NBB CAIXA – Na última rodada, Flamengo ultrapassa Paulistano e garante liderança

0

Na noite desta terça, time carioca bateu o Vitória e contou com revés do clube paulista diante do Caxias para cravar primeira posição pela sexta vez

A ultrapassagem foi na última rodada e o Flamengo é o líder da fase de classificação do NBB CAIXA 2017/2018. Nesta terça-feira (27/03), o clube da Gávea superou o Universo/Vitória, por 89 a 75, contou com derrota do Paulistano/Corpore e assumiu a ponta da tabela no encerramento da temporada regular.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Empatado com o clube paulista antes do início da rodada, o time rubro-negro precisava vencer e torcer contra os rivais para ficar com a liderança. E foi exatamente isso o que aconteceu. Como o jogo realizado na Arena Carioca 1 acabou antes, o elenco flamenguista comemorou a dramática vitória do Banrisul/Caxias para cima do Paulistano já nos vestiários.

+ Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do duelo entre Flamengo e Vitória

Desde que foi derrotado em casa para o Paulistano, o Flamengo permaneceu na segunda posição, com campanha idêntica aos paulistas. De lá para cá, o time do técnico José Neto não perdeu mais – foram 11 vitórias seguidas – e roubou a liderança na rodada de encerramento da fase de classificação.

Esta é a sexta vez em que o clube da Gávea fecha a fase de classificação como primeiro colocado. As outras oportunidades foram nas temporadas 2008/2009, 12/13, 13/14, 15/16 e 16/17 e a equipe é a que mais vezes ficou com a liderança na história da competição.

Marquinhos e Marcelinho foram os “caras” da vitória flamenguista. O camisa 11 foi o cestinha do jogo, com 22 pontos (6/10 nos arremessos de quadra), e ainda pegou oito rebotes. Já o capitão marcou 18 pontos e ainda contribuiu com seis rebotes e quatro assistências.

Classificado direto às quartas de final, o Flamengo aguarda o vencedor da série entre Caxias (5º) e Botafogo (12º). Já o Vitória cravou o oitavo lugar e terá o mando de quadra nas oitavas. No entanto, o rival dos baianos ainda está indefinido e pode ser Pinheiros ou Minas – a decisão sairá na quinta, depois do jogo adiado entre Mogi e Pinheiros.

De maneira dramática, Caxias vence e “estraga festa” do Paulistano

O Banrisul/Caxias fechou a fase de classificação com uma vitória gigante. E uma campanha também. Atuando em casa, a equipe gaúcha colocou fim à sequência de vitórias do então líder Paulistano/Corpore, de maneira dramática, por 81 a 80, e deu ainda mais brilho ao seu grande desempenho na fase de classificação do NBB CAIXA 2017/2018.

Além do expressivo triunfo, o Caxias ainda contou com a derrota do Sendi/Bauru Basket para o Vasco da Gama, também nesta terça, e fechou a temporada regular na quinta posição, seu melhor desempenho na história. Com a mesma campanha dos atuais campeões, o time do Sul do País leva vantagem no confronto direto (primeiro critério de desempate).

+ Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do duelo entre Caxias e Paulistano

Diante de um adversário invicto há 22 jogos, o Caxias ficou a maior parte do tempo à frente do placar e garantiu a vitória com muita emoção nos segundos finais. Esta foi apenas a quarta derrota do Paulistano na temporada.

Depois de ficar quase dois meses na liderança, o Paulistano foi ultrapassado pelo Flamengo, que venceu na rodada desta terça, e encerrou a fase de classificação na segunda posição. A campanha final foi de 24 vitórias (22 seguidas) nos 28 jogos disputados e a vice-liderança é o melhor desempenho na história do clube.

Com o quinto lugar garantido, o Caxias terá o Botafogo (12º) pela frente nas oitavas de final e o confronto terá início já neste sábado (31/03), no Rio de Janeiro. Por sua vez, o Paulistano está classificado direto para as quartas de final e aguarda o desfecho da primeira rodada do mata-mata para conhecer seu adversário.

Vasco vence no Panela de Pressão e “força” confronto com Bauru

Sendi/Bauru Basket e Vasco da Gama entraram em quadra sem saber que este confronto seria uma prévia das oitavas de final do NBB CAIXA. Na noite desta terça-feira, o Gigante da Colina levou a melhor sobre os atuais campeões em pleno Ginásio Panela de Pressão, por 88 a 83, e provocou um duelo entre os dois times na primeira fase dos playoffs da competição.

Mesmo sem chances de avançar ou cair na tabela de classificação, o 11º colocado Vasco encerrou sua participação na primeira fase do NBB CAIXA com vitória e terminou com campanha de 12 triunfos e 16 derrotas. Com o resultado, o Bauru perdeu o quinto lugar para o Caxias e terminou em sexto, com 16 vitórias e 12 derrotas.

+ Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do duelo entre Bauru e Vasco

Com a combinação de resultados, Bauru (6º) e Vasco da Gama (11º) farão uma das oitavas de final do NBB CAIXA 2017/2018. A série melhor de cinco terá início na próxima segunda-feira (02/04), na Arena Carioca 1, com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Em seguida, as duas partidas no Panela de Pressão serão na quinta-feira (05), às 21 horas, ao vivo no Facebook, e no sábado (07), 14 horas, ao vivo na Band.

Para sair de quadra com a animadora vitória, o Vasco contou com grande trabalho coletivo e teve cinco atletas pontuando em dígitos duplos: David Jackson (21), Lucas Mariano (12), Renato Carbonari (12), Gui Deodato (11) e Guilherme Giovannoni (10). Pelo lado do Bauru, Kendall Anthony e Renan Lenz, com 18 e 17 pontos, respectivamente, foram os destaques.

Minas vence Solar Cearense e aguarda Pinheiros para saber seu futuro

Minas Tênis Clube e Solar Cearense protagonizaram o único confronto direto da última rodada da fase de classificação. E no final, quem levou a melhor foi o time mineiro. Na noite desta terça-feira, a equipe do técnico Espiga contou com atuação decisiva no terceiro período e venceu por 75 a 63. Com isso, o clube de Belo Horizonte manteve o nono lugar e ficou dependendo do resultado do Pinheiros para definir sua posição.

Com o resultado, o Minas encerrou sua participação na primeira fase do NBB CAIXA com campanha de 14 vitórias e 14 derrotas (50% de aproveitamento). No momento, o clube de Minas Gerais permanece em nono, mas subirá sétimo caso o Pinheiros seja derrotado pelo Mogi das Cruzes/Helbor na sexta-feira (30/03). Se isso não acontecer, permanecerá em nono.

+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do duelo entre Minas e Cearense

Enquanto isso, o Solar Cearense ficou com a décima colocação na fase de classificação, com campanha de 12 vitórias e 16 derrotas (42,8% de aproveitamento). Agora, a equipe do técnico Alberto Bial aguardará a definição de quem ficará com o sétimo lugar para conhecer seu adversário nas oitavas de final, que será Pinheiros ou o próprio Minas.

Depois de estabelecer o recorde de assistências da atual edição na partida anterior contra o Vitória, com 15, o armador Gegê “atacou” novamente e registrou 14 diante do Carcará. Outros destaques do Minas foram o ala/pivô Teichmann, com 19 pontos e nove rebotes, o ala/armador Jefferson Campos, com 16. Pelo lado do Carcará, o maior anotador foi o pivô Leal, com 15 pontos.

Franca, Pinheiros e Joinville também vencem na rodada desta terça

A rodada desta terça-feira ainda teve outros três confrontos. Em um deles, o Sesi Franca Basquete garantiu uma tranquila vitória sobre o Botafogo, por 104 a 67, em casa, e fechou a fase de classificação na terceira posição, com um total de 22 resultados positivos.

+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do duelo entre Franca e Joinville

Em outra partida da noite, o EC Pinheiros passou pela Liga Sorocabana, por 80 a 69, e deu um importante passo para ter o mando de quadra nas oitavas de final. A equipe da capital paulista ainda tem mais um jogo para fazer, diante do Mogi das Cruzes/Helbor. O duelo adiado devido à participação dos mogianos no Final Four da Liga das Américas acontece nesta quinta.

+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do duelo entre Pinheiros e LSB

Já no duelo dos eliminados AABJ/Joinville e Campo Mourão, melhor para os catarinenses, que venceram na prorrogação, por 83 a 81. O time de Santa Catarina ficou com o 13º lugar, enquanto que a equipe paranaense ficou em 14º e foi rebaixada à Liga Ouro, ao lado da Liga Sorocabana.

+Confira estatísticas, fotos e a matéria completa do duelo entre Joinville e Campo Mourão

Com mais duas partidas a serem realizadas – ambas do Mogi, adiadas devidas ao Final Four -, o NBB CAIXA 2017/2018 já tem dois confrontos de oitavas de final definidos: Banrisul/Caxias Basquete (5º) x Botafogo (12º), e Sendi/Bauru Basket (6º) x Vasco da Gama (11º). Os playoffs terão início neste sábado, com o Jogo 1 da série entre Caxias e Botafogo.

Os outros dois confrontos serão definidos após o jogo entre Mogi e Pinheiros, nesta quinta. Caso vença, o clube da capital paulista confirmará o sétimo lugar e duelará com o Solar Cearense nas oitavas – o outro duelo seria Vitória e Minas. Já em caso de vitória mogiana, o Pinheiros ficará em nono e enfrentará o Vitória, provocando também o encontro entre Minas e Cearense.

Já os quatro primeiros colocados – Flamengo, Paulistano, Franca e Mogi – estão direto nas quartas de final e aguardam o desfecho da primeira fase dos playoffs para conhecerem seus adversários.

Confira as últimas partidas da fase de classificação do NBB CAIXA 17/18:

– 27/03 (terça-feira)
EC Pinheiros 80 x 69 Liga Sorocabana
AABJ/Joinville 83 x 81 Campo Mourão
Sesi Franca 104 x 67 Botafogo
Sendi/Bauru Basket 83 x 88 Vasco da Gama
Minas Tênis Clube 75 x 63 Solar Cearense
Flamengo 89 x 75 Universo/Vitória
Banrisul/Caxias Basquete 81 x 80 Paulistano/Corpore

– 29/03 (quinta-feira)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x EC Pinheiros

– 30/03 (sexta-feira)
20h – Liga Sorocabana x Mogi das Cruzes/Helbor

Para conferir as estatísticas completas das partidas e mais informações do NBB CAIXA acesse: lnb.com.br

Por Caio Casagrande – Assessoria de Imprensa LNB

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade