LDB – Fase final terá início nesta terça-feira, em São Paulo

0

Oito equipes brigarão pelo título da sétima edição da competição; semifinais, disputa de 3º e a grande decisão serão transmitidos ao vivo via Facebook Live

A fase final do Campeonato Brasileiro de Clubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) vai começar. A partir desta terça-feira (20/02), as oito melhores equipes da fase de classificação darão início à briga pelo título da principal competição de base do basquete brasileiro, no Ginásio Antonio Prado Jr, no Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP).

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Os oito finalistas foram divididos em dois grupos de quatro equipes. De um lado, no Grupo C, estarão Paulistano/Corpore (1º), Minas Tênis Clube (4º), São José Basketball (5º) e Flamengo (8º). Enquanto isso, o Grupo D será formado por EC Pinheiros (2º), Sesi Franca Basquete (3º), Solar Cearense (6º) e Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná (7º).

Os dois melhores de cada chave avançarão às semifinais (1º C x 2º D e 1º D x 2º C), que serão realizadas no sábado (24/02), às 15h45 e 18 horas, com transmissão ao vivo via Facebook Live na página do NBB. Os vencedores avançarão à grande decisão, marcada para o domingo (25/02), às 18 horas, assim como a disputa pelo 3º lugar entre os perdedores das semifinais. Ambos os duelos também serão transmitidos ao vivo no Facebook.

Os times que não avançarem ao Final Four também entrarão em quadra no sábado para definirem as disputas de 5º a 8º (3º C x 4º D e 3º D x 4º C). As equipes vencedoras duelarão pelo quinto lugar no domingo (25/02), às 18 horas, enquanto os perdedores medirão forças para ver quem fica com o sétimo lugar, às 15h45.

“Desde sua criação, em 2011, a LDB vem sendo fundamental no processo de renovação do basquete brasileiro. Ao todo são mais de 100 atletas revelados pela LDB atuando no NBB CAIXA. Estamos muito felizes em ver a LDB chegar em sua sétima edição, com transmissão das Finais pelo quarto ano seguido. Isso mostra que a competição só cresce a cada ano que passa”, disse o presidente da LNB, João Fernando Rossi.

+Quem é quem? Veja detalhes dos elencos dos finalistas da LDB

Líder da fase de classificação, o Paulistano entrará em quadra como único invicto da competição, com nove vitórias em nove partidas (100% de aproveitamento). O time comandado pelo técnico Beto Jayme, auxiliar de Gustavo De Conti no NBB CAIXA, não contará novamente com Yago Mateus, que estará em Goiânia com a Seleção Brasileira Adulta.

Apesar da ausência de Yago, que também não participou da primeira fase devido aos compromissos com o elenco adulto do CAP, a equipe alvirrubra contará com o ala/pivô Victão e o ala Álex Dória, outros integrantes da equipe adulta, além do armador Gemadinha, cestinha da equipe Sub-20 na primeira fase, com média de 15,4 pontos por jogo (2ª maior do campeonato), e do pivô Dikembe, que tem médias de 11,7 pontos e 6,9 rebotes por partida.

Outra potência da atual temporada é o EC Pinheiros, que brigará por seu segundo título da história – foi campeão em 2015. A equipe do técnico David Pelosini, auxiliar de César Guidetti no NBB CAIXA, ficou na segunda colocação na primeira fase, com oito vitórias e uma derrota, esta única para o líder Paulistano.

As baixas da equipe em relação a etapa anterior ficaram por conta do ala Aquiles, que se transferiu para o Corinthians para a disputa da Liga Ouro 2018, e o ala Gui Bento, que defenderá a Seleção Brasileira em Goiânia. De resto, os pinheirenses continuarão contando com os serviços do armador Felipe Ruivo, dos alas Danilo Sena e Jonatan, e do pivô João Victor Mamedes, todos integrantes do elenco adulto e grandes destaques do time Sub-20.

Terceiro colocado na primeira fase, o atual campeão Sesi Franca Basquete é outra grande força da sétima edição da LDB e certamente entrará de cabeça na briga pelo segundo caneco consecutivo. O time do técnico Daniel Wattfy, assistente de Helinho Garcia no NBB CAIXA, venceu sete das nove partidas que disputou na classificatória e se destacou pela qualidade de seus atletas.

O armador Cassiano e Os alas Didi e Guilherme Abreu, que fazem parte da rotação do adulto, são os grandes destaques do elenco. No entanto, não é apenas a “dupla dinâmica” que constrói a alta produção francana, que também conta com os serviços dos pivôs Luis Junior, Rafael e Felipe Queirós. A única baixa ficou por conta do armador Paulinho, lesionado.

Correndo por fora na briga estão o quarto colocado Minas Tênis Clube (4º), presente entre os oito melhores da LDB pela quinta vez, e o São José Basketball (5º), que tem boa parte de seus atletas integrando o elenco adulto.

Já o Solar Cearense (6º) entrará em quadra desfalcado de Juliano Armani (cestinha da LDB), Walisson Guilherme e Felipe Smith, todos com o elenco adulto, assim como o Círculo Militar do Paraná (7º), que perdeu Alexei (Vasco) e Scheuer (Palmeiras). O bicampeão Flamengo (8º) é outro que conta com nomes do elenco adulto, como João Vitor e Amorim, e também pode surpreender nessa fase final.

Confira os primeiros jogos da fase final da 7ª edição da LDB:

20/02 (Terça-feira)

11h15 – Sesi Franca Basquete x Solar Cearense
13h30 – Minas Tênis Clube x São José Basketball
15h45 – EC Pinheiros x Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná
18h – Paulistano/Corpore x Flamengo

21/02 (Quarta-feira)

11h15 – Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná
13h30 – Flamengo x Minas Tênis Clube
15h45 – Solar Cearense x EC Pinheiros
18h – São José Basketball x Paulistano/Corpore

22/02 (Quinta-feira)

11h15 – Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná
13h30 – São José Basketball x Flamengo
15h45 – Sesi Franca Basquete x EC Pinheiros
18h – Paulistano x Minas Tênis Clube

Por Caio Casagrande – Assessoria de Imprensa LNB

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade