Seguindo exemplos da NBA e Liga ACB, Basquete Tatuí cria “bolha” para retorno seguro dos treinos

0

Para salvaguardar a integridade física dos atletas, comissão técnica e demais integrantes da equipe, o Basquete Tatuí retomou na tarde de segunda-feira (31 de agosto), os treinamentos, visando à disputa da Copa São Paulo Adulta Masculina – 2020, com todos os cuidados necessários para evitar o contágio de coronavírus. 

De acordo com Filipe Ariel, o Basquete Tatuí reproduziu a “bolha” feita para o retorno dos jogos da NBA (liga profissional norte-americana) e também da Liga ACB (liga espanhola). “Pensamos muito na segurança dos integrantes do time, ou seja, como poderíamos fazer algo seguro; a partir daí, pegamos os modelos que foram usados no mundo (NBA e Liga ACB) e tentamos trazer o máximo possível, adaptando a nossa realidade pós-pandemia. Os atletas estão alojados dentro de um espaço, cumprindo todas as normas sanitárias e realizando testes; adaptamos os treinos de academia e também os trabalhos técnico e tático em quadra, que fica separada apenas por um portão”, explicou o supervisor. 

“Neste local estão apenas as pessoas que foram testadas, com resultado negativo para o coronavírus; contando com higienização constante, que está sendo feita por uma competente e preparada equipe de limpeza. Tenho certeza que será bem legal esse modelo que montamos para trabalhar em segurança; não foi uma coisa fácil, mas a Prefeitura Municipal de Tatuí sempre acreditou nesse projeto e tem nos apoiando bastante, uma vez que acreditamos no esporte como uma ferramenta de saúde, lazer e socialização”, complementou Ariel. 

Na primeira testagem, ocorrida na entrada dos atletas na “bolha”, nenhum resultado positivo para coronavírus foi detectado.  O técnico Julio Malfi enalteceu a união de todos os envolvidos com o basquete em Tatuí, que possibilitou esta iniciativa inédita no estado. “Trata-se de um ambiente semelhante ao elaborado pelas ligas espanhola e norte-americana, pois dentro da nossa realidade foi estudado como manter a segurança de todos os envolvidos nesse retorno das atividades físicas e do esporte de competição no município. Os protocolos da Secretária de Esportes do Estado de São Paulo, baseados no Centro de Estudos de COVID-19, foram importantes e estão sendo seguidos para que todos tenham oportunidade de voltar de forma segura”, comentou.

 “Trata-se de um passo importante para que as competições adultas voltem e isso pode parecer pouco, mas é muita coisa para uma equipe que ainda não completou um ano na categoria adulta, já que na base é uma referência na região, com mais de 12 anos de atividades. Essa iniciativa não seria possível sem o empenho do poder público do município e dos patrocinadores locais, que apoiam o Basquete Tatuí, e nesse momento de pandemia devem retornar paulatinamente a nos apoiar nas competições que virão pela frente”, completou Malfi. 

O primeiro desafio do Basquete Tatuí será o Final Four da Copa São Paulo Adulta Masculina – 2020, que ocorre em Sorocaba (SP), nos dias 26 e 27 de setembro (sábado e domingo).

Por: ASE Assessoria de Imprensa

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade