Com o chamado “Grand Chelem”, Gianluca Petecof conquista primeira vitória no Alemão de Fórmula 4

0

Brasileiro da Academia Shell Racing vence de ponta a ponta abertura do campeonato em Oschersleben largando da pole e fazendo volta mais rápida

Piloto da Academia Shell Racing e da Academia da Ferrari, o brasileiro Gianluca Petecof fez neste sábado o que se chama de corrida perfeita e conquistou a vitória na prova de abertura do Alemão de Fórmula 4. no circuito de Oschersleben.

Petecof, de 16 anos, alcançou o chamado “Grand Chelem”, ou seja, venceu depois de largar da pole position, além de ter liderado de ponta a ponta e de ainda por cima ter feito a volta mais rápida. Foi a primeira vitória de Gianluca no Alemão.

Em primeiro no grid, Petecof resistiu ao ataque do tcheco Roman Stanek na largada e manteve a primeira colocação ao retardar a freada para a primeira curva. Depois, Stanek passou a disputar o segundo lugar com Niklas Krütten, e Gianluca aproveitou para abrir.

Com um excelente ritmo de prova, o brasileiro seguiu gradualmente abrindo volta a volta de seus adversários, sendo o único piloto a baixar da casa de 1m25s. Com metade da corrida, o piloto da Academia Shell Racing já tinha nove segundos de vantagem.

Nas segunda metade da corrida, Petecof continuou abrindo e, com muita tranquilidade, terminou a corrida de 21 voltas com uma contundente vantagem de 14 segundos para o segundo colocado Roman Stanek.

Neste domingo, Gianluca volta à pista para mais duas provas. Na segunda prova do fim de semana, às 5h05 (de Brasília), ele larga na segunda posição, enquanto na última, às 9h40, a colocação de saída será definida pelo resultado da corrida anterior.

O site oficial da categoria (https://www.adac-motorsport.de/adac-formel-4/uk) transmite as duas provas de domingo ao vivo.

O que disse Gianluca Petecof:

“Foi ótimo! Largamos na pole, ganhamos a corrida com boa margem, fizemos a melhor volta. É um campeonato no qual é preciso ter muita consistência. Foi um começo perfeito para nós. Amanhã tem mais duas corridas, vamos tentar sair daqui como líderes do campeonato. É um campeonato longo, e me dá muito orgulho representar as cores do Brasil com apoio da Shell. Vamos tentar continuar assim!”

Resultado da corrida:

1º G.Petecof – 21 voltas
2º R.Stanek – a 14s132
3º D.Hauger – a 18s623
4º N.Krütten – a 24s098
5º T.Pourchaire – a 24s679

Classificação do campeonato:

1º G.Petecof – 25 pontos
2º R.Stanek – 18
3º D.Hauger – 15
4º N.Krütten – 12
5º T.Pourchaire – 10

 

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Projeto Ano 3 – Formando Um Verdadeiro Campeão atráves do programa Lei de Incentivo da Secretária Especial do Esporte no processo 58000.011283/2018-32.

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade