Ayrton Senna é homenageado com avião estilizado da Força Aérea Brasileira

0

Cores icônicas do capacete de Ayrton Senna foram colocadas no Mirage 2000C, avião que ainda tem a assinatura do piloto tricampeão mundial de Fórmula 1; FAB homenageia ainda os 30 anos do voo feito por Senna no Mirage III em Anápolis (GO)

Piloto tricampeão mundial de F1, Ayrton Senna realizou um voo supersônico há 30 anos com um avião de caça da Força Área Brasileira. Para homenagear essa lembrança e também os 25 anos do legado de Senna, a FAB customizou o Mirage 2000C com base na pintura icônica do capacete do maior piloto de todos os tempos.

O avião foi apresentado oficialmente na última sexta-feira na base aérea de Anápolis (GO).Em 29 de março de 1989, Senna realizou o sonho de romper a barreira do som atingindo uma velocidade acima dos 1.700 km/h nas asas do Mirage III, que pertence ao Esquadrão Jaguar, de Anápolis. Dois anos antes, em 1987, Senna já havia realizado um voo em avião de caça no Rio de Janeiro, mas sem a cobertura total da imprensa como aconteceria dois anos depois.

Para representar o maior ídolo do automobilismo brasileiro, Leonardo Senna esteve presente na cerimônia e realizou um voo em um caça. O irmão de Ayrton ainda usou um capacete especial com as mesmas cores que o tricampeão de F1 tradicionalmente usava.

“Ele (Ayrton) estava mais bem preparado do que eu. Teve uma história de que ele pediu para passar bem perto do chão e eu não fiz esse pedido não, mas eu queria um pouco de emoção sim”, disse Leo Senna.

Comandante da base de Anápolis, o coronel aviador Antonio Mioni Rodrigues falou sobre a relação de Ayrton com a instituição. “A FAB tem Ayrton Senna como ídolo, assim como todos os brasileiros o idolatram. Para nós ele é especial”, disse o coronel.

Os aviões de caça ficaram imortalizados na cabeça de Ayrton Senna, tanto é que na época Sid Mosca, responsável pela pintura original do capacete de Senna, ainda estilizou um capacete especial para o piloto com dois aviões grafados no topo do seu icônico casco.

Filho de Sid, Alan Mosca ficou honrado de participar também dessa homenagem a Senna, fazendo parte da criação dessa pintura do Mirage 2000C junto com o designer Raí Caldato, responsável pela arte.

“Nós conseguimos juntar diversas datas históricas e colocamos nessa homenagem ao Ayrton. São 25 anos do legado dele, 40 anos do Esquadrão Jaguar e ainda remete ao voo do Senna com o Mirage III feito há 30 anos. Estou muito feliz por participar dessa homenagem e agradeço ao Raí (Caldato) por ter feito esse layout muito bonito”, diz Alan, lembrando que ainda foi colocado o selo oficial dos 25 anos de legado de Ayrton Senna próximo do tanque de combustível do avião.

Raí, que é responsável também pelo layout do capacete de Lewis Hamilton, piloto pentacampeão da F1, aprovou a aeronave pessoalmente. “Esse projeto tem um significado muito grande para mim, já que estão juntas duas paixões da minha vida: a aviação e o meu fanatismo pelo Ayrton. Agradeço todos da FAB e do Instituto Ayrton Senna por fazer parte desse projeto”, completa Raí.

Por: RF1 Serviços Jornalísticos

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade