade das três equipes finalistas. O produto/serviço é apresentado à direção da Renault do Brasil, além de renomados executivos e especialistas.

Sobre o prêmio

Realizado anualmente por iniciativa do ISAE – Escola de Negócios, o Prêmio Ozires Silva homenageia um dos grandes empreendedores da história brasileira e é considerado uma das grandes celebrações do empreendedorismo sustentável, reunindo os melhores projetos de todo o país que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

O Prêmio Ozires Silva adota sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas assumidas por todos os países membros da Organização das Nações Unidas após 2015. O programa Renault Experience se encaixa em três deles: Educação de Qualidade, Trabalho Digno e Crescimento Econômico; Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Ozires Silva, que dá nome ao prêmio, é formado em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e traz um longo histórico de contribuição para o desenvolvimento do país, principalmente para o avanço da indústria aeronáutica brasileira. Foi um dos fundadores da Embraer, presidente da Petrobras e, posteriormente, ministro da Infraestrutura. Já publicou cinco livros e recebeu diversas condecorações internacionais.

Instituto Renault

Criado há seis anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável com destaque para o programa “O Trânsito e Eu”; e Inclusão, por meio do qual são desenvolvidas ações voltadas ao Desenvolvimento Social, à Educação e à Diversidade. Cerca de 600 mil pessoas já foram impactadas pelas ações do Instituto Renault.

Por Sala de Imprensa Renault do Brasil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade