Segunda metade da temporada de sprint da Porsche Império Carrera Cup começa no Estoril

0

Competição dividida em quatro classes terá os treinos classificatórios e corridas disputadas nesta sexta-feira

O campeonato da Porsche Império Carrera Cup na categoria sprint volta neste fim de semana, e será uma ocasião especial para a categoria: a quarta etapa da temporada 2019 será disputada no Autódromo do Estoril, em Portugal. Será a primeira vez na história em que as categorias sprint e endurance correrão no mesmo fim de semana -promessa de muita emoção com os carros de competição mais produzidos no planeta.

O certame de sprint tem em seu formato duas corridas de curta duração, de 25 minutos mais uma volta. A pontuação da primeira prova prevê 22 pontos para o vencedor, depois 20, 18, 16, 14, 12, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3 e 2 até o 15º colocado. Já a segunda dá 20 pontos ao ganhador, depois 18, 16, 14, 12, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1, também até o 15º classificado.

Todos os competidores pontuam nos campeonatos da Carrera Cup, com parte dos grids disputando também a classe GT3 Cup. Todos os carros são os Porsche 911 GT3 Cup, alguns da geração 991/1 e outros da geração 991/2. Os carros da geração mais recente têm motor de 4.0 litros, e, os anteriores, 3.8 litros.

Com três rodadas duplas disputadas até agora, o campeão da Carrera Cup 3.8 de 2018, Vitor Baptista, lidera a classe Carrera Cup 4.0, com 108 pontos contra 92 de Marçal Müller e 80 de Ricardo Baptista. Na Carrera Cup 3.8, Enzo Elias comanda a tabela com 12 pontos de vantagem sobre Felipe Baptista e 22 sobre Matheus Iorio.

Os irmãos Vitor e Felipe e Matheus Iorio -além de Marcel Coletta- competem nesta temporada com subsídios do Porsche Junior Program, pioneiro programa de desenvolvimento de jovens talentos que premia pilotos de 15 a 24 anos de idade com bolsas para disputar a Porsche Império Carrera Cup e indica, durante o segundo semestre, um participante para o “shootout” na Europa. É uma seletiva internacional que franqueia ao vencedor um vínculo com a montadora de Stuttgart possibilitando o desenvolvimento da carreira como piloto de fábrica.

Já na classe GT3 Cup 4.0, Rodrigo Mello ponteia a classificação com 42  pontos contra 34 de Adalberto Baptista. Por fim, Fran Lara é o líder da tabela na GT3 Cup 3.8 com um pontinho de frente sobre Urubatan Júnior.

Palco da etapa deste fim de semana, o autódromo português recebeu três edições da Porsche Império Carrera Cup, em 2011, 2012 e 2014. Porém, esta será a primeira vez que a categoria correrá no verão europeu. A corrida entrou com força no calendário de eventos oficiais da municipalidade de Cascais, e nos últimos dias os carros de corrida mais produzidos no planeta estiveram expostos em diversos pontos icônicos da região.

Estoril tem tradição de receber grandes categorias do esporte a motor, tendo sediado 13 edições do Grande Prêmio de Portugal de Fórmula 1, além de ter abrigado o Mundial de Motovelocidade por 13 temporadas. Foi palco da primeira vitória de Ayrton Senna na categoria máxima e também de triunfo do brasileiro Alex Barros na MotoGP.

A pista de 4.360 metros é conhecida pela grande reta dos boxes e curvas variadas, incluindo a Parabólica, na qual os carros percorrem um longo trecho virando para a direita justamente para entrar em aceleração total na reta principal.

Como as duas categorias vão correr no mesmo fim de semana, os treinos livres serão disputados na quinta-feira, com toda a programação da sprint, e as classificações e as corridas sendo realizadas na sexta-feira.

As provas serão exibidas pelos canais Sportv, bem como pelos portal Grande Prêmio e canais oficiais da Porsche Império Carrera Cup no Facebook e Youtube.

 

Confira a programação (horário local, 4 horas á frente do horário de Brasília):

Sexta-feira, 2 de agosto

09:00 às 09:15 – Classificação / Qualifying – CARRERA 4.0

09:27 às 09:37 – Classificação / Qualifying – (Top 10) – CARRERA 4.0

09:52 às 10:07 – Classificação / Qualifying – CARRERA 3.8

10:19 às 10:29 – Classificação / Qualifying – (Top 10) – CARRERA 3.8

11:42 às 12:10 – Corrida 1 / Race 1 – (25 min + 1 volta / 1 lap) – CARRERA 4.0

12:40 às 13:08 – Corrida 1 / Race 1 – (25 min + 1 volta / 1 lap) – CARRERA 3.8

15:40 às 16:08 – Corrida 2 / Race 2 – (25 min + 1 volta / 1 lap) – CARRERA 4.0

16:38 às 17:06 – Corrida 2 / Race 2 – (25 min + 1 volta / 1 lap) – CARRERA 3.8

 

Classificações dos campeonatos:

Carrera Cup 4.0

1º Vitor Baptista, 108 pontos

2º Marçal Müller, 92

3º Ricardo Baptista, 80

4º Miguel Paludo, 72

5º Eloi Khouri, 71

6º Werner Neugebauer, 65

7º Marcel Coletta, 64

8º Alceu Feldmann, 59

9º Pedro Aguiar, 49

10º Rodrigo Mello, 32

11º Maurizio Billi, 28

12º Adalberto Baptista, 25

Sylvio de Barros, 25

14º Dominique Teysseyre, 18

15º Tom Filho, 14

16º Rouman Ziemkiewicz, 14

17º Foressi, 14

18º Carlos Ambrósio, 13

19º Carlos Renaux, 4

 

GT3 Cup 4.0

1º Rodrigo Mello, 42

2º Adalberto Baptista, 34

Sylvio de Barros, 34

4º Maurizio Billi, 33

5º Dominique Teysseyre, 23

6º Foressi, 21

7º Tom Filho, 19

8º Carlos Ambrósio, 18

9º Rouman Ziemkiewicz, 17

10º Carlos Renaux, 6

 

Carrera Cup 3.8

1º Enzo Elias, 118

2º Felipe Baptista, 106

3º Matheus Iorio, 96

4º Marcelo Tomasoni, 73

5º Urubatan Junior, 60

6º Nelson Monteiro, 57

7º Fran Lara, 56

8º Ramon Alcaraz, 38

9º Marco Billi, 36

10º Nelsinho Marc, 30

Chico Horta, 30

12º Ayman Darwich, 22

Cesar Urnhani, 22

14º Paulo Totaro, 21

15º Murilo Coletta, 20

16º André Gaidzinski, 17

17º Eduardo Menossi, 15

18º Raphael Reis, 12

19º Leonardo Sanchez, 10

José Carlos Vitte, 10

21º Alessandro Marchini, 7

22º Gustavo Kiryla, 5

23º SangHo Kim, 4

24º Zeca Feffer, 3

25º Matheus Coletta, 0

 

GT3 Cup 3.8

1º Fran Lara, 45

2º Urubatan Junior, 44

3º Nelson Monteiro, 40

4º Ramon Alcaraz, 27

5º Marco Billi, 25

6º Nelsinho Marc, 20

7º Chico Horta, 18

8º Cesar Urnhani, 16

8º Ayman Darwich, 12

10º Paulo Totaro, 12

11º André Gaidzinski, 11

12º Alessandro Marchini, 5

13º José Carlos Vitte, 5

14º Eduardo Menossi, 2

15º Leonardo Sanchez, 0

SangHo Kim, 0

Zeca Feffer, 0

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade