Com um 1º lugar e dois top-5, Matheus Leist encerra pré-temporada como um dos destaques da Indy

0

Mais jovem piloto do grid e equipe AJ Foyt foram algumas das gratas surpresas dos testes coletivos com todos os times neste mês em Phoenix; gaúcho destacou fundamental trabalho em equipe o experiente piloto Tony Kanaan

A velha máxima do futebol –  “treino é treino, jogo é jogo” – também é bem aplicada no automobilismo, mas, ao final dos testes coletivos da pré-temporada da Indy, os especialistas já apontam como uma das gratas surpresas do ano a nítida evolução da equipe AJ Foyt. O time trouxe uma nova dupla de pilotos para 2018, ambos brasileiros: o experiente Tony Kanaan e o jovem Matheus Leist, de 19 anos, que será o mais jovem do grid nesta temporada.

Depois de encerrar o ano com o 16o e o 18o lugar em 2017, o time de AJ Foyt (lenda do automobilismo norte-americano e recordista de vitórias na Indy-500) buscou uma reformulação total, incluindo, além dos pilotos, boa parte do staff técnico. E nos treinos em três circuitos diferentes (nos mistos de Sebring e Sonoma e no oval de Phoenix), o time liderou sessões e teve seus dois pilotos no top-10 em quase todas as sessões – em muitas delas, Kanaan e Leist figuraram no top-5, sendo o melhor time com Chevrolet depois da atual campeã, a Penske.

“Tivemos uma temporada muito animadora. Em Sebring e Sonoma, a gente via pelos tempos e pela comparação com outros pilotos presentes nos testes que nosso ritmo era rápido, mas com todos juntos em Phoenix tivemos a certeza de que estamos competitivos. É importante ressaltar que na pré-temporada ninguém treinou em circuitos de rua ou ovais longos, então sabemos que há uma longa jornada pela frente. Mas é certo que nosso time fez um excelente trabalho nesta pré-temporada”, diz Leist, que foi top-5 em Sebring, Sonoma e liderou o primeiro dia de treinos em Phoenix e foi top-5 e top-10 nas sessões seguintes no oval de 1 milha.

A ajuda do compatriota e companheiro de equipe tem sido fundamental para esta evolução do time e de sua rápida adaptação de Leist à nova categoria. “É uma grande oportunidade em minha carreira poder estreiar na Indy e contar com um mentor como o Tony (Kanaan). O aprendizado é constante e em Phoenix pude sentir isso especialmente na sessão final, quando treinamos andar no tráfego. Por três vezes escapei de frente e consegui controlar o carro antes de bater no muro, então deu para ver que a margem de erro para buscar o limite é bem menor que o da Indy Lights, por exemplo”, diz Leist, que venceu três corridas na divisão de acesso, incluindo a preliminar da Indy-500.

O chefe da equipe, Larry Foyt, destacou a evolução do time. “Eu não poderia estar mais feliz com o trabalho feito pelo time nos testes coletivos. Fizemos muitas mudanças no time e a categoria também trouxe novidades, como o novo carro, então trabalhamos bastante e ver que já tivemos bom ritmo é bastante satisfatório. Tony andou bem forte nos testes e Matheus fez um grande trabalho como um estreante. Com muito a aprender, ele certamente teve boas lições e é ótimo que ele tenha tido esta experiência, pois vai pagar dividendos enormes quando ele voltar aqui para correr. Este teste mostrou que o carro não é fácil de guiar e os pilotos vão ter bastante trabalho”, diz Larry.

Embora sejam permitidas sessões particulares de treinos, agora os times da Indy voltam a se reunir apenas na primeira etapa, nas ruas de São Petesburgo, na costa oeste da Flórida, no próximo dia 11.

Por RF1 Serviços Jornalísticos

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade