Com prova de 300 km definida nas voltas finais, Werner Neugebauer e Sergio Jimenez vencem a abertura da Porsche Império GT3 Cup Endurance Series

0

William Freire e Chico Horta levantam a taça na classe 3.8, com Alan Hellmeister e Luca Seripieri conquistando a 4.0 Sport

Com mais de 8 mil torcedores nas arquibancadas, paddock agitadíssimo e o grid com a lotação máxima de 30 carros, a Porsche Império GT3 Cup Endurance Series teve sua jornada de abertura em grande estilo com os 300 km de Interlagos.

No fim do dia quem sorriu foi a dupla do carro #8, Sergio Jimenez e Werner Neugebauer. Eles cruzaram a linha de chegada com menos de um segundo de desvantagem para o carro #7 dos poles Miguel Paludo e Beto Gresse -que foram punidos com 20s em seu tempo de prova e terminaram oficialmente em terceiro lugar, atrás também da dupla Ricardo Baptista e Lucas di Grassi.

Na classe 4.0 Sport a vitória foi de Alan Hellmeister e Luca Seripieri, os atuais campeões de endurance na classe Challenge.

William Freire e Chico Horta receberam a bandeirada em primeiro lugar na classe 3.8, e a vitória na classe 3.8 Sport ficou com Alan Turres e Gil Farah.

A prova teve ritmo de corrida de sprint, com pegas intensos em todos os pelotões. E os carros de corrida mais produzidos no planeta corresponderam com louvor: nenhum dos 30 veículos sofreu panes mecânicas durante a corrida.

A próxima jornada da temporada 2018 será de Sprint, no Velo Città  em 20 de setembro. O campeonato de Endurance retorna em Goiânia, para nova prova de 300 km em 13 de outubro.

 

A corrida

A corrida começou com a maioria das parcerias optando por largar com seus pilotos regulares, exceção feita a Ricardo Zonta, Alan Hellmeister, Lucas Foresti e Nonô Figueiredo, os quatro profissionais que partiram para o primeiro stint.

Na largada, os pilotos das filas pares se deram melhor, com Werner Neugebauer assumindo a liderança, ultrapassando o pole position Miguel Paludo em segundo. Logo na segunda volta, Alan Hellmeister teve contato com Ricardo Zonta, que rodou na Curva do Sol e perdeu posições. No giro seguinte, Lucas Foresti quase saiu da pista e precisou ir aos boxes após toque com Nonô Figueiredo, enquanto Ricardo Baptista e JP Mauro disputavam a quarta posição.

Paludo e Hellmeister se livraram de Neugebauer e passaram a disputar a liderança. Depois de pressionar muito, a liderança passou para o carro #31 na abertura da volta 18 com uma ultrapassagem de Alan sobre Miguel na freada do “S” do Senna.

Enquanto isso, na categoria 3.8, Diego Nunes liderava seguido por Maurizio Billi, Chico Horta, Paulo Totaro e Kreis Jr. ocupavam as primeiras posições na primeira meia hora de corrida.

Naquele momento já havia variáveis estratégicas. Daniel Schneider, por exemplo entrou nos boxes com dez voltas para dar lugar a Nelsinho Piquet, com o objetivo de permitir ao parceiro pegar pista mais limpa quando os demais competidores entrassem nos boxes para o primeiro revezamento. Já Nonô Figueiredo optou por estender sua janela antes do reabastecimento.

Depois de 20 voltas, a classificação da 4.0 apontava Hellmeister, Paludo, Queirolo, Nonô e Sylvio de Barros como os cinco primeiros, enquanto na 3.8 o top 5 era formado por Diego Nunes, Maurizio Billi, Kreis Jr., Pedro Costa e Matheus Coletta.

Depois das trocas de pilotos, a classificação da 4.0 se estabilizou com Betinho Gresse na ponta com o carro #7, à frente de Lucas Seripieri, Bruno Baptista, Vitor Baptista, Ricardo Zonta e Cacá Bueno. No entanto, o carro #31 acabou punido com um drive through por causa do contato entre Hellmeister e Zonta ainda no começo da prova.

Pouco depois da metade da corrida, Marcelo Brisac, que chegou a liderar a classe 3.8, ficou lento na pista depois do Laranjinha e teve um incêndio nos freios. Quem também teve problemas foi Paulo Totaro, que ficou parado no Bico de Pato. Faltando 30 voltas, a 3.8 tinha a liderança de Pedro Aguiar, seguido por Gil Farah, Marco Billi e William Freire.

Quando faltavam 20 voltas para o encerramento, a maioria dos líderes tinha apenas um pit stop a cumprir, mas as parcerias Rodrigo e Adalberto Baptista, Marcel Visconde/Fernando Fortes e Rodrigo Mello/Tom Filho assumiram momentaneamente as primeiras posições porque ainda tinham duas paradas a fazer.

Ou seja, na prática, Paludo era o líder porque tinha apenas um pit stop restante.

Já Rodrigo e Adalberto Baptista tiveram a estratégia comprometida porque numa das paradas ficaram um minuto a menos nos boxes do que os seis exigidos pelo regulamento. Com isso, eles tiveram de fazer uma parada a mais.

A dez voltas do fim, William Freire era o líder da 3.8, à frente de Marcelo Brisac, com Dennis Dirani em terceiro, e Gil Farah liderava na 3.8 Sport.

Depois que todas as parcerias igualaram o número de paradas, Gresse assumiu o carro #7 e voltou à liderança da 4.0, mas, com pneus desgastados, passou a receber o ataque de Sérgio Jimenez, que tinha pneus novos no carro #8.

Faltando cinco voltas para o fim, Jimenez tentou a ultrapassagem na Descida do Lago mas os dois carros se tocaram. Gresse seguiu na pista enquanto Sérgio rodou e perdeu tempo, mas manteve o segundo lugar na pista e voltou em alta velocidade para buscar a liderança.

Na última volta, Gresse recebeu a notícia de uma punição de 20 segundos, o que deu a vitória a Sérgio Jimenez e Werner Neugebeuer e o segundo lugar a Lucas di Grassi e Ricardo Baptista – Betinho e Miguel Paludo ficaram em terceiro.

Alan Hellmeister e Lucas Seripieri ficaram com a vitória na 4.0 Sport e o oitavo lugar no geral, enquanto William Freire e Gil Farah mantiveram o primeiro lugar na 3.8 (17º lugar no geral), assim como Gil Farah e Alan Turres na 3.8 Sport.

 

O que eles disseram:

“Essa prova não foi só minha, o Jimenez trabalhou muito bem desde a quinta-feira, o Guilherme Ferro também fez um baita de um trabalho, com uma estratégia perfeita. Fiz o que tinha de fazer e entreguei o carro onde tinha de entregar. Ele terminou com um baita ritmo no fim, e também fez a parte dele, e o o resultado do trabalho desde quinta-feira veio. Uma pena o toque no fim com o Betinho, mas foi bom que o resultado foi justo, a gente já tinha passado, o Jimenez vinha voando e foi o resultado que tinha de ser. Não tem como estar mais feliz”

Werner Neugebeuer

 

“Em 2016 perdi o título por um ponto, em 2017 eu liderava até metade da corrida mas tivemos uma quebra, sou o maior vencedor do Endurance e estou muito contente com o resultado. Trabalhamos bem todo o fim de semana, sempre pensando no carro no fim, faltou um segundinho ou dois para sair em primeiro na foto, mas a disputa foi limpa, passei o Betinho, deixei espaço para ele mas bateu com a roda dianteira na minha traseira. A justiça foi feita e ganhamos merecidamente. Vamos ver se mantemos assim até o fim.”

Sérgio Jimenez

 

“Quero agradecer o trabalho da Brandt, equipe e do pessoal do box. Acho que tivemos um fim de semana de bastante destaque, nos treinos quanto na classificação e durante a corrida, onde lideramos boa parte da prova. Infelizmente houve a punição e não concordamos, vamos recorrer. Fico triste com a decisão que foi tomada, foi um fim de semana positivo, disputando e conseguindo a pole em um grid muito qualificado. Acho que a decisão foi tomada de uma forma muito rápida, vamos tentar reverter a decisão e focar na próxima etapa.”

Miguel Paludo

 

“Sem dúvida o fim de semana inteiro foi muito bom pra gente. Estávamos rápidos nos treinos, conseguimos a pole na classificação e nossa estratégia estava funcionando muito bem na corrida. Deixamos um jogo de pneu usado para o último stint e sabíamos que não teríamos um carro muito rápido, mas estava dentro do nosso plano. O Jimenez estava mais rápido que eu no final da prova, eu defendi a posição por dentro ele veio por fora e acabou acontecendo o toque. Esse toque me desequilibrou e acabou acontecendo um segundo toque, quando eu não tinha mais o controle do carro. Não concordamos com a punição e vamos recorrer do resultado, de uma forma geral fico feliz com o desempenho. Quero novamente agradecer a todos da equipe, Brandt e Bardahl e ao Miguel por me darem a oportunidade de disputar o Endurance.”

Betinho Gresse

 

“A corrida foi muito boa. A largada foi meio confusa, consegui um ritmo bom mas perdi o carro na saída do s do Senna. Ali foi muito complicado, perdi muitas posições. O Willian foi muito bem no segundo stint. Nós combinamos de deixar o último stint para ele, e valeu muito e a pena pois ele andou muito. Se tivesse mais tempo de prova, ganharíamos mais vantagem ainda. Apesar da minha escapada conseguimos ganhar, foi muito bom”

Chico Horta

 

“Optamos por ele começar a corrida pois não adiantava eu ser voador no começo da corrida, sendo que teria muito transito. Isso valeu a pena mesmo ele dando essa escapada. Eu fui muito rápido na minha segunda entrada, saí de sétimo para primeiro. E corrida de Endurance é assim, uma hora a gente erra outra hora outros erram. Fiquei bem tranquilo e ainda consegui abrir mais vantagem. Valeu demais”

William Freire

 

“A corrida foi muito boa. Eu fiz os dois primeiros stints e o Lucas os dois últimos e conseguimos ir bem. O carro sofreu um pouco no calor com a temperatura subindo muito, mas no final deu pra controlar bem o carro e chegar em segundo lugar”

Ricardo Baptista

 

“Eu me diverti muito aqui, é um evento sensacional da Porsche. Estão todos de parabéns. Minha equipe Hero fez um trabalho excelente, conseguimos a segunda colocação mesmo não tendo o carro mais rápido hoje. Mas com um bom trabalho, sem erros, chegamos em segundo. Estou muito feliz pela Hero e muito contente de participar deste evento”

Lucas di Grassi

 

“Viemos aqui com o intuito de vencer na nossa categoria, éramos muito competitivos. Tem duplas muito boas e a missão era sentir como seria o nosso ritmo para disputar na geral. Viemos bem nos treinos e na classificação, o Lucas surpreendendo. Discordo da punição, mas fazer o que? Faz parte do jogo, vamos trabalhar ainda mais, sabendo que temos condição até no geral, vamos trabalhar para seguir na liderança em Goiânia e quem sabe vencer no geral”

Alan Hellmeister

 

“Conversamos sobre o ritmo e ninguém esperava um ritmo tão forte. Saí virando e isso foi o mais positivo de tudo. No meio do stint, recebi no rádio a informação de que teríamos de pagar uma punição. Isso mexe com a cabeça, pensei no que tinha errado, mas depois soubemos que foi algo no começo da corrida. Dado tudo que passou, vimos que temos resultado para ir pra cima e essa é a mentalidade”

Lucas Seripieri

 

“É uma pena, tínhamos um carro e uma estratégia muito boas, e acontecer isso já no começo é complicado. Nem estava tentando fazer a ultrapassagem, estava esperando porque estava na minha linha. O Hellmeister estava bastante agressivo e acabou fazendo uma tangência onde eu estava, do lado de fora dele. O problema é que pegou pneu com pneu, o carro saltou e rodei. Perdi várias posições, uns 15 segundos. E no pit stop tivemos de alinhar o carro na batida e perdemos 24 segundos e caímos mais para trás ainda. Provavelmente brigaríamos pelo segundo e terceiro. Essa abertura é importante, mas estamos numa estrutura boa de pilotos e todo mundo unido para buscar esse campeonato. Ano passado fomos vice, e agora vamos brigar para ganhar”

Ricardo Zonta

 

“Foi uma atitude precipitada do Hellmeister, era o começo de uma corrida de longa duração, não precisava ter forçado tanto a barra ali. O carro desalinhou, estava torto, o Zonta fez o que podia, depois quando parou trocamos o pneu e o carro melhorou um pouco. Quando eu fui entrar, eram várias coisas para mexer e conseguiram, mas se perderam um pouco no tempo e mexer na asa, e estourou o tempo em 20 segundos. O ritmo de corrida em bom, não sei se dava para ganhar, mas talvez para chegar em terceiro. Chegamos em sétimo, e agora é focar na próxima corrida de Sprint, no Velo Città. Bola para a frente”

 Lico Kaesemodel

 

“Tínhamos uma boa estratégia, arriscamos um pouco e o ritmo era muito bom. Foi uma pena, acontece, não é normal, mas acontece, já aconteceu com outros. Hoje aconteceu conosco, estou feliz porque o Adalberto fez um bom ritmo e eu também, vamos tentar recuperar em Goiânia”

Rodrigo Baptista

 

“Foi minha primeira corrida na Porsche, eu não conhecia o evento. Foi muito positivo, fui me adaptando ao carro durante a corrida, as disputas e na questão de dividir o carro durante a corrida. O Carlinhos é um cara super legal, foi uma experiência muito boa. Subir no pódio, na minha primeira corrida foi importante. Vamos para Goiânia.”

Popó Bueno

 

“Fiquei muito feliz com o resultado final. Largamos da 11ª posição, o Pedro fez um stint mais conservador e conseguiu algumas posições na largada. E aí eu entrei, depois ele voltou e eu finalizei a corrida. Nós fomos bem em todas as saídas, rápidos e conservadores. Usamos uma estratégia “simples”, mas que funcionou. Estou bem feliz com a quarta posição junto com o Pedro Queirolo”

Vitor Baptista

 

“Nós tínhamos um pneu que não era tão bom. Então optamos por fazer uma estratégia forçada no início para guardar o pneu bom para o final. Conseguimos largar muito bem e levamos o carro para P4, depois o Vitor entrou e também fez um stint bom, mantendo o carro na posição. Quando eu voltei, voltei com o pneu mais velho e perdi uns 10 segundos, por isso fiz um stint mais curto. No final o Vitor fez o dever de casa, passou o JP Mauro e conseguimos chegar no pódio”

Pedro Queirolo

 

“Foi uma corrida bacana. Praticamente essa foi minha primeira corrida na categoria, já que tive muitos problemas no ano passado. Mesmo com 29 anos no automobilismo, não tenho muita experiência na Porsche. Cada volta nos treinos e na corrida foi um aprendizado para mim, entregar o segundo lugar para o Rodolfo foi bem legal”

Danilo Dirani

 

“Foi uma corrida legal, bem difícil. Tivemos um grid muito movimentado e tivemos dificuldade em encontrar o rendimento dele. Danilo guiou muito, fez dois stints bem rápidos, consegui fazer meus stints sem me envolver em nenhum acidente. Foi um P2 com gostinho de P1.”

Rodolfo Toni

 

“Foi uma corrida difícil, tivemos que remar bastante. O Matheus se envolveu em um acidente na primeira volta e aí perdemos muito tempo. Depois, na parada, tentamos arrumar o carro e perdemos um minuto nessa parada. Tivemos que acelerar e remar muito e conseguimos um P2, que é ótimo para o campeonato. Estamos na disputa.”

Dennis Dirani

 

“Infelizmente aconteceu o que não podia acontecer, eu cometi um erro logo na primeira volta. Perdi a primeira posição e quando tentei reassumir acabei rodando, por sorte, estraguei só a minha corrida e não a do meu adversário. O Dennis fez um ótimo trabalho e conseguimos salvar um P2 que vai ser ótimo para o campeonato.”

Matheus Coletta

 

Resultado geral:
1. Werner Neugebauer – S. Jimenez

  1. Ricardo Baptista – Lucas Di Grassi
  2. Miguel Paludo – Beto Gresse
  3. Pedro Queirolo – Vitor Baptista
  4. JP Mauro – Bruno Baptista
  5. Sylvio de Barros – Caca Bueno
  6. Lico Kaesemodel – Ricardo Zonta
  7. Luca Seripiere – Alan Hellmeister (S)
  8. Daniel Schneider – Nelson Piquet
  9. Rodolfo Toni – Danilo Dirani (S)
  10. Carlos Ambrósio – Popó Bueno (S)
  11. Marcel Coletta – Murilo Coletta
  12. Dominique Teysseyre – Fabio Carbone (S)
  13. Tom Filho – Rodrigo Mello (S)
  14. Marcel Visconde – Fernando Fortes (S)
  15. Nonô Figueiredo – Beto Leite (S)
  16. Chico Horta – William Freire (*)
  17. Matheus Coletta – Dennis Dirani (*)
  18. Marcelo Brisac – Diego Nunes (*)
  19. Adalberto Baptista – Rodrigo Baptista (S)
  20. Alan Turres – Gil Farah (S) (*)
  21. Alexandre Auler – Leandro Romera (S) (*)
  22. Kreis Jr – Pedro Aguiar (*)
  23. Maurizio Billi – Marco Billi (S) (*)
  24. Patrick Choate – Nelson Monteiro (S) (*)
  25. Guilherme Reischel – Pedro Boesel (S) (*)
  26. Pedro Costa – Carlos Renaux (S) (*)
  27. Paulo Totaro – Renan Guerra (*)
  28. Constantino Jr – Lucas Foresti
  29. Ramon Alcaraz – Enzo Elias (S)

(*) Classe 3.8

 

Pontuação:

4.0

  1. Werner Neugebauer 68

Sérgio Jimenez 68

3.Ricardo Baptista  61

Lucas di Grassi61

  1. Miguel Paludo 55

Beto Gresse 55

  1. Pedro Queirolo 50

Vitor Baptista 50

  1. JP Mauro 45

Bruno Baptista 45

  1. Sylvio de Barros 40

Cacá Bueno 40

  1. Lico Kaesemodel 36

Ricardo Zonta 36

  1. Luca Seripieri 33

Alan Hellmeister 33

  1. Daniel Schneider 29

Nelson Piquet Jr.  29

  1. Rodolfo Toni 26

Danilo Dirani 26

  1. Carlos Ambrósio 24

Popó Bueno 24

  1. Marcel Coletta 22

Murilo Coletta22

  1. Dominique Teysseyre 20

Fabio Carbone 20

  1. Tom Filho 18

Rodrigo Mello 18

  1. Fernando Fortes 16

Marcel Visconde 16

  1. Beto Leite 14

Nonô Figueiredo 14

  1. Adalberto Baptista 12

Rodrigo Baptista 12

  1. Guilherme Reischl 10

Pedro Boesel 10

  1. Constantino Jr. 0

Lucas Foresti 0

Ramon Alcaraz  0

Enzo Elias 0

 

4.0 Sport

  1. Alan Hellmeister 68 pontos

Luca Seripieri 68

  1. Rodolfo Toni 61

Danilo Dirani 61

  1. Carlos Ambrósio 55

Popó Bueno 55

  1. Dominique Teysseyre 50

Fabio Carbone 50

  1. Tom Filho 45

Rodrigo Mello 45

  1. Marcel Visconde 40

Fernando Fortes 40

  1. Beto Leite 36

Nonô Figueiredo 36

  1. Adalberto Baptista 33

Rodrigo Baptista 33

  1. Guilherme Reischl 29

Pedro Boesel 29

  1. Ramon Alcaraz 0

Enzo Elias 0

 

3.8

  1. Chico Horta 68

William Freire 68

  1. Matheus Coletta 61

Dennis Dirani 61

  1. Marcelo Brisac 55

Diego Nunes 55

  1. Alan Turres 50

Gil Farah 50

  1. Alexandre Auler 45

Leandro Romera 45

  1. Kreis Jr. 40

Pedro Aguiar 40

  1. Marco Billi 36

Maurizio Billi 36

  1. Patrick Choate 33

Nelson Monteiro 33

  1. Pedro Costa 29

Carlos Renaux 29

  1. Paulo Totaro 26

Renan Guerra 26

 

3.8 Sport

  1. Alan Turres 68

Gil Farah 68

  1. Alexandre Auler 61

Leandro Romera 61

  1. Marco Billi 55

Maurizio Billi 55

  1. Patrick Choate 50

Nelson Monteiro 50

  1. Pedro Costa 45

Carlos Renaux 45

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade