Pastilhas de freio Cobreq equipam caminhões de corrida  

0

Para suportar condições extremas de uma corrida de caminhões é preciso que os veículos estejam equipados com produtos resistentes e que garantam segurança e performance nas provas. O sistema de freio dos gigantes da velocidade tem importância fundamental e os seus componentes, como as pastilhas de freio, devem ser desenvolvidas com alta tecnologia. 

Os caminhões dos pilotos que disputam a Copa Truck contam com pastilhas de freio dianteiras e traseiras produzidas pela Cobreq. Durante as provas, as peças são exigidas ao extremo ao enfrentar situações críticas, considerando que um caminhão de quase 5 toneladas utiliza o freio seguidas vezes em alta velocidade em uma hora de corrida. “As pastilhas de freio são de alta performance e suportam temperaturas que podem ultrapassar 500° C, dependendo da situação e circuitos”, comenta Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, detentora da marca Cobreq.

Segundo o coordenador de assistência técnica, os veículos de competição dessa natureza, muito pesados, requerem maior estabilidade de atrito em diversas faixas de temperatura e pressão no sistema de freio. “Durante as frenagens o aumento de temperatura pode ser muito elevado e a utilização de componentes adequados no sistema permitem a melhor performance ”, reforça.

 

Embora produzida com material de qualidade, a pastilha de freio deve ser verificada e substituída por uma nova a cada prova, garantindo segurança aos pilotos.

 

Este ano, já foram realizadas sete etapas da Copa Truck. A próxima competição acontece dia 27 de outubro, no Velopark em Nova Santa Rita (RS). A grande final está prevista para dia 8 de dezembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

 

SOBRE A COBREQ

A Cobreq é uma das marcas do grupo TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo. A empresa desenvolve lonas, sapatas e pastilhas de freio abrangendo veículos das linhas leve, pesada e de motos. Localizada em uma área de 100 mil m², em Salto, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo TMD Friction fora da Europa. Para mais informações, acesse www.cobreq.com.br

Sobre o Grupo TMD Friction

A TMD Friction, um grupo da Nisshinbo Holdings Inc., é líder global na fabricação de pastilhas de freio para a indústria automotiva. Também fabrica pastilhas de freio a disco e lonas de freio a tambor para aplicações em diversos tipos de veículos. Seu portfólio de produtos também inclui pastilhas de freio esportivas, bem como materiais de fricção para esse segmento. A TMD Friction atende ao mercado global de peças de reposição por meio das marcas Textar, Nisshinbo, Mintex, Don, Pagid e Cobreq, além de desenvolver e produzir revestimentos de fricção para a indústria sob as marcas Cosid e Dynotherm. O TMD Friction Group tem quatro plantas fabris na Alemanha, além de outras unidades na Europa, nos EUA, Brasil, México, China, Japão e África do Sul. O grupo possui mais de 5 mil colaboradores em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.tmdfriction.com.

 Por: Alfapress Comunicações

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade