CAIO COLLET CONQUISTA PRIMEIRA VITÓRIA NA FÓRMULA RENAULT EUROCUP

0

Com o objetivo de dar continuidade à série de pontos acumulados em vinte provas consecutivas antes da largada, Caio Collet (equipe R-ace GP) conquistou sua primeira vitória na Fórmula Renault Eurocup. Largando em segundo no grid, o brasileiro – que é membro da Renault Sport Academy – se impôs à frente do poleman Victor Martins (equipe ART Grand Prix) e de Franco Colapinto (equipe MP Motorsport).  Cruzando a linha de chegada em quarto, Michael Belov (equipe M2 Competition) conquistou seu primeiro Troféu Hankook, dedicado ao novato mais bem classificado.

Na noite da quinta-feira, Victor Martins conquistou tanto a pole como o novo recorde do traçado para a categoria, com o tempo de 1’47’’112. Já durante a corrida, o francês largou na pole à frente de Caio Collet, Amaury Cordeel (FA Racing) e dos novatos William Alatalo (JD Motorsport) e Alex Quinn (Arden Motorsport). Vencedor da primeira corrida da temporada na sexta-feira, Franco Colapinto se posicionou na terceira fileira.

Grid de largada
Apesar de o poleman Victor Martins estar em vantagem em relação a Caio Collet, os dois travaram uma batalha ferrenha. Ocupando a terceira posição depois das Curvas de Lesmo, Alex Quinn foi atingido por Petr Ptáček e seu monoposto colidiu contra o guard-rail, mas conseguiu voltar à pista. Amaury Cordeel e Ugo de Wilde (Argen Motorsport) não conseguiram evitar o incidente, enquanto que Tijmen van der Helm (FA Racing) conseguir escapar com um para-lama dianteiro danificado.

Com isso, o carro de segurança teve que entrar em cena até a quarta volta. Com a retomada da prova, Victor Martins conseguiu resistir aos ataques de Caio Collet e Franco Colapinto. O trio de pilotos conseguiu aumentar a distância em relação ao resto do pelotão liderado por Petr Ptáček, enquanto que Grégoire Saucy (ART Grand Prix) roubou a quinta posição de Michael Belov.

Na sétima volta, Caio Collet aproveitou a aspiração na primeira curva para tomar a liderança de Victor Martins, que tentou recuperar sua posição. Entretanto, a situação acabou beneficiando Franco Colapinto, que ficou entre os dois adversários antes da réplica do francês, duas voltas mais tarde.

Na liderança da prova, Caio Collet seguiu firme para consolidar sua primeira vitória à frente de Victor Martins e Franco Colapinto. Após recuperar a vantagem sobre Grégoire Saucy, Michael Belov ultrapassou Petr Ptáček, terminando em quarto e ficando à frente dos demais novatos, ficando à frente de William Alatalo e Hadrien David (MP Motorsport), que pegou Petr Ptáček de surpresa na penúltima volta.

Depois da corrida, Petr Ptáček sofreu uma penalidade por sua responsabilidade no acidente da primeira volta. László Tóth (Bhaitech Racing), Grégoire Saucy, Tijmen van der Helm e Joey Alders (MP Motorsport) completaram respectivamente o top 10.

Ao final da primeira rodada do ano, Caio Collet e Franco Colapinto estão empatados na liderança da classificação geral por pontos até o próximo encontro em Imola (23 a 26 de julho), para a segunda etapa da quinquagésima temporada da Fórmula Renault Eurocup, que tem se mostrado como a disputa mais acirrada da história da categoria.


Comentários dos pilotos
Caio Collet (R-ace GP):
 “Estou muito feliz pela conquista da minha primeira vitória! Foi uma prova extremamente difícil, mas eu consegui aproveitar o cone de aspiração após a retomada da prova. O Victor estava mais vulnerável e eu acabei aproveitando disso. Quando assumi a liderança, tentei partir para o ataque no máximo de voltas possível, mas as diferenças eram muito pequenas entre nós três. Também estou muito contente porque nosso ritmo progrediu em relação a ontem. Agradeço à equipe R-ace GP, à Renault Sport Academy, a Deus e aos meus parceiros, por terem me dado a oportunidade de estar aqui. Este foi apenas o primeiro encontro da temporada, portanto vamos continuar trabalhando duro para nos mantermos no mais alto degrau do pódio.”

 Victor Martins (ART Grand Prix): “Depois do incidente de ontem, é muito bom terminar com um pódio e bons pontos pra conta. Fiz uma boa largada, mas tive algumas dificuldades no início. Não fui muito bem quando a corrida foi reiniciada e isso me colocou em dificuldades. O carro melhorou no decorrer da prova e eu tentei ficar o mais próximo possível dele, mas estávamos em um ritmo bastante semelhante. Agora vamos nos preparar bem para Imola e estou confiante porque temos um carro rápido.”

 Franco Colapinto (MP Motorsport): “Esta foi uma corrida intensa, com belas manobras por todos os lados e fiquei muito contente com este novo pódio, que me trouxe bons pontos para o campeonato. O objetivo será manter a regularidade em toda a temporada e ainda faltam dezoito corridas no calendário. Quero agradecer a minha equipe por ter me dado um carro extremamente rápido desde o início da semana – não vejo a hora de estar em Imola, para conquistar outros pódios.”

 Michael Belov (M2 Competition): “Estou muito contente com este resultado, mas gostaria de ter conseguido ainda mais. Consegui terminar entre os cinco primeiros, mas foi realmente difícil recuperar terreno em relação ao trio que estava na liderança. Cometi alguns pequenos erros, por isso acho que podemos fazer ainda melhor em Imola. Estou mais à vontade nas qualificações do que na corrida, portanto precisamos melhorar nosso ritmo em uma volta, para que fique mais fácil terminar no pódio!”

Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade