Academia Shell Racing promove Gaetano di Mauro à Stock Car em 2019

0

Piloto de 21 anos de idade disputa temporada pela equipe Full Time

Gaetano di Mauro é o primeiro piloto formado na Academia Shell Racing a atingir a principal categoria do esporte a motor no Brasil. O paulista de 21 anos de idade vai disputar a temporada 2019 pela equipe Full Time.

Este é o terceiro ano de Gaetano na Academia Shell, o principal e mais longevo programa de desenvolvimento de talentos no automobilismo brasileiro.

Sondado para integrar a pioneira turma do projeto em 2015, Di Mauro foi forçado a declinar por compromisso firmado anteriormente na F4 Britânica, vínculo que o impediria de disputar a F3 Brasil pela Shell naquela temporada. A temporada seguinte foi toda dedicada ao kartismo na Europa e no Brasil, com vitórias dos dois lados do oceano e o título nacional na classe Shifter.

Em 2017 veio a segunda oportunidade para integrar a Academia Shell Racing. E Gaetano correspondeu. Liderou a maior parte do Campeonato Brasileiro de Turismo, mesmo obrigado a competir com lastro de performance de 80 kg -exigência do regulamento naquela temporada. Fechou o ano com o vice-campeonato, três vitórias, seis pódios, uma pole e três voltas mais rápidas.

Etapa cumprida na categoria de acesso à Stock Car, o desafio em 2018 foi acelerar os carros de competição mais produzidos no planeta. Pela divisão 3.8 da Porsche Cup, Di Mauro novamente mostrou rápida adaptação à nova categoria e lutou pelo título até um pneu furado na prova final em Interlagos dinamitar suas chances. Foi vice-campeão pela Shell, com três vitórias, sete pódios, três poles e duas voltas mais rápidas em 12 corridas.

Paralelamente, disputou o Mundial de Kart na Bélgica pela classe KZ2. Em meio a um grid de 105 competidores (muitos deles profissionais 100% dedicados ao kartismo, que passaram a temporada desenvolvendo seu equipamento), terminou a final em quarto lugar.

O desempenho convincente durante o ano rendeu um convite para a etapa final da Porsche Cup, agora pela categoria principal. Em um grid qualificado pelos maiores nomes da Stock Car atual, ex-pilotos de F1 e competidores com títulos mundiais em seus currículos, Di Mauro cravou a pole em parceria com Nonô Figueiredo e levantou a vitória na corrida de 500 km.

Ensopado de champanhe, no pódio, foi convidado por outra marca para disputar a prova final da Stock Car, duas semanas mais tarde. A Academia Shell Racing viu na ocasião a oportunidade perfeita para testar o piloto e autorizou sua participação.

E novamente Di Mauro correspondeu: finalizou os treinos livres em quarto, quarto e segundo; classificou o carro em 11º e terminou a prova em décimo.

Agora ele tem pela frente a maior oportunidade da carreira.

 

O que eles disseram

“Dediquei minha vida toda ao esporte a motor e sempre sonhei em ser um piloto profissional. É um orgulho defender as cores da Shell e integrar sua Academia. Sei perfeitamente o esforço que foi feito para alinhar meu carro na Stock Car e vou me dedicar 100% para corresponder a confiança que depositam em mim. A equipe Full Time é uma das principais forças do grid e tenho certeza que vai proporcionar uma estrutura da alto nível para meu ano de estreia”

Gaetano di Mauro

 

“Gaetano é um jovem talento que chama atenção há alguns anos e ficamos muito contentes em recebê-lo na Full Time para a temporada 2019. Quando a cena do monoposto era mais forte no esporte a motor nacional, a história do nosso time era identificar talentos no kart e promover para os carros. Fico muito contente em contar com a confiança da Shell para realizar um trabalho nessa linha, agora promovendo o Gaetano para a Stock Car”

Mauricio Ferreira, chefe da equipe Full Time

 

“O Gaetano é um autêntico ‘racer’ e conquistou com sua performance na Academia Shell Racing a oportunidade de subir para a Stock Car em 2019. Acredito que a Full Time tem a estrutura adequada para promover seu desenvolvimento como um piloto de fábrica, com compromissos semanais na sede da equipe combinados com as 12 etapas da temporada. Nosso programa de desenvolvimento de pilotos é um projeto pioneiro no Brasil e fico contente de promover um de seus integrantes à principal categoria do Brasil”

Vicente Sfeir, gerente de motorsport e patrocínio da Raízen

 

Link:

Veja a maneira inusitada como Gaetano di Mauro recebeu a notícia de sua ida para Stock Car:

https://youtu.be/05sXQwJIWLE

 

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade