Matheus Leist estreia no Circuito das Américas em prova especial para a história da Indy

0

Autódromo no Texas é o primeiro a receber Indy e F1 na mesma temporada após 12 anos; traçado seletivo traz boas recordações para Matheus Leist de suas conquistas na Europa

A segunda etapa da Indy será realizada neste domingo no Circuito das Américas, em Austin, e um dos pilotos mais ansiosos por essa corrida é Matheus Leist, que considera esse um dos Grandes Prêmios mais especiais da temporada 2019. O piloto brasileiro da AJ Foyt, inclusive, teve papel fundamental no desenvolvimento do carro durante a pré-temporada na própria pista do Texas.

“Estou muito feliz por correr oficialmente no Circuito das Américas pela primeira vez. Nós fizemos um ótimo trabalho nessa pista na pré-temporada, onde eu andei quase 100 voltas. Ela me lembra muito dos traçados que eu costumava correr na Europa, já que é bem larga, com grande extensão e possui longas retas”, diz Leist, que foi campeão da F3 Inglesa em 2016 e travou vários duelos na época com Lando Norris, hoje piloto da McLaren na F1.

“O treino classificatório tem tudo para ser uma das seções de alta velocidade mais emocionantes do calendário. Acredito também que a corrida vai ser um grande espetáculo para os que assistirem e os fãs podem esperar bastante ultrapassagens”, completou o brasileiro, que ficou na 13a colocação entre os 24 pilotos que treinaram hoje na primeira sessão em Austin.

Com a estreia da Indy no Circuito das Américas, a categoria norte-americana volta a disputar uma corrida no mesmo autódromo que também recebe a Fórmula 1 após 12 anos. A última vez que isso aconteceu foi justamente nos Estados Unidos em 2007, quando foi disputada as 500 Milhas de Indianápolis no tradicional circuito oval e também o GP dos EUA da F1 no traçado misto.

Presidente da equipe AJ Foyt, Larry Foyt falou sobre os tempos de volta das duas categorias serem diferentes em Austin, com os carros da F1 sendo mais rápidos. “Você não pode comparar as duas categorias porque elas são completamente diferentes. Nossos carros são construídos para corridas em ovais, enquanto os carros de lá (da F1) são feitos para terem mais velocidade nas curvas. É diferente quando estamos montando um carro específico para resistir aos impactos de Indianápolis. Os carros da F1 são muito seguros também, mas é completamente diferente, então não acho que seja comparável. O que precisamos olhar é o quanto é bom o carro da Indy. É ótimo ver que nas nossas corridas praticamente qualquer carro tem chance de ter sucesso e o mesmo você não pode dizer da F1. Eu acho que é por isso que a Indy é realmente uma categoria bem sucedida”, diz Larry.

O chefe de equipe também comentou sobre o crescimento de Leist desde que chegou na equipe. “Eu acho que ele (Matheus) realmente amadureceu como piloto. O que estamos aprendendo é que ele vem criando cada vez mais sua própria identidade como piloto, então ele sabe o que quer do carro da Indy. Acho que o objetivo dele e do Tony (Kanaan) são um pouco diferentes, então deixamos o Matheus seguir seu próprio caminho e explorar o que ele quer do carro, assim como o que Tony quer. Eu acho que o Matheus terá uma longa temporada pela frente nesse ano”, completa Larry.

A corrida no Texas também é especial para a equipe AJ Foyt por ser considerada uma prova “em casa”, já que o time possui sua sede em Waller, cidade que também fica no mesmo estado norte-americano. “É bacana porque mais pessoas da fábrica, além de amigos e patrocinadores podem comparecer ao autódromo para torcer para mim e para o Tony (Kanaan). Trabalharemos bastante para conseguirmos um bom resultado para os nossos fãs”, completa Leist, que foi destaque na Indy Lights, categoria de acesso à Indy, com três vitórias em 2017 e fez sua primeira temporada na categoria principal em 2018.

Os treinos livres da Indy em Austin começam nesta sexta-feira às 12h15. O classificatório acontecerá no sábado às 16h, enquanto a corrida está programada para o domingo às 14h30. A prova terá transmissão ao vivo do BandSports.

Programação completa da Indy em Austin:

Sexta-feira (22/03)

12h15 às 13h – Treino Livre 1

16h05 às 17h05 – Treino Livre 2

17h10 às 17h40 – Treinos de Pit-stop

Sábado (23/03)

12h às 12h45 – Treino Livre 3

16h às 17h15 – Treino Classificatório

Domingo (24/03)

14h30 – Corrida (60 voltas)

Por: RF1 Serviços Jornalísticos

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade