Constantino Jr é o quarto vencedor em quatro corridas e assume a liderança na Porsche Império Carrera Cup 4.0

0

Miguel Paludo triunfa na primeira prova do dia, com Gaetano di Mauro e Fernando Fortes vencendo na Carrera Cup 3.8; na GT3 Cup Sylvio de Barros leva uma e Tom Valle outra com os carros 4.0, enquanto na 3.8 as vitórias ficam com Paulo Totaro e Alan Turres

Os carros de corrida mais produzidos no planeta promovem em 2018 uma raríssima alternância de vencedores. Considerando as quatro divisões da Porsche Império Carrera Cup e Porsche Império GT3 Cup, apenas Sylvio de Barros repetiu vitórias na temporada. Em todas as outras divisões foram quatro vencedores diferentes em quatro corridas.

Não por acaso, os mais experientes competidores do grid figuram no topo das tabelas de pontos após um terço do campeonato de sprint realizado.

Na Carrera Cup 4.0 o dia foi de Constantino Junior, o quarto vencedor da divisão em quatro provas no ano. O bicampeão colocou o carro #00 no alto do pódio da corrida 2 e, favorecido pela combinação de resultados e pelo fato de ter terminado todas as provas bem nos pontos assumiu a liderança no campeonato.

A primeira prova do dia foi vencida com autoridade por Miguel Paludo. O campeão overall de 2017 conseguiu um Grand Chelem –pole, liderança de todas as voltas e a melhor volta da prova. Agora a máquina #7 da Brandt está em terceiro lugar no campeonato. Entre Paludo e Constantino aparece Marçal Müller.

A disputa na Carrera Cup 3.8 foi duríssima nas duas corridas. Pela manhã Gaetano di Mauro prevaleceu largando da pole. Mas na prova 2 quem viu a bandeira quadriculada primeiro foi Fernando Fortes e o carro #32 –após segurar com muita habilidade o assédio do jovem representante da Shell Racing nas voltas finais. Em primeiro lugar no campeonato permanece Vitor Baptista, o vencedor da primeira edição do Porsche Junior Program tem 100% de pódios e lidera o campeonato com quatro pontos de vantagem sobre Fortes.

Na Porsche Império GT3 Cup novamente o dia foi de Sylvio de Barros. O competidor do carro #5 –que vinha de duas vitórias em Curitiba na jornada de abertura do campeonato–, foi cerebral na primeira prova e acabou favorecido no final ao ver seu terceiro lugar virar vitória após disputa entre Adalberto Baptista e Luca Seripieri acabar com os dois fora da pista. Na prova 2, o pupilo de Cacá Bueno pressionou Tom Valle até o final, mas teve que se contentar com o segundo lugar atrás do carro #99. O domínio é refletido na pontuação: tem 29 tentos de vantagem sobre Adalberto.

Pela classe de entrada, a GT3 Cup 3.8, Paulo Totaro venceu pela primeira vez no evento na prova da manhã. Ele sustentou a dianteira na classificação. À tarde, prevaleceu Alan Turres, que nem sequer havia feito os treinos na véspera e mostrou grande adaptação ao carro.

A próxima etapa da Porsche Império Carrera Cup acontece novamente em Interlagos, no dia 12 de maio.

 

As corridas 

Carrera Cup – 1

A largada da primeira prova do fim de semana mostrou os pilotos muito tranquilos e se respeitando. Apesar de muitos se espalharem pela pista, nenhum deles forçou a barra. Assim, os três primeiros colocados das duas classes mantiveram suas posições: Miguel Paludo, Ricardo Baptista e Marçal Müller, na Carrera Cup 4.0, e Gaetano di Mauro, Eloi Khouri e Marcus Vario, na Carrera Cup 3.8.

Já nas curvas seguintes, Werner Neugebauer buscou a ultrapassagem em cima de Marçal, e os dois espalharam na pista. Melhor para Lico Kaesemodel, que pulou para o terceiro lugar. Na sequência, Pedro Queirolo rodou na subida do Laranjinha e acabou tocado por Marçal.

Apesar de ter se mantido na segunda posição na largada, Eloi Khouri passou a perder rendimento na Carrera Cup 3.8. Assim Gaetano seguia na frente, agora seguido por Marcus Vario, Vitor Baptista e Marcel Coletta. Já Fernando Fortes, sétimo na prova, liderava a classe Sport.

Após cinco minutos de prova, Miguel Paludo se mantinha na liderança da Carrera Cup 4.0, com um pouco mais de dois segundos de diferença para Ricardo Baptista. Lico Kaesemodel vinha logo depois.

Em boa disputa pela terceira colocação na Carrera Cup 3.8, Marcel Coletta conseguiu a ultrapassagem em cima de Vitor Baptista ao fim da reta principal. Um pouco depois, Marcel ainda deixou Marcus Vario para trás, chegando ao segundo posto.

Com dez minutos para o término da corrida, Miguel Paludo seguia com boa vantagem na ponta da Carrera Cup 4.0. Já Ricardo Baptista sofria muita pressão de Lico Kaesemodel na briga pelo segundo posto.

Na Carrera Cup 3.8, Gaetano di Mauro também se mantinha na liderança com certa tranquilidade. Depois, vinham Marcel Coletta e Marcus Vario. O líder da Sport era Fernando Fortes, sexto no geral na classe.

Faltando cinco minutos, Lico Kaesemodel superou Ricardo Baptista para chegar ao segundo posto na Carrera Cup 4.0. No meio do pelotão, uma boa disputa pelo sexto lugar entre JP Mauro, Marçal Müller e Constantino Jr.

Disputas acirradas também na Carrera Cup 3.8: entre Marcus Vario e Bruno Baptista, pela terceira posição, e entre Fernando Fortes e Vitor Baptista, pelo quinto posto.

Alheio às brigas, Miguel Paludo seguiu tranquilo até o fim para sair com a vitória na Carrera Cup 4.0, com Lico Kaesemodel, Ricardo Baptista, Werner Neugebauer e Daniel Schneider completando o top 5. Após a prova, Neugebauer acabou desclassificado por atitude antidesportiva.

Na Carrera Cup 3.8, triunfo de Gaetano di Mauro, seguido por Marcel Coletta, Marcus Vario, Bruno Baptista e Vitor Baptista. Sexto colocado no geral da classe, Fernando Fortes foi o vitorioso na Sport.

 

GT3 Cup – 1

Em mais uma largada limpa, Luca Seripieri se destacou na GT3 Cup 4.0. O piloto logo pulou do terceiro para o primeiro lugar. Mas a posição não foi mantida por muito tempo. Adalberto Baptista, que tinha obtido a pole position e largou mais atrás por conta de uma posição imposta na primeira etapa do calendário, mostrou que vinha em um fim de semana inspirado e logo foi ao primeiro lugar.

Na GT3 Cup 3.8, Marco Billi pulou para primeiro logo no início. Na sequência, vinha o então líder do campeonato Paulo Totaro. O pole Alexandre Auler caiu para o quinto posto.

O Safety Car logo entrou na pista por conta de toque entre alguns competidores no meio do pelotão. Pior para Guilherme Reischl e Rodolfo Toni.

Logo após a saída do carro de segurança, Carlos Ambrósio, da classe 4.0, tocou em Marco Billi, da 3.8, e os dois saíram da pista. Billi liderava sua categoria. Novamente, Safety Car na pista. Assim, Paulo Totaro assumiu o primeiro posto.

Com 14 minutos para o fim, os carros relargaram. Rouman Ziemkiewicz pulou da quinta posição para o terceiro lugar na GT3 Cup 4.0. Um pouco depois, o piloto se envolveu em um toque com Maurizio Billi e Tom Valle. Novamente, carro de segurança na pista.

Sem muito ligar para todas as dipustas, Adalberto Baptista seguia na ponta da GT3 Cup 4.0, seguido por Luca Seripieri e Sylvio de Barros. Na GT3 Cup 3.8, Paulo Totaro vinha em primeiro, com Nelson Monteiro e Chico Horta logo atrás.

Com cinco minutos para o fim da prova, Adalberto Baptista passou a ser pressionado por Luca Seripieri e Sylvio de Barros. Seripieri, então, logo pulou para a ponta.

Faltando um pouco menos de dois minutos para o fim, os carros de Adalberto Baptista e Luca Seripieri tiveram contato, com ambos deixando a pista. Melhor para Sylvio de Barros que assumiu a liderança e manteve até o fim. Márcio Mauro e Dominique Teysseyre vieram em seguida.

Na GT3 Cup 3.8, o triunfo foi de Paulo Totaro, com Chico Horta e Nelson Monteiro na sequência.

 

Carrera Cup – 2

Com a inversão nas seis primeiras posições no grid de largada e a punição a Werner Neugebauer, Constantino Jr ficou com a pole position na segunda prova do dia da Carrera Cup 4.0. Enquanto isso, na Carrera Cup 3.8, Fernando Fortes saiu na frente.

Na largada, Constantino Jr pulou na frente, e deixou a briga logo atrás para Ricardo Baptista, JP Mauro e Lico Kaesemodel. Este último logo pulou para o terceiro lugar.

Na Carrera Cup 3.8, Vitor Baptista pulou para a dianteira.

Na segunda volta, Bruno Baptista ao tentar ultrapassar Marcos Vario, tocou o adversário. Sobrou também para Gaetano di Mauro e Vitor Baptista.

Quem se deu bem nisso tudo foi Fernando Fortes, que reassumiu a ponta, com Gaetano, sem danos aparentes no carro, em segundo.

Depois de cinco minutos de prova, Pedro Queirolo, Miguel Paludo, Werner Neugebauer e Marçal Müller vinham em boa disputa pela quinta colocação na Carrera Cup 4.0. Tal disputa seguiu por diversos minutos, até que Marçal superou os adversários, seguido por Werner, Miguel e Queirolo.

Na sequência, Werner e Marçal disputaram uma curva, e o segundo acabou rodando.

Na Carrera Cup 3.8, Fernando Fortes conseguia segurar Gaetano na briga pelo primeiro lugar.

Com cinco minutos para o término da corrida, Constantino Jr permanecia tranquilo na primeira posição na Carrera Cup 4.0. A disputa intensa vinha pelo segundo lugar, entre Ricardo Baptista e Lico Kaesemodel.

O resultado também tinha pouca alteração na Carrera Cup 3.8, com Fernando Fortes na frente de Gaetano di Mauro.

Apesar das disputas intensas, nada foi alterado. Constantino Jr confirmou a vitória na Carrera Cup 4.0, com Ricardo Baptista, Lico Kaesemodel, JP Mauro e Miguel Paludo completando o top 5. Um detalhe: Ricardo chegou com apenas um décimo de vantagem para Lico.

Na Carrera Cup 3.8, Fernando Fortes venceu, seguido por Gaetano di Mauro, Marcel Coletta, Vitor Baptista e Pedrinho Aguiar. A se destacar: Fortes também compete na classe Sport.

 

GT3 Cup – 2

Rouman Ziemkiewicz largou na primeira colocação na segunda prova do dia na classe GT3 Cup 4.0 por conta da inversão do grid. Já André Gaidzinski saiu na frente na GT3 Cup 3.8.

Mas nenhum dos dois competidores conseguiu manter a ponta. Mais uma vez com um desempenho destacado na 4.0, Adalberto Baptista foi escalando o pelotão até chegar na liderança.

Enquanto isso, na 3.8, Alan Turres, que não participara da classificação, vinha na frente.

Com dez minutos de corrida, o top 3 da GT3 Cup 4.0 tinha: Adalberto Baptista, Tom Valle e Sylvio de Barros.

Já na GT3 Cup 3.8, os líderes eram: Alan Turres, Nelson Monteiro e Marco Billi.

Em uma situação parecida com a primeira prova, só que com um competidor diferente envolvido, Adalberto Baptista e Tom Valle passaram a ter uma intensa disputa pelo primeiro lugar. Um pouco atrás, Sylvio de Barros apenas observava.

Com um pouco mais de dois segundos de vantagem para o segundo colocado, Alan Turres seguia na frente na 3.8.

Na disputa pela ponta da GT3 Cup 4.0, com menos de quatro minutos para o fim, Tom Valle conseguiu ultrapassar Adalberto Baptista depois de diversas voltas pressionando o adversário. Um pouco depois, foi Sylvio quem superou Adalberto, que acabou abandonando faltando uma volta.

Mesmo pressionado, Tom Valle garantiu a vitória na GT3 Cup 4.0, seguido por Sylvio de Barros, Maurizio Billi, Carlos Ambrósio e Rouman Ziemkiewicz.

Na GT3 Cup 3.8, o triunfo foi de Alan Turres, com Nelson Monteiro, Marco Billi, Paulo Totaro e Patrick Choate completando o pódio.

 

O que eles disseram:

“O carro é muito rápido, exigente, com um comportamento que muda conforme vai desgastando os pneus. Senti falta de alguns treinos no fim de semana. Meus companheiros treinaram na quinta aqui e em Curitiba. Lá, eu não estava me sentindo muito bem, não consegui me divertir e aprender o que deveria sobre o carro. A vitória deste sábado foi uma surpresa, não contava em me dar tão bem com o carro nessa prova, com um setup que nunca tinha usado. Estou muito feliz pela vitória e muito mais contente por ter voltado a me divertir”
Constantino Jr

 

“É isso: entrei no campeonato agora. Sempre pensando no campeonato, gostaria de ter terminado a segunda prova um pouco mais para frente, mas acabaram os pneus. Infelizmente, não deu para brigar mais para frente. Mas é coisa de corrida. Vamos para a próxima”
Miguel Paludo

 

“Agora, sim. Falei que meu campeonato começaria em São Paulo. Na primeira bateria, consegui uma segunda colocação largando de quinto, foi bom. Na segunda, o carro não se comportou como eu queria. Mas valeu. Não me envolvi em acidentes. Agora, estamos dentro”
Lico Kaesemodel

 

“Foi muito bom. Depois da vitória, tínhamos acertado o carro muito bem para a segunda prova. Infelizmente, no início teve uma disputa na freada. Meu carro entortou, peguei a zebra amarela. Consegui salvar o carro, mas fiquei com dificuldade para fazer as curvas para a esquerda, estava com o volante torto. Fui forçando para tentar a vitória. Foi muito bom”
Gaetano di Mauro

 

“É volta de classificação o tempo inteiro. Consegui não errar. Foi bem disputado o tempo inteiro. Tinha uma pequena vantagem no Mergulho, mas no Pinheirinho e no Bico de Pato, o Gaetano di Mauro tirava essa vantagem. Foi assim tempo inteiro. Até chorei na última volta quando veio a bandeirada. Foi motivo de orgulho e surpresa para mim. Estou bem feliz em disputar de igual para igual com um ‘top driver’ como o Gaetano”
Fernando Fortes

 

“Foi uma pena ter sido acertado logo no início da segunda prova. Vamos lutar pelos pontos, continuo em primeiro. O campeonato é curto, é tentar manter um ritmo bom. Não foi dos melhores fins de semana, carregar o lastro dificulta um pouco. Mas vamos lutar para seguir em primeiro”
Vitor Baptista

 

“Esse início não poderia ter sido melhor. Aqui em Interlagos, sofri um pouco com o peso e até com a pista, com o carro novo. A vitória na primeira corrida caiu no colo, por falta de combatentes. A segunda prova sabia que estava menos traseiro que os outros carros no fim. Mas o Tom Valle estava muito bem. Então, pensei que o segundo lugar seria uma boa oportunidade pensando no campeonato”
Sylvio de Barros

 

“A disputa com o Adalberto Baptista na segunda prova era para ver se ele errava. Nos encostamos um pouco e achei melhor me segurar. Esperei um pouco. Depois, deu para passar no fim da reta. Com o Sylvio de Barros, eu era mais rápido que ele um pouco. Não poderia errar. Funcionou bem”
Tom Valle

 

“Consegui manter a liderança, mais do que tudo. Independentemente da vitória na primeira prova, que foi minha primeira aqui na Porsche, consegui manter a liderança com o quarto lugar na segunda corrida. Vamos seguir, batalhar e treinar para continuar como líder do campeonato”
Paulo Totaro

 

“A segunda corrida foi decidida na largada. Larguei bem e soube manter a cabeça. Foi uma corrida mais de cabeça do que de performance para manter o carro na pista e não cometer erros até o fim”
Alan Turres

 

RESULTADOS

Carrera Cup 4.0 – 1

1) Miguel Paludo

2) Lico Kaesemodel

3) Ricardo Baptista

4) Daniel Schneider

5) JP Mauro

6) Constantino Jr

7) Marçal Müller

Não completou:

Pedro Queirolo

Desclassificado:

Werner Neugebauer

 

Carrera Cup 3.8 – 1

1) Gaetano di Mauro

2) Marcel Coletta

3) Marcus Vario

4) Bruno Baptista

5) Vitor Baptista

6) Fernando Fortes (S)

7) Eloi Khouri (S)

8) Murilo Coletta

9) Enzo Elias

10) Pedrinho Aguiar

11) Rodrigo Mello (S)

12) Matheus Coletta

 

GT3 Cup 4.0 – 1

1) Sylvio de Barros

2) Márcio Mauro

3) Dominique Teysseyre

4) Adalberto Baptista

5) Luca Seripieri

Não completaram:

Rouman Ziemkiewicz

Tom Valle

Maurizio Billi

Carlos Ambrósio

Rodolfo Toni

Guilherme Reischl

 

GT3 Cup 3.8 – 1

1) Paulo Totato

2) Chico Horta

3) Nelson Monteiro

4) Patrick Choate

5) André Gaidzinski

6) Alan Turres

7) Sangho Kim

8) Alexandre Auler

Não completou:

Marco Billi

 

Carrera Cup 4.0 – 2

1) Constantino Jr

2) Ricardo Baptista

3) Lico Kaesemodel

4) JP Mauro

5) Miguel Paludo

6) Werner Neugebauer

7) Pedro Queirolo

8) Marçal Müller

Não participou:

Daniel Schneider

 

Carrera Cup 3.8 – 2

1) Fernando Fortes (S)

2) Gaetano di Mauro

3) Marcel Coletta

4) Vitor Baptista

5) Pedrinho Aguiar

6) Enzo Elias

7) Bruno Baptista

8) Marcus Vario

9) Matheus Coletta

10) Rodrigo Mello (S)

Não completaram:

Eloi Khouri (S)

Murilo Coletta

 

GT3 Cup 4.0 – 2

1) Tom Valle

2) Sylvio de Barros

3) Maurizio Billi

4) Carlos Ambrósio

5) Rouman Ziemkiewicz

6) Guilherme Reischl

7) Rodolfo Toni

8) Dominique Teysseyre

9) Adalberto Baptista

10) Luca Seripieri

Não completou:

Márcio Mauro

 

GT3 Cup 3.8 – 2

1) Alan Turres

2) Nelson Monteiro

3) Marco Billi

4) Paulo Totato

5) Patrick Choate

6) André Gaidzinski

7) Chico Horta

8) Sangho Kim

Não completou:

Alexandre Auler

 

Campeonatos

Carrera Cup 4.0

1) Constantino Jr 62 pontos

2) Marçal Müller 58

3) Miguel Paludo 48

4) Pedro Queirolo 45

5) Werner Neugebauer 44

6) JP Mauro 44

7) Lico Kaesemodel 36

8) Ricardo Baptista 36

9) Daniel Schneider 16

 

Carrera Cup 3.8

1) Vitor Baptista 68 pontos

2) Fernando Fortes 64

3) Marcus Vario 62

4) Gaetano di Mauro 53

5) Marcel Coletta 48

6) Murilo Coletta 45

7) Bruno Baptista 40

8) Pedrinho Aguiar 34

9) Rodrigo Mello 27

10) Eloi Khouri 25

11) Kreis Jr 24

12) Matheus Coletta 24

13) Enzo Elias 20

14) Tom Filho 12

15) William Starostik 7

 

Carrera Cup 3.8 Sport

1) Fernando Fortes 44

2) Rodrigo Mello 29

3) Eloi Khouri 23

4) Kreis Jr 18

5) Tom Filho 10

 

GT3 Cup 4.0

1) Sylvio de Barros 82 pontos

2) Adalberto Baptista 53

3) Maurizio Billi 52

4) Carlos Ambrósio 50

5) Luca Seripieri 32

6) Guilherme Reischl 32

7) Marcio Mauro 29

8) Dominique Teysseyre 26

9) Tom Valle 20

10) Rouman Ziemkiewicz 19

11) Rodolfo Toni 19

 

GT3 Cup 3.8

1) Paulo Totaro 74 pontos

2) Chico Horta 65

3) Patrick Choate 62

4) André Gaidzinski 48

5) Marco Billi 46

6) Sangho Kim 41

7) Nelson Monteiro 36

8) Alexandre Auler 35

9) Alan Turres 32

Por Luis Ferrari e Guilherme Cardoso

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade