Gianluca Petecof leva cores da Shell para a F3 Regional Europa em 2020 com a equipe Prema

0

Piloto de 17 anos parte para sua terceira temporada como membro da Ferrari Driver Academy

Após duas temporadas, 80 corridas, 20 pódios, 6 vitórias, 4 poles, um vice-campeonato e o título de rookie of the year na Fórmula 4, Gianluca Petecof terá um novo desafio em 2020: o piloto da Academia Shell vai disputar a F3 Regional Europa nesta temporada.

Membro da Ferrari Driver Academy desde 2018, o competidor de 17 anos de idade segue com a equipe Prema, escuderia vinculada à mítica casa de Maranello e tradicionalíssima força nas categorias de base de monopostos. A Prema dominou amplamente o campeonato da F3 Regional do ano passado, o primeiro da história da categoria. Foram 16 vitórias em 24 provas, dez delas conquistadas pelo dinamarquês Frederik Vesti.

A F3 Regional Europa realiza oito rodadas triplas nesta temporada, cinco delas em pistas que integram o calendário da F1: Paul Ricard, Monza, Hungaroring, Red Bul Ring e Barcelona. É a categoria intermediárias entre F4 e a F3 FIA (antiga GP3) que mais pontos confere para a superlicença da FIA: 25 para o campeão.

Os carros são montados no chassi Tatuus F3 T-318 com monocoque em fibra de carbono e equipados com motores Alfa Romeo de 270 HP.

Petecof integra a Academia Shell Racing desde sua fundação, em 2015. Depois de conquistar todos os títulos no kartismo brasileiro, competiu um ano de kart na Europa pela tradicional equipe Tony Kart. Sua performance no Campeonato Mundial rendeu convite para ingressar na Ferrari Driver Academy em 2018.

Desde então o piloto mora em Maranello e faz parte do mesmo programa de desenvolvimento de pilotos que emplacou o monegasco Charles Leclerc nos carros de competição mais cobiçados no planeta.

A temporada 2020 da F3 Regional Europa tem início no fim de semana de 26 de abril, em Paul Ricard.

 

Entrevista com Gianluca Petecof:

 

Pergunta: 2020 é seu terceiro ano na Ferrari Driver Academy e vivendo em Maranello. Como a experiência das duas últimas temporadas pode ajudar na disputa da F3 Regional?

Gianluca Petecof: Esta será minha terceira temporada consecutiva com a FDA, correndo pela Prema e vivendo em Maranello. Em primeiro lugar, tenho que agradecer muito à Academia Shell por seu papel decisivo neste projeto.

Sem dúvida depois de dois anos seguidos com essa experiência vai ajudar muito. Qualquer ambiente onde o profissional chega já sabendo o que esperar, já sabendo como as coisas funcionam e conhecendo as pessoas e a dinâmica de trabalho favorece a focar 100% no trabalho que precisa ser executado e menos na adaptação. Então isso com certeza será decisivo, especialmente por se tratar do meu primeiro ano na F3 Regional. É importante para colocar 100% de atenção na performance.

 

Pergunta: Qual sua meta no campeonato?

Petecof: A meta para 2020 é entregar todo nosso potencial. É uma categoria nova, na qual a maioria dos pilotos faz sua primeira temporada, como eu. Então o nível de experiência de todos vai estar bem igualado. Acho que o que faltou ano passado foi exatamente isso: entregar todo nosso potencial, perdendo pontos por incidentes e confusões que não deveriam ter acontecido. Então contando que a gente entregue 100% do nosso potencial e realmente traga para casa os pontos que merecermos, acredito que será uma temporada ótima, de resultados muito positivos. Mas, por agora, é focar nessa consistência e evitar erros.

 

Pergunta: Como foi seu contato com o carro da F3 Regional? O que ele apresenta de upgrade em relação ao F4 que pilotou nos dois últimos anos?

Petecof: Os primeiros testes com o carro foram muito positivos. Fiz os testes de inverno depois da temporada 2019. É um ótimo passo à frente da F4. Mas também não é nada tão diferente em termos de guiada, por ser um carro muito pesado. Então a relação peso/potência é similar à da F4. As principais diferenças são em áreas em que o F4 é bem limitado e o Regional já apresenta melhoras: é o freio, que neste ano será igual o da FIA F3, e a diferença de downforce. Aqui há introdução do difusor e os upgrades no downforce geral do carro, que eu senti na pista também.

 

O que disse o chefe da equipe Prema:

“Temos grande prazer em continuar trabalhando com o Gianluca nesta temporada, a terceira com a Prema. Ele já conhece o método de trabalho e a ética da Prema, o que definitivamente será uma vantagem para se adaptar a um carro novo e evoluir tecnicamente. Estamos muito felizes em tê-lo conosco em 2020”

Angelo Rosin

 

Calendário F3 Regional Europa – 2020

  1. 26.abr – Paul Ricard (FRA)
  2. 17.mai – Monza (ITA)
  3. 31.mai – Ímola (ITA)
  4. 14.jun – Vallelunga (ITA)
  5. 12.jul – Hungaroring (HUN)
  6. 13.set – Red Bull Ring (AUT)
  7. 4.out – Mugello (ITA)
  8. 25.out – Barcelona (ESP)

 

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

 

Projeto Ano 3 – Formando Um Verdadeiro Campeão atráves do programa Lei de Incentivo da Secretária Especial do Esporte no processo 58000.011283/2018-32.

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade