Dicas para a limpeza de bolas e chuteiras

0

Higienização e armazenamento adequados são fundamentais para garantir a durabilidade e performance de itens esportivos

Já que o momento é de pausa nas quadras e gramados, que tal aproveitar a quarentena para dar um trato na bola e na chuteira? “A correta higienização e o armazenamento adequado dos artigos esportivos ajudam a preservar a vida útil e a performance dos produtos”, garante Reginaldo Zunkeller, gerente de desenvolvimento da Penalty.

Confira abaixo mais orientações sobre como cuidar dos parceiros de bate-bola.

Usou, limpou!

Para evitar o acúmulo de sujeira na bola e na chuteira, o ideal é que os itens sejam higienizados logo após o uso. “Como a sujeira estará mais ‘fresca’, será mais fácil removê-la sem a necessidade de ficar esfregando, o que pode danificar os produtos”, explica Zunkeller.

Água e sabão

A limpeza pode ser feita com o auxílio de uma esponja, sempre usando o lado macio, ou com um pano úmido. Os produtos recomendados são sabão ou detergente neutro e não há necessidade de utilizar álcool ou água sanitária.

Antes de iniciar a limpeza da chuteira, retire o cadarço e a palmilha, que devem ser higienizados separadamente. Máquina de lavar, nem pensar! “Também não recomendamos deixar de molho. Caso a bola ou a chuteira estejam muito encardidas, vale esfregar de forma leve, sem forçar, pressionando o pano ou o lado macio da esponja apenas com o peso da mão”, orienta o porta-voz da marca.

Ao ser lavada, a palmilha deve receber o mesmo cuidado. Se não for lavar, vale deixá-la arejando enquanto faz a limpeza do restante do calçado. No caso do cadarço, este sim pode ficar de molho por alguns minutos em uma mistura de água com sabão.

Secagem e armazenamento

Após a limpeza, a recomendação é secar o produto com um pano de algodão. Segundo o especialista da Penalty, o armazenamento também é importante. Locais úmidos e quentes devem ser evitados.

Para melhor preservar bolas e calçados, a orientação é guardá-los apenas quando estiverem completamente secos e, de preferência, em local protegido e arejado. “São recomendações simples que vão garantir maior durabilidade aos produtos, além de mantê-los livres de mal odor, vírus, fungos e bactérias”.

Sobre a Penalty

Especializada em produtos para a prática esportiva, a Penalty® foi criada em 1970 pelo Grupo Cambuci, única multinacional de esportes do Brasil. A marca é a maior fabricante nacional de material esportivo e uma das precursoras do segmento no país. Na década de 1990, a Penalty seguiu com projetos de expansão e anunciou a criação de uma filial na Argentina, a primeira fora do Brasil, consolidando sua presença na América do Sul e no cenário internacional. A Penalty é pioneira no mercado de bolas, sendo a única fabricante brasileira com certificação internacional emitida pelas quatro instituições máximas das principais modalidades com bola: FIFA (futebol e futsal), FIVB (vôlei), FIBA (basquete) e IHF (handebol). Site oficial: https://penalty.com.br/.

Por: Trama Comunicação

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade