Gianluca Petecof pontua nas suas duas primeiras provas num carro de corrida em Ochersleben

0

Na abertura da F4 Alemã, piloto da Academia Shell Racing é o melhor estreante na segunda corrida, e sai na primeira fila no domingo

Gianluca Petecof fez sua estreia no automobilismo europeu marcando pontos nas duas corridas deste sábado em Oschersleben, na abertura da Fórmula 4 Alemã. O piloto da Academia Shell Racing obteve um oitavo e um sétimo lugares e, com a inversão do grid entre os oito primeiros da segunda bateria, vai largar em segundo na corrida deste domingo, às 10h45 (de Brasília).

Petecof foi o melhor estreante na segunda corrida, e terminou a rodada dupla na nona colocação no campeonato, com dez pontos. Gianluca deixa Oschersleben empatado como rookie mais bem classificado na tabela.

Na primeira corrida, Gianluca caiu para décimo após a largada e recuperou uma posição ao superar Joey Alders, mas tocou no adversário e foi obrigado a devolver a posição, o que o fez perder tempo e cair para 12º.

O nível de aderência do asfalto estava ruim, com muita sujeira e uma garoa, e outros pilotos saíram da pista, causando quatro intervenções do safety car. Mantendo-se livre das confusões, Petecof subiu aos poucos e cruzou a linha de chegada em oitavo.

O brasileiro largou na sexta colocação na segunda corrida, realizada com tempo bom. Petecof manteve a posição na freada para a primeira curva mas ficou encaixotado e caiu para sétimo na segunda curva.

Gianluca manteve um ritmo sólido, próximo da briga pelo top5, e também sem sofrer ameaça direta dos pilotos que vinham atrás. No fim, Petecof cruzou a linha de chegada marcando pontos de novo, colado ao sexto colocado.

O site oficial da categoria (www.adac-motorsport.de/adac-formel-4) transmite a corrida deste domingo:

O que disse Gianluca Petecof:

“Foi uma estreia muito positiva. Ainda falta para atingir nosso principal objetivo, mas para uma estreia foi bom. Na primeira corrida, não fiz uma grande largada mas houve vários incidentes, a pista estava seca na trajetória ideal, mas fora estava molhada, então consegui segurar sem erros e cheguei em oitavo, marcando bons pontos. Na segunda corrida, largando em sexto foi muito melhor, mas um concorrente fez uma largada excepcional e me passou, e a corrida foi basicamente manter o ritmo. Nos carros, é um pouco difícil chegar com tanta ação quando se está perto de alguém por causa da perda de downforce. É uma pista um pouco curta com várias curvas rápidas. Tem também que tomar cuidado com os pneus, no campeonato alemão é excasso de pneus, tem só seis pneus para os dois qualis e as duas corridas. Consegui segurar bem no final o pessoal que estava chegando atrás de mim. Foi bom conquistar a primeira vitória entre os rookies e fazer mais pontos. Vamos concentrar para amanhã, vou largar na primeira fila. Largar na frente dá muita diferença na condição de corrida”

Resultado da primeira corrida:

1º L.Zendeli – 18 voltas
2º M.Wishofer – a 0s221
3º L.Lawson – a 0s841
4º E.Fittipaldi – a 1s391
5º D.Schumacher – a 1s915 (R)
6º F.Vesti – a 2s234
7º K.Lappalainen – a 3s350
8º G.Petecof – a 6s267 (R)
9º N.Krutten – a 6s707
10º O.Caldwell – a 7s236

Resultado da segunda corrida:

1º L.Zendeli – 21 voltas
2º F.Vesti – a 1s108
3º E.Fittipaldi – a 2s537
4º C.Weerts – a 7s832
5º K.Leppalainen – a 9s488
6º A.Estner – a 10s040
7º G.Petecof – a 10s675 (R)
8º L.Lorandi – a 11s518
9º O.Caldwell – a 11s599
10º N.Krutten – a 11s930 (R)

 

Classificação do campeonato:

1º L.Zendeli – 50 pontos
2º E.Fittipaldi – 27
3º F.Vesti – 26
4º M.Wishofer – 18
5º K.Lappalainen – 16
6º L.Lawson – 15
7º C.Weerts – 12
8º D.Schumacher – 10 (R)
9º G.Petecof – 10 (R)
10º A.Estner – 8

(R) Rookie

 

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Por Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade