RENAULT SPORT ACADEMY CONTRATA CAIO COLLET

0
A Renault Sport Racing tem o prazer de receber o brasileiro Caio Collet na Renault Sport Academy em 2019.

O paulista de 16 anos conquistou o título do Campeonato Francês de Fórmula 4 na última temporada, vencendo 7 das 21 provas. Outra importante conquista no início de 2018 foi o prêmio Windfield Volante.

Caio participará da Fórmula Renault Eurocup em 2019, devendo competir em 9 circuitos de Grandes Prêmios de F1, como em Mônaco, em maio, e no circuito Yas Marina de Abu Dhabi, que já é bem conhecido de Caio, onde ele venceu sua primeira corrida em monoposto em fevereiro do ano passado.

Caio é um dos pilotos de corrida mais talentosos e promissores do Brasil atualmente. Ele começou sua carreira com 9 anos de idade, tendo vencido inúmeros campeonatos de kart no Brasil entre 2010 e 2015.

Caio se mudou para a Europa para expandir suas ambições de carreira e, em 2015, foi coroado Novato do Ano pela Federação Internacional de Automobilismo (CIK-FIA Rookie of the Year). O jovem piloto começou a competir com monopostos em janeiro de 2018, terminando em terceiro em sua primeira corrida em Dubai. Sua primeira vitória aconteceu uma semana depois, no autódromo de Yas Marina, tendo depois iniciado sua campanha na Fórmula 4 Francesa. Caio venceu o campeonato com 66,5 pontos e 7 vitórias, tendo subido ao pódio por mais 6 vezes.

Comentário do Diretor da Renault Sport Academy, Mia Sharizman: “Estamos felizes por confirmar Caio como piloto da Renault Sport Academy. O Brasil tem uma história de respeito com diversos pilotos de corrida reconhecidos mundialmente e o Caio tem todos os diferenciais para manter esta tradição. Ele é um dos grandes talentos que temos na Academia da marca, com um excelente percurso nas provas de kart, tendo feito uma transição impressionante para as corridas monoposto, que culminou com sua vitória na Fórmula 4 Francesa. Estamos ansiosos para trabalhar com ele e em parceria com sua equipe na All Road Management nos próximos anos e utilizar o trampolim da Academia para projetar sua carreira nos esportes a motor”.

Comentário de Caio Collet: “Estou muito feliz em fazer parte da Renault Sport Academy. Na última temporada, foi uma grande motivação saber que haveria uma oportunidade de entrar para o programa como parte do prêmio para o vencedor da Fórmula 4 Francesa. Minha sede de vitória só aumenta, pois quero mostrar à Renault que realmente mereço um lugar na Academia e isso significa ter uma temporada de sucessos nas pistas da Fórmula Renault Eurocup. Vou me empenhar bastante para atingir meus objetivos e não vejo a hora de trabalhar com a Renault e contar com todo o suporte que a marca oferece”.

Sobre a Renault Sport Academy

Lançada em 2016, a Renault Sport Academy busca desenvolver jovens pilotos talentosos por meio de campeonatos de acesso, com o objetivo de colocar um piloto da Academia no campeonato de Fórmula 1. Junto com o desenvolvimento da Renault F1 Team, a Academia tem como meta fazer de um de seus pilotos um futuro campeão mundial de Fórmula 1. A segunda fase do programa de três anos começa em 2019, com uma relação mais próxima entre o grupo de jovens pilotos da Renault e a equipe de Fórmula 1.

Sobre a Fórmula Renault Eurocup 2019

Conhecido por seu excepcional calendário, o campeonato da Fórmula Renault Eurocup vai estar à altura da sua reputação na temporada 2019, que será marcada pela chegada de um carro mais seguro, potente e eficiente em termos de aerodinâmica. A nova geração de pilotos monoposto poderá preparar suas futuras carreiras nas pistas utilizadas pela F1.

Em sua 49ª temporada – e a primeira para o chassi Tatuus T-318 –, a Fórmula Renault Eurocup começará sua nova campanha com 3 dias de testes no Circuito Nevers Magny-Cours, no início de março. Após a conclusão dos testes preparatórios, os pilotos terão mais 4 dias de testes em dois circuitos onde competirão neste ano.

Para confirmar seu status de referência no desenvolvimento de jovens pilotos, a Fórmula Renault Eurocup vai continuar a competir nos melhores circuitos europeus homologados para a F1. Cinco deles sediarão um dia de testes antes da prova, permitindo que as equipes acumulem tempo de rodagem e ainda controlem custos. Com o mesmo objetivo, as equipes também terão restrições.

Além de dividir os custos com outros campeonatos profissionais internacionais, cada fim de semana de prova terá dois testes coletivos e duas sessões de qualificações, para definir o grid das duas corridas, garantindo a imparcialidade da categoria e o desenvolvimento das estrelas do amanhã. O piloto vencedor do campeonato entrará para a Renault Sport Academy para aprimorar seu talento, e será dada atenção especial aos melhores novatos.

Enquanto isso, o anúncio do novo Campeonato de Fórmula Renault continua a aumentar seu impacto. Equipes, como a M2 Competition, oficializaram sua intenção de participar da categoria. Cada equipe poderá participar com três carros. A lista das equipes pré-selecionadas será anunciada pelo Comitê Organizador da Fórmula Renault Eurocup, em 5 de novembro.

Calendário Formula Renault Eurocup 2019 *
Testes coletivos pré-temporada
5-7 de março Circuito Nevers Magny-Cours, França
27-28 de março Circuito Paul Ricard, França
9-10 de abril Autódromo de Monza, Itália²
Calendário
12-14 de abril Autódromo de Monza, Itália
10-12 de maio Silverstone, Grã-Bretanha¹
23-26 de maio Mônaco²
31 de maio – 2 de junho Circuito Paul Ricard, França
12-14 de julho Red Bull Ring, Áustria²
26-28 de julho Circuito de Spa-Francorchamps, Bélgica¹
30 de agosto – 1 de setembro Nürburgring, Alemamha¹
6-8 de setembro Hungaroring, Hungria¹
27-29 de setembro Circuito de Barcelona-Catalunha, Espanha¹
Outubro A confirmar

 

Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade