NBB CAIXA – Flamengo empata série com Franca e força Jogo 5 das Finais

0

No Maracanãzinho, rubro-negros dominaram placar do início ao fim e igualaram série em 2 a 2; campeão será definido no próximo sábado, no Pedrocão

O título do NBB CAIXA 2018/2019 será decidido no Jogo 5. Na tarde deste sábado, diante de 5.792 torcedores, o Flamengo venceu a quarta partida contra o Sesi Franca Basquete, por 76 a 62, e empatou a série em 2 a 2.

Agora, a decisão do mais novo campeão nacional será no próximo sábado (08/06), no Ginásio Pedrocão, às 14h30, com transmissão ao vivo pela Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB CAIXA, este que apresentará programetes de pré e pós-jogo, com oferecimento da Budweiser.

“A gente sempre entra em quadra para ganhar, para fazer nosso melhor, mas hoje acho que encaixou um pouco melhor. A torcida nos ajudou muito também. Acho que a parte defensiva encaixou bem melhor hoje, diminuímos o volume e o aproveitamento de Franca, o que fez toda a diferença”, avaliou Gustavo De Conti, treinador do Flamengo.

Para sair de quadra vencedor, o Flamengo contou com grande atuação do ala Marquinhos, que tomou conta das ações ofensivas rubro-negras e totalizou 25 pontos (6/9 nas bolas de 2 pontos). Com a grande atuação, ele foi eleito como MVP Bud da Galera, prêmio oferecido pela Budweiser ao destaque de cada partida das Finais em votação popular nas mídias sociais do NBB CAIXA.

+Experiente em Finais, Marquinhos faz grande partida e é eleito MVP da Galera

“Hoje me senti mais à vontade e mais confiante. Consegui defender melhor, ajudando nas rotações. O time também ajudou na minha atuação, com algumas jogadas que facilitaram meu estilo de jogo. Fui mais agressivo em relação a cesta, o Varejão e o Mineiro fizeram bons bloqueios, o Franco (Balbi) passou nas horas certas, tudo com uma boa sincronia”, afirmou o capitão rubro-negro.

Junto de Marquinhos, o clube da Gávea teve como destaque o pivô Anderson Varejão, que foi autor de 19 pontos (8/15 nas bolas de 2 pontos), nove rebotes e 19 de eficiência. Com dez pontos e três rebotes, o pivô Rafael Mineiro saiu muito bem do banco e foi peça chave para o triunfo rubro-negro.

O time rubro-negro foi extremamente dominante no garrafão. Foram 44 pontos oriundos de bolas de 2 pontos (com 52% de aproveitamento), sendo que 38 deles foram dentro do garrafão. Enquanto isso, o Franca fez somente 28 pontos dentro da área pintada, o que contrariou os números acumulados da série antes do Jogo 4, que mostravam os francanos com 102 x 82 nesse quesito.

Nos rebotes, o Flamengo pegou 43, sendo 14 deles ofensivos, enquanto o time francano totalizou 30 sobras, sendo somente seis na área pintada do adversário. Além disso, o Flamengo fez 16 pontos de segunda chance (oriundos de rebotes ofensivos), contra apenas dois do Franca.

+O caminho (já conhecido) do Flamengo na vitória do Jogo 4

“O rebote é sempre importante. Não necessariamente quem pega mais rebotes ganha o jogo, mas é fundamental ter segunda chance, você defender bem e não dar segunda chance ao adversário. É uma questão muito de confiança, quando você pega muitos rebotes de ataque o seu time fica mais confiante, quando você não deixa o outro time pegar, tira a confiança deles. Então, além de ser um aspecto técnico, por ser um fundamento, é um aspecto mental também”, disse o técnico do Flamengo, Gustavo De Conti.

Pelo lado do Franca, que conquistaria o título caso vencesse a partida, teve apenas dois atletas com mais de dez pontos: os alas David Jackson, com 14 pontos (6/9 nos arremessos de quadra), e o garoto Didi, que deixou a quadra com 11 pontos.

Lucas Dias, Elinho, Jimmy e Hettsheimeir, todos titulares da equipe, totalizaram, juntos, apenas 13 pontos. Outro fator de desequilíbrio da partida, além dos rebotes, foi o número de desperdícios de bola cometidos pelo time francano. Foram 19 no total, contra 14 do Flamengo, que imprimiu uma forte defesa desde o início.

“Temos que corrigir erros que não são naturais. Tivemos muitas perdas de bola e eles jogaram com um volume maior que o nosso. Contra uma equipe que tem o rebote ofensivo como um dos pontos fortes, nós não podemos ter o número de bolas perdidas que tivemos na partida. Temos que ter a garantia do rebote defensivo e, obviamente, tudo isso para que no ataque a gente possa jogar com mais serenidade e naturalidade, consequentemente melhorando o nosso aproveitamento”, declarou o técnico do Franca, Helinho Garcia.

O calendário das Finais

Jogo 1 – 19/05 (Domingo) – Flamengo 82 x 68 Sesi Franca Basquete – Ginásio Maracanãzinho

Jogo 2 – 23/05 (Quinta-feira) – Sesi Franca 88 x 79 Flamengo – Ginásio Pedrocão

Jogo 3 – 25/05 (Sábado) – Sesi Franca 77 x 71 Flamengo – Ginásio Pedrocão

Jogo 4* – 01/06 (Sábado) – Flamengo 76 x 62 Sesi Franca – Ginásio Maracanãzinho

Jogo 5 – 08/06 (Sábado), às 14h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB

Por: Caio Casagrande – Assessoria de Imprensa LNB

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade