Controle sanitário em Interlagos ajuda a reduzir contaminação

0

Exames contribuíram para evitar contágio de até 180 pessoas

A realização de exames imunocromatográficos nas duas etapas do Campeonato Paulista de Automobilismo contribuiu para que 1,36% do universo de pessoas que participaram desses eventos pudessem transmitir o vírus Covid-19. A obrigatoriedade desse procedimento para todos os que estiveram no Autódromo de Interlagos nos fins de semana dessas duas rodadas faz parte do protocolo sanitário adotado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP). De acordo com José Aloizio Cardozo Bastos, presidente da entidade, tal prática segue em vigor até que as autoridades sanitárias decidam em contrário:

“Continuaremos exigindo esse exame a cada evento supervisionado pela FASP por se tratar de uma medida que contribui, sem sombra de dúvidas, para mitigar o potencial de contaminação do Covid-19. Nesses testes aplicados por laboratórios especializados são checados os índices de imunoglobinas, ou anticorpos, das classes IgG e IgM.”

Na terceira etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, disputada no autódromo paulistano no último fim de semana, foram registrados 6 indivíduos com resultado positivo para IgM e outros 9 em situação semelhante para IgM e IgC. Todos eles foram impedidos de permanecer no autódromo após receber orientação fazer o exame RT-PCR. Segundo José Luiz Soave, presidente do Automóvel Clube da Lapa, clube que organizou a terceira etapa, os resultados obtidos pela OnLAB e laboratórios associados foram assinados pelo Dr. Ricardo Valim Campos e enviados às autoridades competentes no controle da pandemia do Covid-19 e, consequentemente, contribuir para evitar a propagação da doença.

“De acordo com pesquisas realizadas pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, dos Estados Unidos, uma pessoa contaminada pode propagar o Covid-19 para 6 outras”, explica Soave, que complementou lembrando que esse índice varia em função de vários fatores e “segundo Leandro Wanderley, mestre em saúde pública e doutor em biociências e biotecnologia, essa contaminação pode atingir até 12 outros indivíduos em função do ambiente em que ela circula. Num cenário crítico, conseguimos evitar a possibilidade de que aquelas 15 pessoas que não tiveram acesso a Interlagos contagiassem até 180 outros indivíduos.”

Por: BeePress

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade