LDB – Paulistano e Pinheiros avançam à final, que será neste domingo

0

Rivais antigos da capital paulista, clubes venceram suas semifinais e escreverão mais um capítulo desse clássico, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB

Tem coisa melhor que uma final com clássico? Pois é. É exatamente assim que será disputada a decisão do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2018.

Paulistano/Corpore e EC Pinheiros, rivais antigos da capital paulista, estarão frente a frente na final do maior campeonato de base do país, neste domingo (30/11), no Ginásio Antonio Prado Jr, às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

A rivalidade no dérbi é antiga e se estende para todos os esportes. No basquete, os dois são potências das categorias de base e já protagonizaram incontáveis finais. No adulto, playoffs e jogos memoráveis, seja nos Estaduais ou no NBB CAIXA, também esquentam ainda mais esse clima “especial” entre eles.

“Essa final é um clássico. É como um Flamengo x Vasco para nós. O Pinheiros é um time que conhecemos, jogamos direto contra, mas é duro e bem treinado. Queremos entrar mais firmes do que entramos hoje. Nosso time sentiu o cansaço por conta da semifinal do Paulista Sub-19, jogamos seis jogos na semana, mas os garotos são muito firmes e mereceram essa vaga”, disse o técnico do Paulistano, Beto Jayme.

“Estou feliz por termos essa final, pois ao meu ver essas são as duas melhores escolas de basquete de base do país. É bem gratificante chegar a essa final de uma competição tão dura quanto a LDB. No Pinheiros trabalhamos para desenvolver nossos atletas e depois brigar por títulos, que viram consequência, e tanto nós quanto Paulistano estão prontos para isso. Sem dúvidas será um espetáculo e um jogo bem jogado”, declarou o técnico do Pinheiros, David Pelosini.

Atual campeão, o Paulistano chega para sua segunda decisão seguida de maneira invicta, com 14 vitórias em 14 partidas. Aliás, a invencibilidade do CAP na LDB é de 28 partidas, tendo em vista que essa mesma equipe conquistou a edição passada da competição também de maneira invicta.

Para chegar à decisão, o time do técnico Beto Jayme bateu o forte Flamengo, nesta sexta-feira, por 63 a 58, em duelo para lá de acirrado e decidido somente nos momentos finais.

+Estatísticas, fotos e a matéria completa de Paulistano x Flamengo

Já o Pinheiros, que bateu o rival Palmeiras na semifinal, por largos 84 a 65, tem campanha geral de 12 vitórias e duas derrotas, mas vem de uma sequência incrível de dez jogos sem saber o que é perder na LDB.

+Estatísticas, fotos e a matéria completa de Pinheiros x Palmeiras

“Esses garotos são fantásticos. Eu cobro, xingo, berro, sei que não é fácil, já fui jogador e nunca gostei, mas estou sempre pilhando eles, e esse time pilhado é difícil de parar. Vamos firmes para essa final. Respeitamos muito a equipe do Pinheiros, mas vamos buscar esse bicampeonato”, completou o técnico do CAP.

Além de toda a rivalidade criada nos Estaduais de base, Paulistano e Pinheiros fizeram uma das semifinais da última LDB, que acabou vencida pelo CAP, por 78 a 63. Já na atual edição da competição, outra vitória alvirrubra, no Rio de Janeiro, desta vez por 72 a 60 – sem Felipe Ruivo no time pinheirense.

“Será uma final muito bem jogada. O Paulistano tem um estilo de jogo mais corrido do que o nosso, que é mais cadenciado. Acho que será uma boa briga de duas estratégias diferentes. Vamos ver qual levará vantagem, mas espero que seja a nossa”, analisou David Pelosini, treinador do Pinheiros.

Ambos os clubes têm excelentes elencos e belos trabalhos coletivos. Não à toa chegaram à final, e isso não é nada fácil em uma competição dura como a LDB. Mas vamos falar sobre referências:

O Pinheiros tem como grande nome o armador Felipe Ruivo, atleta Sub-20 que mais tem rodagem no elenco adulto – média de 21,1 minutos por jogo no NBB CAIXA e líder em assistências do time, com 3,0 por jogo.

Na LDB, o atleta atuou apenas na fase final, devido aos compromissos com o adulto, mas já deu seu cartão de visitas com expressivas médias de 20,0 pontos, 7,0 assistências, 6,2 rebotes e 25,0 de eficiência.

Pelo lado do Paulistano, o destaque fica por conta do pivô Dikembe, outro que também atua no time adulto de seu clube. MVP da edição anterior da LDB, o jogador é o cestinha, reboteiro e jogador mais eficiente do time na competição: 15,1 pontos, 10,1 rebotes e 17,9 de valorização.

+Os destaques das estatísticas da LDB 2018

Os dois clubes ainda são donos dos dois melhores ataques da LDB 2018: Pinheiros com média de 81,9 pontos por jogo e o Paulistano com 76,5. Já no assunto defesa, eles também estão no topo: Paulistano sofre 56,3 pontos e o Pinheiros leva 58,7.

Alguém aí duvida que será uma final épica? Portanto, não perca: Paulistano x Pinheiros, neste domingo (02/11), no Ginásio Antonio Prado Jr, às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Confira os resultados desta sexta-feira e os próximos jogos da LDB 2018:

30/11 (sexta-feira)

09h – Curitiba Basquetebol/CMP 83 x 76 Cigha/União Corinthians

11h15 – São José Basketball 62 x 75 Minas Tênis Clube

13h30 – EC Pinheiros 84 x 65 Palmeiras

15h45 – Paulistano/Corpore 63 x 58 Flamengo

02/11 (domingo)

11h15 – Disputa de 7º – Cigha/União Corinthians x São José Basketball

13h30 – Disputa de 5º – Minas Tênis Clube x Curitiba Basquetebol/CMP

15h45 – Disputa de 3º – Palmeiras x Flamengo

18h – Final – Paulistano/Corpore x EC Pinheiros – ao vivo no Facebook do NBB

Por: Caio Casagrande – Assessoria de Imprensa LNB

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade