Alunos da Escolinha de Triathlon têm chance de treinar no Pré-Alto Rendimento

0

Com foco educacional, projeto também atua na parte de alto nível do esporte

Escolinha de Triathlon Formando Campeões atende crianças e adolescentes de Curitiba (PR) entre 8 e 16 anos. Combinando educação, esporte e cidadania, eles treinam a modalidade  em alto nível com professores especializados e todos os equipamentos necessários para a prática do triathlon.

Com um acompanhamento de perto do desempenho escolar, as crianças e adolescentes da rede pública de ensino têm a chance de se dedicar ao esporte. No grupo de pré-alto rendimento elas têm a chance de treinar ainda mais e sonhar com resultados estaduais, brasileiros e mundiais.

“O trabalho criado no pré-alto rendimento veio da percepção de técnicos, coordenador e gestor do projeto em viabilizar um treinamento diferenciado para atletas que têm possibilidade de treinar mais e que começaram a ter um rendimento nas provas e treinamento maiores”,  comentou o coordenador do projeto, Ricardo Júnior Cardoso.

São 15 atletas no grupo, treinando de segunda a sábado no período da tarde. Idealizado pelo aleta Juraci Moreira, a Escolinha já revelou vários triatletas, mas o objetivo principal, além de descobrir os novos talentos, é de usar o esporte como ferramenta de formação e inclusão social.

“O projeto da pré equipe surgiu quando identificada a necessidade do aperfeiçoamento de atletas da Escolinha que buscam o alto rendimento. Propomos uma transição mais tranquila, com aumento progressivo da carga e aperfeiçoamento técnico para que no momento em que estes estejam adaptados e preparados possam enfrentar o alto rendimento com melhor aproveitamento físico e técnico”, comentou Helcio Kricky, treinador da equipe.

“Com a supervisão do técnico Hélcio e com apoio dos outros técnicos, eles fazem um treinamento diferenciado, já elevando trabalhos técnicos e físicos preparando-os para o alto rendimento, mas nunca se esquecendo da parte educacional. Acompanhamos esses atletas, assim como os outros, e caso necessário oferecemos suporte nas aulas”, finalizou Ricardo.

O projeto nasceu em 2015 e conta com, além da sede no Colégio da Polícia Militar do Paraná, outros três núcleos abertos em 2019 em parceria com a prefeitura de Curitiba: Boqueirão, CIC e Oswaldo Cruz, todos em Curitiba.

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 80 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. Outros 120 alunos são atendidos nos núcleos Boqueirão, CIC e Osvaldo Cruz, mantidos pela Prefeitura de Curitiba. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Volvo, Eletrolux, Booking.com, Uninter, Astra, Condor, Banco Safra, Thales, Brose e Horizons.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Por: On Board Sports –   Katarine Monteiro e Juliana Leite

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade