Velocidade na Terra: Cuiabá será a capital nacional da “Fórmula 1” off road neste fim de semana

0

Pilotos de Autocross começarão a disputa pelo título brasileiro no Autódromo Bom Futuro neste final de semana na capital mato-grossense

Está chegando a hora dos postulantes ao título nacional no Autocross voltarem a acelerar. Entre os dias 26 e 28 de abril, o Autódromo Bom Futuro, em Cuiabá (MT), vai receber os carros e pilotos mais rápidos das categorias que correm na terra para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra (BRVT), organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Serão mais de 20 pilotos buscando o melhor início de temporada possível, de olho no título nacional. O apaixonado por velocidade que quiser acompanhar as disputas de perto podem acompanhar da arquibancada, com entrada gratuita.

Atual campeão da categoria, Celsinho Mello conquistou o seu quarto campeonato brasileiro na pista cuiabana e prevê mais uma temporada bem disputada no nacional. “Para mim é uma honra enorme ser o atual Campeão BRVT de Autocross. É uma realização indescritível pois só temos excelentes pilotos que nasceram acelerando na terra. Espero que no final vença o melhor”, disse o piloto paulista de 44 anos que disputa provas na ‘Fórmula 1’ da terra desde os 18 anos.

Os pilotos “da casa” não vão facilitar o trabalho de Celsinho e três nomes podem chamar a atenção nessa disputa: Marlon Fedrizzi, Fernando Maggi Scheffer e Vanderlei Reck. Os três pretendem usar o conhecimento da pista para levar vantagem na temporada, já que duas das quatro etapas acontecem no autódromo Bom Futuro.

Piloto de Tangará da Serra, que fica a aproximadamente 240km de Cuiabá, Reck sabe que o circuito cuiabano será decisivo para a competição. “Vamos começar e terminar o campeonato em casa com quatro das oito provas da temporada acontecendo aqui. Gostaria de convidar o público de Mato Grosso, em especial da Grande Cuiabá, para acompanhar as disputas no autódromo”, convida o piloto que também é presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Mato Grosso.

Fedrizzi acelera no Autocross desde 1998 e detém três títulos estaduais no currículo. Ele é um dos postulantes ao título na temporada 2019, mas não vê o ‘fator casa’ como determinante para uma boa prova. “Neste esporte não existe o fator casa e sim o momento que vivem o piloto e sua equipe. É um campeonato duro, com muito equilíbrio e qualquer um pode ser vencedor. O exemplo disso foi a abertura do campeonato mato-grossense, onde pilotos de vários estados participaram da prova”, avaliou o piloto de 44 anos.

Para o presidente da Comissão Nacional de Velocidade na Terra Gian Pasquali, essa rivalidade é o que faz a categoria ser tão querida e respeitada entre os pilotos. “Não tenha dúvida de que os pilotos vão fazer de tudo para vencer e começar bem no BRVT 2019, mas tudo vai ser uma grande festa, como foi no ano passado. Cada etapa disputada é uma grande confraternização entre amigos e deve permanecer assim neste ano”, prevê o ex-piloto de Autocross.

As etapas do BRVT serão diferentes neste ano para o Autocross. Ao invés de três baterias no final de semana, a etapa será dividida em duas provas: no sábado será realizada uma tomada de tempo e duas baterias e o mesmo se repete para o domingo. O circuito do autódromo Bom Futuro tem extensão de 1.960 metros.

A primeira etapa do BRVT 2019 é uma realização da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação de Automobilismo do Estado do Mato Grosso (FAEMT) e Autódromo Bom Futuro. O certame conta com patrocínio máster da UPL e a entrada da Firestone como patrocinador platinum. A transmissão da etapa será feita pelo Canal Rural pelo segundo ano consecutivo.

Confira a programação para a primeira etapa do BRVT 2019, em Cuiabá*:

Sexta-feira, dia 26
14h – Treino Livre 1 – Autocross BRVT
15h15 – Treino Livre 2 – Autocross BRVT
16h30 – Treino Livre 3 – Autocross BRVT

Sábado, dia 27
8h – Warm Up – Autocross BRVT
9h50 – Classificatório Q1 – Prova 1 – Autocross BRVT
10h15 – Super Pole – Q2 – Prova 1 – Autocross BRVT
12h30 – Bateria 1 – Prova 1 – Autocross BRVT
16h05 – Bateria 2 – Prova 1 – Autocross BRVT
17h30 – Premiação Prova 1 – Autocross BRVT

Domingo, 28
8h30 – Warm Up – Autocross BRVT
10h – Classificatório Q1 – Prova 2 – Autocross BRVT
10h25 – Super Pole – Q2 – Prova 2 – Autocross BRVT
13h05 – Bateria 1 – Prova 2 – Autocross BRVT
15h40 – Bateria 2 – Prova 2 – Autocross BRVT

*Programação sujeita a alteração. Todos os horários se referem ao horário local da prova.

Etapas do BRVT 2019:
1ª etapa – Dias 26, 27 e 28 de abril – Autocross – Cuiabá (MT)
2ª etapa – Dias 14, 15 e 16 de junho – Autocross, Kartcross e Turismo VNT – Cordeirópolis (SP)
3ª etapa – Dias 2, 3 e 4 de agosto – Autocross e Kartcross – L.E.M. (BA)
4ª etapa – Dias 1, 2 e 3 de novembro – Autocross – Cuiabá (MT)

Siga o BRVT nas redes sociais:
Instagram:
 @br_vt
Facebook: http://facebook.com/brvelocidadenaterra
YouTube: http://bit.ly/brvt_yt

Por: CS Press & Content

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade