Rali/Paraguai: Vitória dos brasileiros Luiz Facco/Eduardo Costa no primeiro dia do Desafio Paraguarí

0

A bordo do Buggy V8, a dupla venceu a etapa deste sábado e, ainda, cravou o melhor tempo da geral. No domingo, os competidores aceleram por mais 180 km de trechos cronometrados na última prova do Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country

O Desafio Paraguarí, quarta e última prova do Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country, teve início neste sábado com vitória brasileira. A bordo do Buggy V8 da Giaffone Racing, Luiz Facco e Eduardo Pereira e Costa #109 venceram o primeiro dia de disputas na categoria T1/Nafta e cravaram também o melhor tempo da geral. A dupla da equipe Acelera Siriema completou o trecho cronometrado de 286 quilômetros em 4h23m15s, 4m29s a frente do segundo colocado.

“Andamos bem e nos divertimos muito hoje. Foi uma prova difícil com grande variedade de terrenos, muitas erosões, trechos de trial bem exigentes e outros de alta velocidade. Uma etapa completa”, ressalta Facco. Sobre o carro o piloto elogia: “Mais uma vez teve um desempenho exemplar e está ótimo, agora, é só passar com uma revisão para encararmos mais um dia.” Essa é a pela segunda vez que Facco traz o Buggy V8 4×2 de 330 cavalos, para o Campeonato Paraguaio.

Em outubro, Facco e Humberto Ribeiro foram Campeões do Desafio Ñeembucú na geral, após vencerem os dois dias de prova. Neste fim de semana, Ribeiro está sendo substituído por Costa, que já navegou para o piloto paulista em outras ocasiões. Essa é a terceira prova do Campeonato que a equipe participa em solo paraguaio.

Costa que compete pela primeira vez no Paraguai e também com o Buggy teve de se adaptar a algumas novidades, mas aprovou a experiência do primeiro dia. “A planilha estava boa e me adaptei rápido. Aqui fazem um neutralizado para abastecimento no qual pode haver apoio mecânico, diferentemente das provas no Brasil onde não podemos mexer no carro. Mas é interessante”, explica. Sobre a Especial conta que até o Km 180 o piso estava seco mas depois a dificuldade aumentou: “Enfrentamos muitas travessias de rios, brejos, charcos e poças nos 100 quilômetros finais que dificultaram nossa visibilidade porque o buggy não tem para-brisa. Mas foi uma prova bastante técnica e excelente”, completa o navegador.

Únicos brasileiros no grid, Facco e Costa terão aproximadamente mais 180 quilômetros de trechos cronometrados para acelerar neste domingo, 2.  Participam do Desafio Paraguarí motos, quadriciclos, UTVs e carros. A maioria dos competidores é do Paraguai, mas há um argentino e chileno também.

O bivouac (acampamento) onde as equipes do Desafío Paraguarí estão instaladas fica em Cerro Perõ, uma região conhecida também com Cerro Tres Kandu, com lindas paisagens e é o ponto mais alto do Paraguai com 842 metros de altitude. Mais informações sobre a prova no www.rallycc.com.py

Equipe – A Acelera Siriema disputa campeonatos e provas de Rally Cross Country e Rally de Velocidade nacionais e internacionais. Liderada pelo piloto Luiz Facco, o time é tricampeão do Rally dos Sertões, pentacampeão Brasileiro de Rally Cross Country e heptacampeão no Rally de Velocidade Paulista. Nesta temporada, das quatro provas do Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country, o time participou de três: Desafio Guarani, Desafio Ñeembucú e Desafio Paraguarí. A equipe conta com o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e Acelera Siriema Rally.

Resultado Sábado 1º /12 –  Desafio Paraguarí (Paraguai)

Resultado Categoria T1/Nafta (cinco primeiros)
1) Luiz Facco/Eduardo Pereira e Costa #109/Buggy Giaffone Racing (Brasil) – 4h23m15s
2) Jorge Maune/Juan Sanchez #107/Changan (Paraguai) – 4h27m44s
3) Thomas Willms/Eduardo Arcondo #101/Toyota Tacoma (Paraguai) – 4h49m46s
4) Miller Otazo/Hugo Elizeche #104/Mercedes Benz ML320 (Paraguai) – 5h15m46s
5) Blas Zapag/Ruben Britez #102/Toyota Hilux (Paraguai) – 6h00m51s

Campeonato Paraguaio de Rally Cross Country
1ª etapa – Desafio Guarani (Codasur) – 12 a 15/4 (Assunção)
2º etapa – Desafio Guaíra – 20 a 22/7 (Guaíra)
3ª etapa – Desafio Neembucú – 12 a 14/10 (Pilar)
4ª etapa – Desafio Paraguarí – 1 e 2/12 (Paraguarí)

Visite: www.acelerasiriema.com.br
Siga a equipe no:
Facebook: @acelerasiriemarally
Instagram: @acelerasiriema
Twitter: @acelera_siriema

Por: Assessoria de Imprensa – Equipe Acelera Siriema – MSuzuki Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade