Paulista Off-Road entra na reta final em ritmo alucinante

0

A penúltima etapa da temporada 2019 do Campeonato Paulista Off-Road colocou os participantes à toda prova, em uma disputa rápida que exigiu bastante da pilotagem e da navegação

Eufóricos… Assim estavam os pilotos e navegadores ao terminarem a quinta etapa do Paulista Off-Road que, pela primeira vez esteve na cidade de Mogi das Cruzes (SP). O certame foi realizado no sábado, 26 de outubro, e reuniu 77 duplas, divididas nas categorias Super Máster, Graduados, Turismo, Turismo Light e Suzuki Off-Road. Foram quatro horas e quarenta minutos de competição, que teve largada do Mogi Shopping, às 9h.

Em uma região inédita para os participantes, o diretor de prova, Clayton Prado, caprichou no levantamento dos 170 quilômetros – com 94 quilômetros navegados – e entregou um rali de regularidade que percorreu áreas de plantações de eucaliptos e estradas vicinais em meio as montanhas que cortam o Alto do Tiête. Entre subidas e descidas, laços e várias referências de curvas, os motores roncaram alto e os off-roaders levantaram a poeira para manter as médias de velocidade justas exigidas em planilha. O terreno mesclou chão batido, com areia, muitas pedras e algumas erosões. O neutro aconteceu na Pedro Montada, em Guararema (SP).

“O Clayton sabe fazer boas provas! É impressionante como ele sempre supera… Tivemos um rali extremamente dinâmico, com médias de velocidade condizentes para cada categoria e que manteve a adrenalina alta do início ao fim”, comentou o piloto José Eduardo Guerra, que mora em Uberlândia (MG). Inclusive, essa é uma característica do Paulista Off-Road que atrai competidores não somente de São Paulo, mas também de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Entre subidas, descidas, pedras e erosões…

Depois de superarem diversos obstáculos naturais, acelerarem e frearem, os vencedores da etapa foram conhecidos. Pela categoria Máster, a dupla Gustavo Valente e Matheus Mazzei conquistou o primeiro lugar. Em segundo lugar, ficou José Carlos da Silva e Roberto Luiz Spessato, e em terceiro, Marcos Leal e Rodrigo Peternelli. “Prova rápida; e passamos um sufoco no final, com o combustível entrando na reserva e nos dando um baita susto. Tinha tudo para dar errado, mas, Graças a Deus, deu tudo certo”, comemorou Valente.

Pela Graduados, os campeões foram Amir Novaes e Marcelo Novaes. “Foi uma etapa muito rápida, e as medidas estavam perfeitas, era só confiar no que a planilha indicava. E finalmente o nosso primeiro lugar veio, pois faz tempo que vínhamos batendo na trave”, disse o navegador. Na segunda posição ficaram Paula Breves e Vilma Rafael, seguidas por Alexandre Lopes Chaves e Pedro Donizeti Della Colletta.

Na Turismo, subiram no topo do pódio Daniel Manse e Mirella Kurata. “As médias de velocidades estavam excelentes, proporcionando uma prova bem gostosa. Para a navegadora foi difícil, pois o pneu estava escorregando bastante e precisou de vários ajustes no hodômetro. Estamos andando bem neste campeonato, em uma disputa acirrada na Turismo”, apontou o piloto. Logo atrás vieram Renato Rocha e Rubens Vieira Pedro, e Ricardo de Farias Oliveira e Wilson Rodrigues Pinto, nas segunda e terceira posições, respectivamente.

O piloto Caio Cesar Fingolo e o navegador Carlos Henrique Fingolo Júnior foram os mais regulares da categoria Turismo Light. “Essa etapa foi mais para a pilotagem e a nossa maior dificuldade foi manter a velocidade exigida. Na prova passada, obtivemos o quinto lugar e colocamos como meta para essa etapa a vitória, e conseguimos!”, declarou Caio. Em segundo lugar ficaram Vitor Nicolai Larizza e Renata Cristina Cicaroni, e em terceiro, Paulo Silvestre Tavares e Elisabete G. Tavares.

Entre os off-roaders da Suzuki Off-Road – a mais competitiva, com 22 carros –, os melhores foram João Carlos Afonso Estanqueiro e Lucia de Fátima Estanqueiro. “Viemos em uma sequência de bons resultados, mas estamos aprendendo. Acredito também que a sorte está do nosso lado”, brincou o piloto. “Foram mais de quatro horas de rali que passaram rápido demais, foi divertido”, completou.

Em ritmo de decisão, o Paulista Off-Road caminha agora para a fase decisiva. A sexta e última etapa será no dia 07 de dezembro, na cidade de Taubaté (SP), no Vale do Paraíba.

Ação social

Em todas as etapas, o Paulista Off-Road desenvolve uma ação social a fim de ajudar as instituições carentes da cidade sede, sendo que, como parte das inscrições, é solicitado um tipo de mantimento e, no caso de Mogi das Cruzes, foi pedido uma caixa de leite por dupla.

“O evento conseguiu arrecadar 1 tonelada de leite, que será distribuída entre cinco entidades que trabalham com idosos de Mogi. Agradecemos de coração essa iniciativa, que ajudará por pelo menos um mês cada uma dessas casas. Ou seja, o dinheiro que elas empregariam para a compra de leite, poderá se direcionado para outras necessidades”, agradeceu a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo.

 

O Campeonato Paulista Off Road conta com o apoio de: Suzuki Motors, FD Stands & Displays, SFI Chips, Via Gastro, REDD Brindes, Tulipa Rally, Street Motors, Miltfort, Milparts e Supertire/Coopertire.

Também teve o apoio local de: Mogi Shopping, Viseu Burger & Steak House, Colégio Brasílis, Fundo Social de Mogi das Cruzes, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

Por: Liberdade de Ideias

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade