Curiosidades do Cricket: partida mais longa durou 12 dias sem time vitorioso

0

Cricket é um dos esportes mais tradicionais do mundo com mais de 100 anos de história. Durante sua trajetória em diferentes pontos do globo, a prática passou por mudanças e adaptação de suas regras. Uma partida emblemática do esporte aconteceu em 1939, com duração de 12 dias e terminando com empate.

Com anos de tradição, o cricket entrou para a história com uma das partidas mais longas do mundo, levando 12 dias para o término. Na disputa estavam Inglaterra e África do Sul, que se enfrentaram entre 3 e 14 de março de 1939. A partida de cricket foi acirrada e sem ter a vitória para um dos times, as equipes decidiram declarar um empate, já que equipe inglesa teria que viajar para participar de outros jogos. 

Matthew Featherstone, diretor do projeto Cricket Poços de Caldas, relembrou a partida e analisou as mudanças do esporte. “Isso nunca poderia acontecer de novo, o máximo de dias que tem atualmente no jogo de cricket são cinco, não passa disso. Antigamente eles tentavam jogar até terminar o jogo. Isso já não acontece mais.”

No Brasil, o cricket está conquistando cada vez mais apoiadores, mas por questões culturais, o esporte ocorre de maneira mais dinâmica e dificilmente duraria 12 dias. Acostumado com esportes mais explosivos e com resultados rápidos, como o futebol, o brasileiro tem maior dificuldade em compreender as peculiaridades da prática. 

“Por aqui, nós não temos esse tipo de jogo. Jogamos o mais curto, que é 20×20 e dura três horas. Ou então, 50×50, que dura seis horas e meia, no máximo. O jogo de cinco dias, de quatro dias, nós não jogamos. É difícil as pessoas entenderem como a partida pode ter essa duração toda e ainda dar empate no final”, acrescentou Matthew.

Para reverter isso, o diretor do projeto aposta em ações para aumentar a visibilidade do esporte no país e um de seus objetivos é que o cricket se torne um esporte olímpico.

“No Brasil, o cricket está crescendo cada vez mais. Mais praticantes, mais coberturas na mídia, mais jogos. Nós queremos implantar o cricket por aqui do mesmo jeito que ele é visto lá fora, um esporte muito conhecido, muito praticado. Nosso sonho é que o cricket seja um esporte olímpico, para aumentar esse reconhecimento, mais apoiado”, disse Matthew Featherstone.

Como se joga cricket?

Esporte tradicional na Inglaterra, o Cricket reúne cada vez mais admiradores ao redor do mundo. No entanto, seu formato de jogo é diferente e pouco conhecido em territórios brasileiros.

Cada equipe de cricket é formada por 11 jogadores, sendo dois rebatedores, os batsmen, e onze fielders. No campo, delimitado em forma oval, as equipes se enfrentam para impedir que o time rebatedor complete os pontos, chamados de “runs”. 

No centro do círculo, fica o “pitch”, uma área delimitada de forma retangular onde os arremessos são praticados. Em cada cabeceira do “pitch” ficam os “wickets”, que são três varetas verticais, chamadas de “stumps” e duas horizontais, chamadas “bails”. As duas varetas que ficam na horizontal repousam sobre aquelas que ficam na vertical. O “wicket” forma um retângulo, perpendicular ao “pitch”.

No críquete, enquanto um time faz o “bowl”, o arremesso, o outro “bat”, rebate. O objetivo do arremessador é fazer a bola atingir o “wicket”. A bola é pequena e feita de cortiça e couro, cabendo na palma da mão dos jogadores, sendo lançada pelo arremessador contra o alvo adversário e defendida pelo rebatedor, impedido que a bola toque o “wicket” e rebater a bola o mais longe possível.

Enquanto o time do arremessador vai atrás da bola, o rebatedor percorre o comprimento do “wicket” pelo maior número de vezes possível e cada vez que ele chega ao “wicket” oposto, ele marca um ponto, o “run”.

Ao rebater a bola, caso ela vá para fora do campo sem que quique dentro do campo, o rebatedor marca 6 pontos e não precisa correr. Caso a bola seja rebatida para fora do campo, mas sair depois de tocar qualquer parte do campo, o rebatedor marca 4 pontos, também sem precisar correr. Dois rebatedores ficam no “wicket”, um em cada ponta. Quando a bola é rebatida, os dois têm que correr para marcar o ponto.

Por: Shelock Communications

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade