Miguel Paludo vence na Porsche Império Carrera Cup 4.0 e segue vivo para disputar o título com Marcel Coletta e Marçal Müller

0

Rodrigo Mello vence na GT3 Cup com Maurizio Billi em segundo, assume a liderança na classe e é o pole na prova de domingo

O pole-position Miguel Paludo venceu pela primeira vez em 2019 e garantiu sobrevida em sua disputa pelo título da Porsche Império Carrera Cup 4.0. Maior campeão dos 15 anos de história da categoria, o competidor do carro #7 da Brandt disputa neste domingo o título contra os jovens Marcel Coletta, 18, e Marçal Müller, 27. A jornada final do campeonato de sprint da Porsche Cup Império acontece dentro da programação oficial do GP Brasil de F1 em Interlagos.

O segundo lugar na corrida de abertura ficou com Coletta e o carro #177 com as cores da Cimed. Com o resultado, ele subiu para a vice-liderança na tabela de pontos: foi a 156 pontos -mas, aplicados os descartes regulamentares dos dois piores resultados do ano leva vantagem sobre Müller.

Quarto colocado na prova depois de um quali complicado que lhe rendeu apenas o sétimo posto no grid, Marçal Müller é o novo líder nos pontos corridos. O competidor do carro #544 com as cores da Patrus Transportes agora soma 160. Mas, como descarta oito e tem menos vitórias que Coletta, na prática, ele precisa terminar a corrida de domingo ao menos três posições à frente do adversário.

Já Paludo tem, com descartes, acumulados os mesmos 142 pontos que tem nos pontos corridos. Ele precisa ser no mínimo segundo colocado e torcer para os oponentes zerarem no domingo.

O terceiro colocado na prova foi o atual campeão de sprint, Werner Neugebauer, com o bicampeão Ricardo Baptista completando o top5.

Pela classe GT3 Cup 4.0, os ventos sopraram a favor de Rodrigo Mello. Ele venceu a corrida com o sétimo lugar no geral e viu seus adversários mais próximos (Sylvio de Barros e Adalberto Baptista) enfrentarem contratempos. Com isso, o piloto do carro #29 reassumiu a liderança nos pontos. Depois de uma performance consistente com o décimo lugar no geral, Maurizio Billi levou o carro #34 para a vice-liderança na classe.

Na matemática do campeonato, aplicados os descartes Mello lidera com cinco pontos de vantagem sobre Sylvio e Billi. Apenas os três conservam chances de título
Após o sorteio no pódio, foi determinada a inversão de sete posições para determinar o grid de domingo. Assim, Mello larga na pole Müller em quarto, Coletta em sexto e Paludo em sétimo.

A programação deste domingo tem início às 9h com a segunda corrida da categoria 3.8 (a primeira é nesta tarde, às 16h30, com transmissão do Sportv 2). A jornada de domingo será exibida ao vivo pelo Sportv 3.

A corrida
Paludo não fez uma boa largada saindo da pole e caiu para o terceiro lugar. Coletta e Neugebauer aproveitaram, assumindo primeiro e segundo lugares, respectivamente. Brigando pelo título, Müller fez boa largada e fechou a primeira volta no quinto lugar, atrás de Ricardo Baptista. Na GT3, Rodrigo Mello, Adalberto Baptista e Murizio Billi eram os três primeiros.

Na abertura da segunda volta, Marçal colocou por dentro na tomada do S do Senna e ultrapassou Baptista. Os carros chegaram a se tocar na segunda perna, mas sem gravidade. No meio do pelotão, Alceu Feldman ganhava a posição de Eloi Khouri e assumia o 11º lugar. Pela GT3, Sylvio de Barros e Carlos Ambrósio saíram da pista e caíram para o final do grid.

Com seis voltas completadas, Marcel era o líder com seis décimos de vantagem para Neugebauer, que era bastante pressionado por Paludo -ele precisava abrir caminho para continuar sonhando com o título. Müller vinha em quarto, com 3,5 segundos de desvantagem.

De tanto insistir, Paludo finalmente conseguiu a ultrapassagem em Werner. No final da sexta volta, o piloto do carro #8 acabou saindo de traseira e não resistiu ao ataque de Miguel. O competidor do carro #7 mostrou estar com a faca nos dentes e não esperou nem uma volta par assumir a ponta da corrida, na abertura do oitavo giro, com manobra tranquila sobre Coletta. Na GT3, Rodrigo Mello liderava com três segundos de vantagem para Billi, que ocupava a décima posição no geral.

Restando cinco minutos, Paludo abriu uma confortável vantagem de dois segundos para Coletta, que sofria forte ataque de Werner. O piloto, que corria com as cores da Shell, deu uma traseirada sobre a zebra na entrada da reta oposta, mas demonstrou grande habilidade ao controlar o carro e se manter na pista. Com isso, Marcel conseguiu abrir mais de um segundo e obteve alívio na pressão que sofria.

Werner bem que tentou se reaproximar, mas não havia mais tempo suficiente para superar Coletta. A vitória ficou mesmo com Paludo, que se manteve vivo na busca pelo campeonato. Marcel foi o segundo colocado, Werner em terceiro, Müller em quarto e Ricardo Baptista em quinto. Na GT3, Mello venceu a prova, seguido por Billi, Tomasoni, Ambrósio e Marcelo Franco.

Resultado
1. Miguel Paludo, 17 voltas em 27:50.003
2. Marcel Coletta, a 3.289
3. Werner Neugebauer, a 5.120
4. Marçal Müller, a 14.199
5. Ricardo Baptista, a 20.630
6. Alceu Feldmann, a 26.836
7. Rodrigo Mello*, a 28.263
8. Lico Kaesemodel, a 29.334
9. Pedro Aguiar, a 34.418
10. Maurizio Billi*, a 34.879
11. Eloi Khouri, a 35.292
12. Renato Braga, a 57.732
13. Marcelo Tomasoni*, a 1:05.517
14. Carlos Ambrósio*, a 1:11.988
15. Marcelo Franco*, a 1:17.641
16. Sylvio de Barros*, a 1:18.039
17. Rodolfo Toni*, 1:18.064
18. Pedro Marreiros*, 1:31.234
19. Adalberto Baptista*, 1:32.543
* GT3 Cup

O que eles disseram:

“Eu achei que a largada não seria validada, mas acabou valendo e isso me prejudicou. Procurei pressionar o Werner e ao mesmo tempo poupar pneus e acabou dando certo. Passei pelo Werner, cheguei no Coletta e consegui ultrapassar. A partir desse momento, imprimi um ritmo forte e consegui abrir. Estou muito feliz com o resultado, conseguimos cumprir o objetivo. Quero agradecer a Brandt e dedicar para eles a vitória.”
Miguel Paludo

“Fiz uma corrida pensando no campeonato. O Paludo me atacou e eu nem me defendi. Amanhã é correr com o regulamento em baixo do braço e tentar manter a distância no campeonato e trazer o título para casa”
Marcel Coletta

“Foi uma prova de all in para mim. Saí de sétimo e consegui chegar em quarto e isso me mantem vivo no campeonato. Para amanhã vai ter inversão de grid e agora é concentrar para fazer uma boa prova e quem sabe conquistar o título.”
Marçal Müller

“Foi uma pena o pneus estarem frios na largada, acabei perdendo tração e o Marcel conseguiu me passar. Foi bem legal, era esse o plano. O Miguel acabou largando mal e eu consegui colocar por dentro. Foi uma pena meu carro perder tanto rendimento durante a corrida. Mas foi divertido.”
Werner Neugebauer

“Eu sabia que estava rápido, sabia que estava próximo dos carros da Carrera. Eu queria olhar para frente e não me preocupei com quem estava atrás de mim. Meu foco foi fazer uma corrida forte. Isso me dá muita confiança para a corrida de amanhã e para a disputa desse título.”
Rodrigo Mello

Os Campeonatos
Carrera Cup 4.0 (sem descartes)
1. Marçal Müller, 160 pontos
2. Marcel Coletta, 156
3. Vitor Baptista, 154
4. Ricardo Baptista, 148
5. Miguel Paludo, 142
6. Eloi Khouri, 118
7. Werner Neugebauer, 117
8. Alceu Feldmann, 103
9. Pedro Aguiar, 94
10. Rodrigo Mello, 64
11. Maurizio Billi, 58
12. Sylvio de Barros, 57
13. Adalberto Baptista, 49
14. Dominique Teysseyre, 34
15. Rouman Ziemkiewicz, 29
16. Carlos Ambrósio, 25
17. Tom Filho, 14
Foressi, 14
Daniel Schneider, 14
20. Lico Kaesemodel, 9
21. Renato Braga, 5
22. Carlos Renaux, 4
Marcelo Tomasoni, 4
24. Rodolfo Toni, 3
25. Neto, 2
Marcelo Franco, 2
27. Pedro Marreiros, 0

GT3 Cup 4.0 (sem descartes)
1. Rodrigo Mello, 78 pontos
2. Sylvio de Barros, 77
3. Maurizio Billi, 70
4. Adalberto Baptista, 63
5. Dominique Teysseyre, 42
6. Rouman Ziemkiewicz, 35
Carlos Ambrósio, 35
8. Foressi, 21
9. Tom Filho, 19
10. Rodolfo Toni, 8
Marcelo Tomasoni, 8
12. Carlos Renaux, 6
Marcelo Franco, 6
14. Neto, 3
Pedro Marreiros, 3

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade