Museu do Futebol realiza live sobre “Saúde do Corpo e as Epidemias”

0

O Museu do Futebol –  instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza na próxima terça-feira (07/07) às 19h uma live em sua página do Instagram sobre “Saúde do Corpo e as Epidemias”.

Durante o bate-papo entre Camila Aderaldo, coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu, e Bruno Bortoloto, pesquisador do Museu do Café, será feita uma introdução sobre a temática e abordada a relação entre futebol e café. 

A chegada do futebol no Brasil, na década de 1890, aconteceu no período do boom do café paulista, sendo que diversas pessoas da elite cafeeira estiveram ligadas à formação de clubes de futebol e de regatas. Isso aconteceu em um período conturbado para a cidade de São Paulo, em que ocorriam as grandes epidemias de febre amarela e varíola.

Em contrapartida, acontecia uma mudança de mentalidade com relação à saúde, que passa a estar ligada à prática de atividades esportivas, algo que diferia da ideia de sedentarismo que vigorava no Brasil colonial e em boa parte do Império. A mudança desembocou em um uso das praias nunca antes visto. Até então, elas eram reservadas aos banhos de mar medicinais da elite ou por pescadores.

Essa mudança de paradigma fez com que esportes de mar (como as regatas) ou à beira mar (como o futebol) promovessem uma ocupação desses espaços das cidades.

A live será no Instagram do Museu. Confira: https://www.instagram.com/museudofutebol/?hl=pt-br

Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

#CulturaEmCasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

O Museu do Futebol tem 15 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br

Visita virtual Google Street View:  https://url.gratis/Is0pb

Google Art & Culture –

https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais

Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:

http://dados.museudofutebol.org.br/

Medium: https://medium.com/museu-do-futebol

YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

PARCEIROS DO MUSEU

Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas. 

O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.

O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.

Por: Museu do Futebol – ComunicaçãoSecretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade