Stock Car retorna ao Velopark, onde os pilotos Shell têm bom retrospecto

0

Átila Abreu e Galid Osman já venceram corridas no circuito gaúcho, Ricardo Zonta subiu ao pódio no ano passado e Gaetano di Mauro avançou ao Q3 na abertura da temporada

O quarteto patrocinado pela Shell na Stock Car volta ao campeonato neste fim de semana com a realização de mais uma etapa no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). O evento marca a primeira rodada dupla da segunda metade da temporada 2019, após a disputa da Corrida do Milhão.
O autódromo gaúcho tem o traçado mais curto de todo o campeonato, com apenas 2.278 metros de extensão. Com isso, os tempos na classificação prometem ser muito equilibrados. A pista tem dois bons pontos de ultrapassagem, na reta dos boxes e na reta oposta, além de “esses” de média e um cotovelo.
Dos pilotos da Shell, Átila Abreu é o de melhor retrospecto no Velopark, com quatro pódios e uma vitória em 2011, com a ultrapassagem que valeu o primeiro lugar sendo conseguida no finalzinho. Galid Osman conquistou sua primeira vitória no Velopark, em 2014, enquanto Ricardo Zonta subiu ao pódio em 2018. Já o estreante Gaetano di Mauro começou a temporada em alta velocidade avançando para o Q3 no Velopark com a máquina #11 da equipe Shell Helix Ultra.
Será a segunda visita da Stock ao Velopark em 2019. Na primeira, na abertura do campeonato, foi disputada apenas uma corrida, mas neste fim de semana está prevista uma rodada dupla, com treinamentos livres sendo realizados desde a sexta-feira.
No sábado, depois de mais um treino livre, a classificação será disputada a partir das 13h30 (de Brasília) – o site Globoesporte.com transmite ao vivo. Domingo, às 11h e 12h02, serão realizadas as duas provas, com exibição ao vivo do canal por assinatura Sportv3.

Maior patrocinadora do automobilismo brasileiro, a Shell tem envolvimento, além da Stock Car, com importantes categorias nacionais e internacionais como Stock Light, Porsche Carrera Cup, Fórmula 4, além do kart. Neste final de semana, a Academia Shell terá nada menos que dez de seus 13 competidores em ação, em Nova Santa Rita, Interlagos e Hockenheim.

O que eles disseram:
“A expectativa é boa, e a nossa meta é voltar para o top10 do campeonato, já que o furo de pneu na última etapa prejudicou bastante. Mas estamos com um carro rápido, em evolução, e foi lá onde conquistei minha primeira vitória, costumo ter bons resultados. Estou bem animado para essa segunda parte do campeonato.”
Galid Osman, piloto do carro #28 na Shell Helix Ultra
“O Velopark é o traçado mais curto da temporada, com duas retas e dois trechos mistos de baixa velocidade com freadas muito fortes, exige muita técnica. O essencial é já nos primeiros treinos definirmos uma boa estratégia e com isso fazermos uma boa classificação para buscar as primeiras posições no grid.”
Ricardo Zonta, piloto do carro #10 na Shell V-Power
“Estou ansioso depois de um fim de semana muito bom em Interlagos e por voltar à pista onde foi meu primeiro Q3, na primeira corrida deste ano. Vou para cima e espero trazer um bom resultado de lá.”
Gaetano di Mauro, piloto do carro #11 na Shell Helix Ultra
“Voltamos ao Velopark, onde foi realizada a primeira corrida da temporada e onde sofri meu acidente. Obviamente estou muito ansioso para voltar lá pois havia ido muito bem nos treinos. Estou louco para voltar lá, é uma das pistas que eu mais gosto no calendário. Lembra muito uma pista de rua no estilo de pilotagem. A grande diferença será em relação ao composto da primeira etapa. No começo do ano, andamos de pneus médios, e agora vamos andar de compostos duros. Isso deixa meio igual para todos, vamos trabalhar bastante para colher bons resultados.”
Átila Abreu, piloto do carro #51 na Shell V-Power
Programação da etapa:
Sexta-feira, 13 de setembro
8h30 – Shakedown
10h25 – Primeiro treino livre
13h15 – Segundo treino livre
Sábado, 14 de setembro
9h25 – Terceiro treino livre
13h30 – Classificação
Domingo, 15 de setembro
11h – Corrida 1
12h02 – Corrida 2

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade