Luiz Felipe e Jeff Giassi vencem a segunda etapa do Porsche eSports Carrera Cup Brasil

0

Dupla da F1APS Racing domina os 300 km de Spa-Francorchamps. Rodrigo Baronio e Bruno Risseto e Renan Azeredo e Adaildo Viera completam o pódio

O Porsche eSports Carrera Cup Brasil, primeiro campeonato oficial de automobilismo virtual chancelado por uma categoria no país, disputou a segunda prova do campeonato neste sábado (5). Luiz Felipe e Jeff Giassi venceram os 300 km de Spa-Francorchamps de forma incontestável, com Rodrigo Baronio e Bruno Risseto em segundo lugar e Renan Azeredo e Adaildo Viera em terceiro.

A prova foi disputada no simulador iRacing, a plataforma oficial de competições de eSports da Porsche Motorsport. Vale destacar que as 20 duplas inscritas na prova concorreram ao sorteio de duas clínicas de pilotagem da Porsche Cup e dois Porsche Experience, as voltas rápidas com um piloto profissional. Além disso, foram sorteados 300 ingressos de arquibancada entre os espectadores da corrida virtual, para acompanhar a última etapa do ano, dia 30 de novembro, em Interlagos.

Partindo da pole position, Luiz Felipe, piloto da F1APS, não deu chances para os adversários e manteve a posição após excelente largada. Já Renan Azeredo, que alinhou o carro #72 na segunda posição, não largou bem e caiu para o sexto lugar. Eduardo Borgert, Bruno do Carmo, Rodrigo Baronio e Erick Goldner fecharam o top 5 na primeira volta.

Com um ritmo forte, Luiz Felipe abriu uma boa vantagem e desgarrou do pelotão no início da prova. A grande disputa nas primeiras 10 voltas foi pelo segundo lugar. Melhor para Do Carmo e Baronio que fecharam o primeiro stint em segundo e terceiro, respectivamente.

No 12º giro, os líderes da corrida fizeram os primeiros pit stops. Luiz Felipe voltou na liderança com quase sete segundos de vantagem para Do Carmo, que era muito pressionado por Baronio. De tanto tentar, o piloto do carro #250 assumiu a segunda posição em bonita ultrapassagem. Outro competidor que se deu bem após a primeira parada no box foi Renan Azeredo, que na volta 15 já aparecia em quarto lugar, colado em Bruno do Carmo.

A segunda rodada de pit stop começou na volta 23 com a parada dos líderes e a troca dos pilotos. Ao término do giro 25, todos os pilotos fizeram as paradas e as posições foram mantidas, com Jeff Giassi assumindo o carro #1 e mantendo a ponta da prova.

Uma volta depois, Neto Nascimento escapou na curva sete e foi fortemente pressionado por Bruno Risseto e Adaíldo Vieria na disputa pela segunda posição. Após três voltas de grandes disputas, Risseto finalmente fez a ultrapassagem e assumiu o segundo posto. No fim da volta 28, Neto foi muito pressionado por Adaildo e acabou rodando na chicane, caindo para a quinta posição.

Na 34ª passagem, Jeff Giassi abriu a última janela de pit stop e voltou na quarta posição, deixando a liderança da corrida com Willian Cândido. Após a parada de todos os pilotos, as posições foram retomadas e Giassi voltou para o primeiro lugar com 17 segundos de vantagem para Risseto.

As últimas voltas foram marcadas pela disputa acirrada pelo quarto lugar entre Willian Cândido e Neto Nascimento. Apesar de muito tentar, Neto não conseguiu a ultrapassagem e finalizou em quinto lugar. Lá na frente, Jeff Giassi venceu com mais de 20 segundos de vantagem para o segundo colocado, Bruno Risseto. Adaildo Vieira fechou a prova em terceiro lugar garantido um lugar no pódio.

Vale lembrar que a festa do pódio será na etapa de encerramento da etapa real, dia 30 de novembro, no autódromo de Interlagos

O que eles disseram:

“O evento foi top desde o começo. O carro não estava fácil, estava dianteiro. Acabou sendo uma vantagem para mim, pois gosto de carro dianteiro. Fiquei satisfeito e fui tranquilo, fui economizando para entregar o carro para o Jeff sem problemas. Nós merecíamos isso, pois nos dedicamos muito. Quero agradecer a todos pelo apoio.”
Luiz Felipe

“A preparação não foi fácil, foi um caminho longo. Acho que encachamos uma boa dulpa. O meu melhor desempenho na corrida é no final, e o do Tavares no começo. Foi uma dupla muito equilibrada e o automobilismo é um esporte em equipe. O resultado veio da consequência de tanto treino. Quero agradecer todos os meus patrocinadores e todos da organização. Estou muito feliz de participar desse evento.”
Jeff Giassi

“Quero dedicar esse pódio para meu filho que acabou de nascer. O quali mostrou que a gente não conseguiu se acertar muito bem com o carro. Na corrida conseguimos recuperar três posições logo no começo e isso foi bom. Foi uma disputa muito legal, O Jeff estava muito acima, não tinha como disputar com ele. Nos veremos novamente em Interlagos. É isso aí.”
Rodrigo Baronio

“A corrida foi bem puxada. O setup estava bem complicado. Quero afradecer o Baroni por ter feito um grande primeiro stint, estava bem receoso com a combinação da pista e do carro. O Felipe e o Jeff estavam em outro planeta, ninguém ia conseguir acompanha-los. No mais, tive um stint tranquilo, foi bem difícil ultrapassar o Neto e quero agradece-lo por ter uma disputa limpa. A pista a noite é bem difícil, mas estou muito feliz. Quero agradecer a todo o pessoal da Porsche. Obrigado a todos.”
Bruno Risseto

“Quero parabenizar a todos pela organização. Foi um evento diferente do promeiro, com menos tempo de preparação. Isso fez com que a minha diferença de ritmo fosse mais larga do que na corrida anterior. Eu sabia que seria um pouco de sobrevivência na segunda parte da corrida, pois o desgaste de pneus estava alto. Eu tive que fazer dois stints com o pé lá no alto para economizar combustível. Estamos felizes com o pódio. ”
Adaildo Vieira

“Foi uma corrida muito complicada. A preparação foi mais curta, mas deu para encontrar um bom ritmo. Consegui o segundo tempo, mas larguei um pouco mal. Sai da pista e voltei no sétimo lugar. Tive que partir pra cima e economizar pneus, isso foi bem complicado e acabei prejudicando o stint do Adaildo. Ele guiou muito mais uma vez. Diante das circunstâncias, o P3 está de ótimo tamanho. Estou feliz, quero parabenizar o Luiz e o Jeff que pilotaram demais.”
Renan Azeredo

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade