Seid e Nobre os Campeões de 2019, Frossard é Vice!

0

Disputas emocionantes até a última prova

Apesar de definidos com antecedência os Campeões da Temporada em vigor, que são Alex Seid e André Nobre, a dupla do carro #7, disputas e emoções não faltaram na data de 22 de dezembro de 2019, o domingo que marcou o encerramento da atual Temporada da Fórmula Inter.

Mas a disputa pelo o vice-campeonato estava em aberto, Raphael Frossard e Edu Pimenta, sob muito Sol, tiveram como palco para a batalha o traçado do autódromo de Interlagos, situado na zona Sul de São Paulo.

 

A ação do final de semana de competição, da sempre inovadora categoria de fórmulas do Brasil, teve início na sexta-feira (20), com as sessões de Treinos Livres.

 

Os Treinos Livres

 

TL-1 (manhã)

Na sessão da manhã André Nobre cravou o melhor tempo com 1’47”000 seguido de Raphael Frossard com seus 1’47”781, Luiz Cesar e Edu Pimenta foram os outros dois pilotos que treinaram.

 

TL-2 (tarde)

Na sessão da tarde Frossard foi o mais veloz com 1’47”017 com Edu Pimenta em segundo em 1’48”870, André Nobre, Luiz Cesar e Edu Bruza também testaram seus carros.

 

As Classificações

 

Classificação-1

Reservado para que os pilotos assegurassem suas posições no grid da primeira corrida, o sábado (21) teve uma adesão maior de pilotos, que aceleraram forte em busca dos melhores tempos.

Bem pela manhã Raphael Frossard assegura a pole position para a Corrida-1 virando 1’47”638. Edu Pimenta foi o segundo melhor com 1’48”367, Edu Bruza em terceiro 1’48”882, Luiz Cesar em quarto, Alex Seid em quinto, Isac Yang o sexto e Sang Ho Kim em sétimo.

 

Classificação-2

 

A surpresa do final de semana se deu com a inesperada confirmação da participação de Daniel Mageste na Corrida-2!

Essa somente se deu minutos antes da Classificação-2 ocorrer, acontecendo através de uma iniciativa dos próprios pilotos da categoria que se organizaram e juntos arrecadaram o valor necessário para viabilizar a inclusão do piloto representante de Volta Redonda-RJ, no grid da última etapa da F.Inter em 2019.

E Mageste não decepcionou! A bordo do cockpit do MG15 #13, foi para o traçado da pista paulistana e simplesmente cravou o melhor tempo da segunda Classificação do dia, garantindo a pole position com 1’46”090 (o melhor registro de volta da categoria nessa etapa!)!

Edu Bruza foi o segundo mais rápido com 1’46”792, Luiz Cesar faturou a terceira colocação em 1’48”335, em quarto veio Edu Pimenta, o quinto foi André Nobre, em sexto Isac Yang, sétimo para Sang Ho Kim e Raphael Frossard – com problemas – fez somente o oitavo tempo.

 

As Corridas

 

Corrida-1

A largada em movimento, como de praxe na categoria, aconteceu ainda pela manhã do ensolarado, mas de temperatura agradável, domingo de provas.

 

Frossard, diretamente envolvido na luta pelo vice-campeonato de 2019, sabia de suas possibilidades para essa conquista e parte para a prova com o modo “ataque” ligado! Em seu retrovisor, ao contornar pela primeira vez a curva do Sol, vê o seu rival na busca do título de vice campeão, o piloto Edu Pimenta, mas na curva do lago quem está em ali já é Edu Bruza, que superou Pimenta na freada ao fim da reta oposta.

Na sequência vem Luiz Cesar, Alex Seid, Isac Yang e Sang Ho Kim.

Ao contornar a curva do lago, Luiz Cesar sente a traseira de seu MG15 #33 perder aderência e acontece sua rodada, Seid que vinha bem próximo não consegue desviar totalmente e acabam se chocando, onde Seid dá um giro de 360° e volta rapidamente para o traçado, já Luiz Cesar é obrigado a abandonar a prova devido a problemas em seu carro.

A partir de então, Frossard segue na liderança sofrendo pressão de Bruza, distantes de Pimenta, com Yang, Seid (agora em corrida de recuperação) e Ho Kim em sequência. Bruza escapa do traçado e perde o contato com Frossard, traz o carro de volta, mas entra nos boxes na sequência, o que faz com que Pimenta assuma a segunda colocação.

A neutralização da prova acontece com entrada na pista do Safety Car Programado e todos se concentram em manter a temperatura dos pneus slick Yokohama. A relargada ocorre com a retirada do Safety Car do traçado e em fila indiana os pilotos aceleram a fundo os seus MG15 para a continuidade da Corrida-1.

Estão lá Frossard, Pimenta, Yang, Ho Kim e Seid.

Alex Seid aproveitou uma desgarrada de Sang Ho Kim, assumiu a quarta colocação e a partir desse instante passou a pressionar Isac Yang.

Ao chegarem na tomada para o contorno da curva do Laranjinha, Alex Seid perde aderência na traseira de seu carro e roda sozinho! Isac Yang que vinha logo atrás tenta desviar, mas a colisão foi inevitável. Com o choque Yang abandona ao constatar que não conseguiria mais avançar na prova devido as avarias em seu belo MG15 e Seid, mais uma vez, segue em prova de recuperação.

Nesse momento Edu Bruza retorna a pista com algumas voltas de atraso em relação aos demais. Após essa colisão, a segunda do dia para Alex Seid, ele entra nos boxes e rapidamente retorna a disputa, então, de volta a prova, trava um belo duelo com Edu Bruza, onde alternam-se na quarta posição, com seguidas ultrapassagens entre si.

 

Enquanto isso, lá na ponta da prova, isolado na liderança, Frossard se mostra extremamente concentrado, tanto que chega a registrar a volta mais rápida da Corrida-1, cravando 1’47”936, conduzindo seu MG15 #53 até a bandeirada final e vencendo a prova de ponta a ponta!

Com a vitória o piloto Raphael Frossard conquista o título de Vice-Campeão 2019 da F.Inter! Edu Pimenta cruza a linha de chegada em segundo e sagra-se o Terceiro melhor colocado na Temporada 2019! Na sequência chegam, Sang Ho Kim em terceiro, Alex Seid em quarto e Edu Bruza em quinto.

 

 

Corrida-2

Sol a pico e muito, muito calor para a Corrida-2, a última da categoria em 2019!

 

Box aberto!”, é o que se ouviu em alto e bom som vindo dos alto-falantes na área de boxes/paddock do autódromo de Interlagos-SP e um a um os pilotos foram deixando o local a bordo de seus MG15, em direção a pista. Já no traçado, André Nobre, buscando um melhor aquecimento de seus pneus, acabou rodando na volta de instalação, mas se reintegrou rapidamente ao grupo.

O piloto Daniel Mageste, autor da pole position para a segunda corrida do dia, que estava felicíssimo com o presente recebido no dia anterior dos companheiros de categoria (que viabilizaram sua participação nessa corrida), fez a volta de instalação para alinhamento de grid de forma incompleta, voltando direta e rapidamente para os boxes, indício de problemas…

Dada a largada Edu Bruza que herdou a pole position com a entrada de Mageste nos boxes, mantém a primeira colocação sendo muito pressionado por Edu Pimenta e Luiz Cesar, que saiu do traçado no final da reta principal e foi parar na quinta colocação.

Raphael Frossard repete a concentração e performance apresentadas na prova anterior e partindo do oitavo posto faz uma bela manobra e conquista a quarta colocação, não satisfeito passou a atacar André Nobre pela terceira posição.

Na sequência vinham Luiz Cesar, Isac Yang, Sang Ho Kim, mas nada de Daniel Mageste, que esperava-se largar dos boxes, porém o problema que o levou até lá, também o fez – infelizmente – abandonar a prova.

Bruza e Pimenta, primeiro e segundo colocados, abrem pequena vantagem para os demais, enquanto que na terceira colocação nada estava definido, pois Frossard, decididamente pressionava Nobre pela posição, conquistando-a após algumas investidas. Em seguida o piloto do #53 se vê muito próximo a Pimenta e então ataca também ao #110, de forma indefensável para Pimenta, que cai para a 3ª colocação.

A partir daí Frossard em seu Cinza Chumbo #53 passa a “mirar” no líder da prova, Edu Bruza.

Não demora muito até que Raphael Frossard elimine a diferença que o separava de Bruza e começasse os ataques a liderança da prova. Em dado momento, na entrada da curva do Laranjinha, assumiu a primeira colocação, no mesmo momento em que Luiz Cesar e Isac Yang lutavam direta e acirradamente pela quinta colocação!

A corrida atinge a sua metade e o Safety Car Programado entra na pista, neutralizando-a enquanto permanece no traçado, pilotos efetuam então um frenético ziguezague em busca de tentar manter a temperatura dos pneus.

A prova recomeça e Raphael Frossard mantém a liderança enquanto que Edu Bruza na segunda posição é atacado por Edu Pimenta, o terceiro, que é pressionado por André Nobre em quarto que tem que se defender de Luiz Cesar em quinto, Isac Yang e Sang Ho Kim completam o pelotão assistindo a tudo muito proximamente.

André Nobre aproximou-se muito rapidamente de Luiz Cesar, sem tomada, abortou a tentativa de ultrapassagem, espalhou um pouco demais na entrada do “S” de baixa e viu Yang tirando a diferença que os separavam, investir na tentativa de lhe superar e conquistar sua posição, tocaram-se levemente.

Isac Yang manteve-se no traçado, seguiu em frente, concentrado em tentar conquistar a posição de Luiz Cesar, enquanto que Nobre rodou, conseguiu voltar para a prova, mas mais do que só perder o contato que tinha com Cesar e Yang, perdeu também a posição para Sang Ho Kim.

Na ponta da prova Raphael Frossard segue liderando, defendendo-se dos ataques de Bruza pra cima dele e ainda cravou novamente a volta mais rápida, dessa vez em 1’48”442, enquanto que na terceira colocação, isolado, vem o piloto Edu Pimenta. Um pouco mais atrás uma batalha épica é travada entre Isac Yang e Luiz Cesar!

Yang ataca e conquista a quarta colocação do #33, mas Cesar se mantém extremamente próximo ao #911, aguardando o melhor momento de atacar e o faz, reconquistando a colocação, porém, agora é Isac quem não alivia e ataca novamente efetuando a ultrapassagem pra cima de Luiz e mais uma vez conquistando a quarta posição.

 

Anunciada a última volta, Edu Bruza de forma decidida parte para um “tudo ou nada” e investe pra cima de Raphael Frossard na entrada da curva do Laranjinha, palco de diversas ultrapassagens e tentativas nessa etapa, mas Frossard mantém-se no traçado defensivamente, ainda que do lado externo da famigerada curva e não permite a conclusão da ultrapassagem por Bruza.

Na linha de chegada a sequência de recebimento da bandeirada foi, Raphael Frossard em primeiro, Edu Bruza o segundo, Edu Pimenta em terceiro, Luiz Cesar o quarto colocado (reconquistando a posição no finalzinho da prova), Isac Yang em quinto, Sang Ho Kim em sexto e André Nobre o sétimo.

 

 

Confira os resultados das duas provas da 9ª e última Etapa da Fórmula Inter em 2019:

 

Corrida 1

 

1º – Raphael Frossard

2º – Edu Pimenta;

3º – Sang Ho Kim;

4º – Alex Seid;

5º – Edu Bruza.

 

Não completaram:

 

Isac Yang, Luiz Cesar.

 

 

Corrida 2

 

1º – Raphael Frossard;

2º – Edu Bruza;

3º – Edu Pimenta;

4º – Luiz Cesar;

5º – Isac Yang;

6º – Sang Ho Kim;

7º – André Nobre.

 

Não completou:

 

Daniel Mageste

 

 

Mais uma Temporada concluída

 

A temporada 2019 da Fórmula Inter foi a terceira da nossa história e trouxe – como em todos os anos anteriores – uma série de novidades no âmbito do automobilismo brasileiro. Mais uma vez mostrou uma capacidade inigualável de se reinventar e proporcionar aprendizado e disputas de alto nível para os pilotos, de forma segura e alicerçada tecnicamente por uma competente equipe de profissionais que se desdobram e contribuem sempre para o sucesso comum, superando obstáculos e dificuldades inerentes a realização de eventos de esporte a motor em um mercado tão peculiar como é o de nosso país.

 

Gostaríamos de agradecer a todos que nos prestigiaram em mais essa jornada, que contribuíram e/ou colaboraram de alguma forma para a realização de mais essa temporada e deixamos aqui a nossa certeza de que em 2020 estaremos de volta com ainda mais garra, determinação e – como não poderia deixar de ser – muitas inovações, que de certa forma vem contribuindo para o avanço do automobilismo brasileiro.

 

Um forte abraço de toda a Equipe Fórmula Inter! Nos vemos em breve…

 

F.Inter 2020 – #GoFaster

 

 

Em 2019 a Fórmula Inter contou com o patrocínio de:

Ursoft – Soluções em Internet

 

E apoio de:

Yokohama Pneus | NGK Spark Plugs – Brasil | Tecpads – Sistemas de Freios | Branco Blindagens | Kãguru Jeans

 

 

Fale com a gente através de nosso site e nossas redes sociais. Acesse, curta, compartilhe e comente:

 

Website: formulainter.com.br

Instagram: instagram.com/formulainter

Facebook: facebook.com/formulainter

Twitter: twitter.com/formulainter

YouTube: youtube.com/formulainter

Assessoria de Imprensa: Ronaldo Arrighi – ronaldo@formulainter.com.br

 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade