Miguel Paludo vence novamente em Interlagos e amplia liderança na Porsche Carrera Cup

0

Nelson Monteiro vence na classe GT3 e Zeca Feffer é o novo líder da categoria

As corridas 1 na Porsche Carrera Cup em 2020 têm nome e sobrenome: Miguel Paludo.

O maior campeão da categoria venceu pela terceira vez a prova de abertura de uma jornada de Sprint, em três etapas no ano. Foi sua 30ª vitória na carreira e a 15ª na pista da capital paulista.

Ele assumiu a liderança no início da prova e teve uma tocada tranquila e segura até a bandeirada, numa movimentadíssima abertura da primeira rodada tripla do ano.

Já a classe GT3 Cup teve um vencedor inédito: Nelson Monteiro. Ele foi cerebral para evitar as confusões ao longo da prova e terminar no alto do pódio geral pela primeira vez. Os pontos renderam avanço de sexto para quarto lugar na tabela de pontuação, que viu mudança no topo: Marco Billi não pontuou. Ficou nos 62 pontos e cedeu a liderança para Zeca Feffer, terceiro na prova desta sexta-feira (agora com 78). Nelson Marcondes é o novo vice-líder, com 65.

Na classe GT3 Cup Sport também houve movimentação na liderança: Nelson Marcondes foi a 41 pontos e agora tem a companhia de Eduardo Menossi -quarto no geral e segundo na categoria, atrás apenas de Leo Sanchez na classe de entrada em Interlagos.

A classe Carrera Cup Sport foi movimentada do início ao fim, com troca de líder na última volta da corrida. Se levou azar em outras ocasiões em 2020, Rouman Ziemkiewicz viu a sorte sorrir desta vez, ao herdar a primeira posição de Rodolfo Toni depois deste ter sido tocado em tentativa de ultrapassagem de Lico Kaesemodel.

Toni permanece em primeiro no campeonato, com 45 pontos. Rodrigo Mello segue em segundo, com 38.

A rodada tripla da Porsche Cup tem sequência neste sábado, com mais duas corridas. Paludo é o pole na Carrera Cup e Lucas Salles na GT3 Cup. As provas da tarde têm inversão de grid, em sorteio a ser realizado no pódio da primeira bateria do dia.

Todas as provas são transmitidas ao vivo também pelos canais Sportv.

Os qualis

Carrera Cup – quali 1

O quali começou com Pedro Aguiar fazendo o melhor tempo, com 1m37s758, por Luca Seripieri e Toni. Na sequência, com os outros pilotos na pista, Werner Neugebauer assumiu a liderança com Ziemkiewicz, líder na Sport. Já passados mais de cinco minutos, Seripieri pegou a ponta, com 1m36s921, com Paludo em segundo e Neugebauer em terceiro. Rouman liderava na Sport, seguido por Toni, Renan Pizii e Maurizio Billi.

Pizii assumiu a liderança na Sport, e Ziemkiewicz, na tentativa de recuperar o primeiro lugar, rodou na entrada da Junção. A 7m30 do fim, Elias assumiu a primeira posição no geral, com 1m36s460, Müller pulou para segundo, a apenas 0s027 do líder, e Paludo, Kaesemodel e Mauro vinham a seguir. Pizii seguia líder da Sport, com Ziemkiewicz, Toni, Mello e Billi.

Faltando menos de cinco minutos, Kaesemodel subiu para o quarto lugar, e Feldmann também superou Mauro, que caiu para sexto. Nos minutos finais, as posições não foram alteradas, e Enzo garantiu a pole position da corrida 1, seguido por Müller, Paludo, Kaesemodel e Feldmann. Na Sport, o estreante Pizii fez a pole, com Ziemkiewicz, Billi, Toni e Mello fechando o top5.

Carrera Cup – quali 2

O segundo classificatório da Carrera começou com Neugebauer cravando 1m37s0, seguido de Toni, Pizii, que havia perdido a melhor volta na primeira classificação por passar na linha branca dos boxes, e Ziemkiewicz. Depois de cinco minutos, Feldmann pulou para segundo, 0s7 atrás de Werner.

A sete minutos do fim, Elias e Feldmann travavam uma disputa pela pole position. Enzo chegou a fazer a melhor volta, mas na passagem seguinte, Alceu tomou o primeiro lugar. Aguiar entrou nessa briga e assumiu o primeiro lugar, mas Elias recuperou a ponta. Os primeiros colocados eram Elias, Aguiar, Feldmann e Boesel. Na Sport, Toni, que liderava até aquele momento, perdeu a primeira posição para Billi, à frente de Rouman, Pizii e Mello.

Faltando cinco minutos, Paludo apareceu e assumiu a liderança, 0s056 à frente de Elias. Kasemodel se colocou entre os dois, e Miguel baixou para 1m35s792 para aumentar a vantagem. A menos de um minuto do fim, Pizii pulou de terceiro para segundo na Sport, passando Toni. Billi fez a pole na classe. No geral, Paludo fez a pole, 0s3 à frente de Lico, Elias, Feldmann e Aguiar.

GT3 Cup – quali 1

O treino começou com a temperatura do asfalto marcando 53 graus e Nelson Marcondes cravando 1m40s523 na sua primeira tentativa, seguido por Chico Horta, Nelson Monteiro, Leo Sanchez e Zeca Feffer. Na metade do quali, Monteiro baixou a marca de Marcondes, assim como Urubatan Junior. Na categoria Sport, Marcondes seguia na liderança, em quarto no geral, seguido por Georgios Frangulis, Paulo Totaro, AymanDarwich e Sanchez.

Nos minutos finais, os tempos caíram ainda mais, e Salles assumiu a liderança, com 1m40s005, 0s102 à frente de Monteiro, com Horta em terceiro. Urubatan e Marcondes completavam o top5. A três minutos do fim, as posições permaneciam inalteradas, com Salles liderando no geral, e Marcondes na Sport. Feffer chegou a fazer o melhor terceiro setor, mas não avançou do sétimo lugar no geral.

No minuto seguinte, Monteiro rodou no miolo da pista, no Bico de Pato, ao tentar alcançar o tempo de Salles. Faltando 1m20, Márcio Mauro subiu para sexto, passando Marcondes. No fim, Salles ficou na pole da primeira corrida, seguido por Monteiro, Horta, Urubatan e Billi. Na Sport, Marcondes fez o melhor tempo, com Frangulis, Menossi, Totaro e Gaidzinski fechando os cinco melhores.

GT3 Cup – quali 2

O segundo treino da GT3 começou com Marcondes cravando 1m40s586, seguido por Marcio Mauro, Monteiro, Totaro e Feffer. Os pilotos baixaram seus tempos na sequência, e Horta chegou a assumir a liderança, mas o piloto do carro #199 recuperou a posição. Um minuto depois, Monteiro foi o primeiro a baixar da casa de 1m40, e tomou a ponta. Marcondes caiu para segundo, seguido por Horta.

Faltando pouco mais de cinco minutos para o fim, Salles fez 1m39s560 e passou a liderar a sessão, mais de 0s3 à frente de Monteiro. Na Sport, Marcondes, que estava em quarto no geral, era o pole, à frente de Frangulis, Darwich e Danilo Menossi e Eduardo Menossi.

Outro destaque era Urubatan, que estava nas posições intermediárias mas pulou para o top3. Nos minutos finais, não houve alterações entre os primeiros colocados, e Salles fez a pole position. Monteiro, Urubatan, Marcondes e Horta fecharam o top 5. Quarto no geral, Marcondes foi o pole na Sport, seguido por Frangulis, Darwich e Danilo Menossi e Eduardo Menossi.

As corridas

Carrera Cup

Na largada, Elias foi bastante pressionado por Paludo, por dentro, e por Müller, por fora, mas conseguiu manter a liderança. No entanto, Müller assumiu a ponta no Lago, enquanto Enzo, ao tentar se defender, perdeu posições para Paludo, Feldmann e Kaesemodel, que se beneficiaram; Elias caiu para quinto.

Na segunda volta, Paludo atacou Müller até finalmente inverter o traçado na Descida do Lago e tomar o primeiro lugar. Na abertura da terceira volta, Alceu partiu em busca da segunda posição, mas Marçal resistiu, o que permitiu a Paludo folgar na frente. Já Elias tentou passar Feldmann, mas houve o contato com Kaesemodel.

Outra disputa quente foi entre Feldmann e Neugebauer, que chegaram a se tocar, e isso possibilitou a Seripieri, Ziemkievicz e Toni, líder da Sport, entrarem na briga. Na terceira volta, o pole position Elias abandonou no Pinheirinho depois de alguns toques na prova. Logo depois, Elias, Feldmann e Kaesemodel entraram sob investigação pelo toque que fez Lico rodar. Na frente, Paludo liderava três segundos à frente de Müller, que era seguido por Mauro e Boesel, estes disputando o terceiro lugar.

Feldmann chegou a assumir o quinto lugar ao passar Neugebauer mas perdeu o ponto de freada e caiu para décimo. Logo depois, Boesel tentou passar Mauro, mas este se defendeu bem. Na Sport, Toni liderava, mas também se defendia dos ataques de Ziemkiewicz na briga pelo sétimo lugar no geral.

Na sétima volta, Kaesemodel e Feldmann, que faziam corridas de recuperação e disputavam o décimo lugar, se tocaram na Descida do Lago. Lico conseguiu continuar, mas Alceu perdeu mais posições.

Àquela altura, Paludo, mesmo com lastro pela liderança do campeonato, abria mais de seis segundos sobre Müller, com Mauro, Boesel e Neugebauer completando o top5. Na Sport, Toni, Ziemkiewicz, Mello e Billi eram os primeiros colocados.

Na parte final da prova, Müller começou a perder terreno para Mauro e Boesel, o que deixou a disputa pelo segundo lugar acirrada, enquanto Paludo abria sete segundos na frente. Já Billi assumiu momentaneamente o terceiro lugar na Sport ao passar Mello na Junção, mas passou do ponto e levou o “X”.

Na volta 11, Aguiar atacou Toni no “S” do Senna mas não conseguiu completar a manobra na disputa pelo sétimo lugar. Toni queria manter um carro entre ele e Ziemkiewicz, o segundo na Sport.

A menos de cinco minutos do fim, a briga pela segunda posição tinha um pelotão com seis pilotos: Müller, Mauro, Boesel, Neugebauer e Seripieri. Boesel tomou o terceiro lugar de JP a 1m50 do fim do tempo, no “S” do Senna. Na mesma volta, Seripieri e Neugebauer disputaram lado a lado na Reta Oposta, e Luca pulou para quinto.

Com Paludo dez segundos à frente de Marçal, as disputas seguiam constantes, com Neugebauer tentando o troco sobre Seripieri no Laranjinha, e Mauro buscando o terceiro lugar sobre Boesel. Com tranquilidade, Paludo alcançou a terceira vitória no ano e trigésima na categoria, com Müller, Boesel, Mauro e Seripieri fechando o top5.

Na última volta, Toni teve um contato com Kaesemodel no Bico de Pato, e os dois rodaram. Com isso, Rodolfo perdeu a liderança na Sport para Ziemkiewicz. Toni ainda chegou em segundo na classe, com Mello e Billi a seguir.

GT3 Cup

A largada teve Salles mantendo a liderança até o “S” do Senna mas, no meio do grid, Urubatan e Mauro tiveram um contato, com Billi pegando a sobra. Na segunda perna do “S” do Senna, Salles passou reto, possibilitando a Horta assumir a ponta. Na Reta Oposta, Darwich saiu da pista e, na volta, houve um contato com Frangulis. O safety car foi acionado.

Quem teve uma grande largada foi Leo Sanchez, que ganhou nove posições e subiu para quinto. O safety car ficou na pista até faltarem 11 minutos para o fim, e veio a informação de que Salles seria investigado por cortar o “S” do Senna. Na relargada, Salles tentou atacar Horta para recuperar a ponta, mas sem sucesso, bem como Marcondes partiu para cima de Monteiro na disputa pelo terceiro lugar.

Na abertura da sexta volta, Marcondes pegou o vácuo de Monteiro e fez a ultrapassagem no “S” do Senna para tomar a terceira posição – ele já liderava na Sport, à frente de Sanchez e Eduardo Menossi. Ainda na sexta volta, o sexto colocado Urnhani ficou lento na pista. Já Marcondes pressionou Salles e assumiu o segundo lugar. Rapidamente, ele tentou pegar a ponta de Horta, mas sem sucesso.

Duas voltas depois, Marcondes colocou de lado em Horta e assumiu a liderança rapidamente, mas entrou forte demais no “S” do Senna, e Chico deu o troco. Na Reta Oposta, Monteiro tentou atacar Salles mas não conseguiu o terceiro lugar. Lucas foi absolvido pela investigação do corte no “S” do Senna foi novamente investigado por procedimento irregular na relargada e acabou punido em 20 segundos ao tempo de prova.

Um dos destaques da corrida era Marcondes, que largou em sétimo e disputava a vitória no geral como líder da Sport. Este ainda tentava atacar Horta, que se defendia. A pressão deu certo: na última volta, Chico saiu da pista na Descida do Lago e acabou acertando Marcondes e Salles. A ponta caiu no colo de Monteiro, à frente de Sanchez, Feffer e Eduardo e Danilo Menossi, que fecharam o top5. Na Sport, Sanchez foi o vencedor, seguido por Eduardo e Danilo Menossi, Totaro e Gaidzinski.

O que eles disseram:

“Trabalho em equipe, eu devo tudo isso a eles. Estamos num entrosamento muito grande, isso vem de anos. Pablo, Felipe, Petrônio e eu conseguimos desenvolver isso, a nossa comunicação é muito boa. Isso é dedicação, é trabalho, nunca estamos satisfeitos. É agradecer a eles por essa vitória de hoje, foi muito bom para o campeonato, temos conseguido emplacar resultados seguidos, o que nos anos anteriores não foi fácil. Então é ter a cabeça no lugar, pensar no campeonato. Amanhã largamos na pole, mas é outro dia, vamos lá, uma corrida de cada vez. “

Miguel Paludo

“Haja emoção e fôlego. O calor que estava aqui em Interlagos hoje não foi brincadeira. Hoje tivemos treino livre, quali e corrida, tivemos muitas atividades na pista. Saindo para a corrida tive que trocar de carro ainda, o capô do meu abriu e quebrou o parabrisa. Dei uma volta inteira com o capô aberto e me esperaram na largada para voltar com o carro reserva. Apesar de acertar o setup não é a mesma coisa. Não abusei muito do carro reserva com medo de errar. Mantinha uma distância boa para os líderes, mas o enrosco com três carros me fez ir para a área de escape, o pneu ficou cheio de borracha. Mas, mesmo assim consegui trazer ele para casa”

Nelson Monteiro

“Foi interessante porque acabei pegando a pole não por ter feito o melhor tempo, mas porque o Renan foi punido. Larguei superbem, até melhor do que o pessoal da GT3. Durante a prova, deixei o pessoal da GT3 passar e nisso dei uma errada. Não queria passar o cara da frente, vacilei, e o Toni me passou. Fiquei perto dele, cheguei a encostar nele algumas vezes. Do meio da prova em diante, as marchas não reduziram mais, tive de fazer o “S” do Senna e o Sol em quinta, e nisso sofri uma pancada, e o carro ficou torto. Não consegui mais fazer tempo, mas precisava acabar em segundo, estava bem, seis segundos à frente. O que importava será a pontuação, mantive a cabeça, fiquei esperando, e aconteceu o que aconteceu. O que vale é acabar a corrida, e acabei em primeiro, estou feliz! Foi a primeira das três!”

Rouman Ziemkiewicz

“Estou emocionado com o resultado. Essa corrida teinha que ser de superação por não ter ido tão bem no quali. Consegui sobreviver a largada e a relargada. Minha melhor posição na Porsche Cup até agora. Muito feliz mesmo com o resultado.”

Leonardo Sanchez

“Estou muito feliz mesmo. Conseguimos cinco poles no ano passado, mas essa primeira na 4.0 foi especial. Estávamos batendo na trave aqui em Interlagos nesse ano. Resolvemos arriscar tudo e deu resultado. Muito feliz com o resultado. Vamos largar da primeira fila na corrida de daqui a pouco e quem sabe a primeira vitória também.”

Enzo Elias

“Muito feliz com as duas poles. Diferente da primeira conseguimos ter um espaço bom para a volta rápida e foi muito bom isso. O trabalho com o Suzuki tem sido muito proveitoso para mim, tenho aproveitado muito os conselhos dele. Devo tudo isso a ele e o Razia que vem me ajudando muito.”

Lucas Salles

“Bem feliz com as duas poles, esse era o grande objetivo do dia. Me decepcionei um pouco com meu resultado na geral, achei que no primeiro tínhamos o potencial para estar entre os três primeiros. Largo de P7 hoje e P4 amanhã com lastro de 35kg que custa no nosso tempo cerca de dois décimos. Vamos sair mais do fundo, porém tem tudo para ser uma etapa divertida.”

Nelson Marcondes

“Tive uma boa largada indo por fora, infelizmente aconteceu um toque com o Enzo Elias e o carro danificou, ficou muito difícil de guiar, mesmo assim consegui garantir essa segunda colocação e pontuar bem para o campeonato. Para amanhã a vida é mais complicada, classifiquei mal e vou trabalhar pra conseguir um bom resultado que possa favorecer na inversão do grid.”

Marçal Muller

“Foi realmente uma corrida maluca. Estávamos um pouco em desvantagem na largada, porém deu para garantir a terceira posição e terminar o dia líder geral. Amanhã tem mais e espero manter a liderança”

Zeca Feffer

“A corrida foi sensacional, não tive um bom quali, mas consegui uma boa largada e ótimas ultrapassagens ao longo da prova. Infelizmente rolou o toque com o Lico no final e acabei rodando. Fica aquele gosto amargo na boca de ser rodado de novo na última volta. Continuo líder do campeonato e vou em busca da vitória amanhã.”

Rodolfo Toni

“Estava na última volta. Estava defendendo a posição, tentei parar o carro, mas estava muito sujo e não consegui parar. Na hora de voltar acabei rodando e acertando o Salles e o Marcondes. Tenho que admitir quando erro e a culpa desse incidente é minha.”

Francisco Horta

Resultados:

Os campeonatos

Carrera Cup

  1. Miguel Paludo 98
  2. Alceu Feldmann 74
  3. Lico Kaesemodel 65
  4. Marçal Muller 62
  5. Werner Neugebauer 60
  6. Pedro Boesel 50
  7. Enzo Elias 47
  8. Luca Seripieri 43
  9. Pedro Aguiar 42
  10. JP Mauro 40
  11. Rodolfo Toni 28
  12. Maurizio Billi 22
  13. Rodrigo Mello 22
  14. Christian Hahn 20
  15. Rouman Ziemkiewicz 19
  16. Ricardo Baptista 17
  17. Fran Lara 17
  18. Eduardo Azevedo 7
  19. Renan Pizii 0

Carrera Cup Sport

  1. Rodolfo Toni 45
  2. Rodrigo Mello 38
  3. Maurizio Billi 35
  4. Rouman Ziemkiewicz 34
  5. Fran Lara 30
  6. Eduardo Azevedo 12

GT3 Cup

  1. Zeca Feffer 78
  2. Nelson Marcondes 65
  3. Marco Billi 62
  4. Nelson Monteiro 60
  5. Lucas Salles 55
  6. Urubatan Jr 51
  7. Eduardo Menossi 49
  8. Paulo Totaro 39
  9. Ayman Darwich 36
  10. Leonardo Sanchez 33
  11. Marcio Mauro 32
  12. Francisco Horta 32
  13. Cesar Urnhani 25
  14. Ramon Alcaraz 22
  15. André Gaidzinski 20
  16. SangHo Kim 14
  17. Danilo Menossi 14
  18. Georgios Frangulis 13
  19. Guilherme Reischl 6
  20. Cristian Mohr 5
  21. Ricardo Fontanari 1
  22. Bruno Campos 0

GT3 Cup Sport

  1. Nelson Marcondes 41
  2. Eduardo Menossi 41
  3. Paulo Totaro 33
  4. Ayman Darwich 30
  5. Leonardo Sanchez 27
  6. André Gaidzinski 23
  7. Georgios Frangulis 13
  8. SangHo Kim 11
  9. Danilo Menossi 8
  10. Ricardo Fontanari 6
  11. Bruno Campos 2

Cronograma:

Sábado, 3 de outubro

10h – 10h28 – Corrida 2 – GT3 Cup

11h03 – 11h31 – Corrida 2 – Carrera Cup

14h – 14h28 – Corrida 3 – GT3 Cup

15h03 – 15h31 – Corrida 3 – Carrera Cup

Por: Luis Ferrari / Guto Mauad

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade