Em casa, Ricardo Zonta espera retomar liderança da Stock Car, numa pista em que Átila Abreu já venceu

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Em Curitiba, Galid Osman conquistou primeira pole position e foi ao pódio; Gaetano di Mauro passa a defender equipe KTF

A Shell entra na reta final do campeonato da Stock Car neste fim de semana, com a realização da oitava e nona etapas da temporada de 2020, em Curitiba. O fim de semana terá três corridas, sendo uma pela oitava etapa, no sábado, e duas pela nona etapa, domingo. Com isso, 84 pontos estarão em jogo na rodada tripla, 30 para o vencedor da prova de sábado, 30 para o ganhador da primeira corrida de domingo e 24 para quem faturar a segunda.

Vice-líder da classificação geral, Ricardo Zonta corre na sua cidade natal. É também a casa da equipe RCM, cuja sede fica muito próxima do autódromo. O paranaense é o único piloto do grid que já venceu mais de uma vez na temporada, na abertura, em Goiânia, e na prestigiada Corrida do Milhão, em Interlagos. Aplicados os três descartes obrigatórios, Zonta está a apenas dois pontos do líder.

Na última vez em que correu na pista, com um Mercedes no Brasileiro de Endurance, Ricardo ganhou na categoria GT3. No mesmo evento, Átila Abreu também venceu pela classe GT4. O sorocabano é um dos mais regulares da Stock em 2020, tendo pontuado em dez das 11 provas. Em Curitiba, o piloto do carro #51 tem duas poles e duas vitórias (2012 e 2013) e obteve lá o vice-campeonato de 2014.

Já Galid Osman, que correu no último fim de semana como convidado na Sprint Race e foi quinto colocado, obteve em Curitiba suas primeiras pole (2015) e pódio (2014) na Stock. Por fim, Gaetano di Mauro, que passa a representar a equipe KTF a partir desta etapa, venceu em Curitiba pelo Brasileiro de Turismo de 2017, além de ter ficado perto de vencer de ponta a ponta na estreia na Porsche Cup.

Um dos principais palcos do esporte a motor no Brasil, o autódromo de Curitiba não recebe a Stock Car desde o começo da temporada de 2018. O traçado de 3.695 metros é composto por uma grande reta, uma chicane, uma reta oposta, curvas de média velocidade, um “S” de alta e a veloz curva de acesso ao retão dos boxes.

A agitada programação do fim de semana começa com dois treinamentos livres na sexta-feira. O sábado estará reservado para a classificação e a corrida válida pela oitava etapa. No domingo, mais uma classificação e duas provas pela nona etapa da competição – depois deste fim de semana, restarão para o fim da temporada apenas quatro corridas em dois fins de semana.

O canal por assinatura SporTV2 transmite as duas sessões de classificação e as três corridas da programação.

O que eles disseram:

“Numa corrida em casa, a pressão é sempre maior. Gosto bastante dessa pista, e a equipe RCM sempre teve bons resultados lá. Vamos em busca dessa liderança do campeonato.”

Ricardo Zonta, piloto do carro # 10 na equipe Shell V-Power RCM

“Será um fim de semana bem importante, com três corridas. Há muitos pontos em jogo, com uma corrida no sábado e duas no domingo, um formato de classificação um pouco diferente, já que você tem de fazer um carro na classificação e correr com ele. Temos de trabalhar de uma outra maneira. Faz tempo que não corremos em Curitiba pela Stock Car, então, com esse carro novo, será importante usar os dois treinos para colher o máximo de informações. Algumas equipes treinaram na pré-temporada em Curitiba, então esses times já têm alguns dados e já saem um pouquinho na frente. Mas todo mundo evoluiu bastante o carro desde o começo do ano até aqui. Continuamos em busca da performance. Na última etapa, testamos algumas coisas, e isso nos deu base para trabalhar um pouco mais para Curitiba e buscar um novo conceito. Estamos procurando essa velocidade que ainda não apareceu, trabalhamos bastante entre a última corrida e essa para tentar dar um ‘up’ no carro e poder estar mais competitivo para brigar pelo pódio, e automaticamente crescer na tabela. Já estamos entrando na reta final, então é importante sair de Curitiba com bons pontos e voltar ao pódio, esse é o foco.”

Átila Abreu, piloto do carro #51 na equipe Shell V-Power Crown Racing


“Estou muito feliz de voltar a andar em Curitiba, é uma pista na qual sempre me dei muito bem. Minha primeira pole na categoria foi lá, em 2015, tenho pódios na Stock Car nessa pista. Estou bastante esperançoso. Acredito que será uma pista um pouco mais difícil para os carros da Chevrolet em relação aos da Toyota numa comparação com o Velocitta, porque é um circuito com mais retas e curvas de alta, mas é importante tentarmos fazer um bom trabalho e tentar evoluir. Quanto à Sprint Race, foi uma experiência muito legal, um carro muito bacana de guiar. Fui rápido em todos os momentos, fiz a pole na categoria. Infelizmente tivemos um problema na corrida, e espero voltar mais vezes.”

Galid Osman, piloto do carro #28 na equipe Shell Helix Vogel Motorsports

“Estou bem animado para Curitiba. Novos ares, equipe nova, vamos ver se conseguimos colher bons resultados já nessa primeira etapa. Sempre há um tempo de adaptação, mas me dei muito bem com todo o pessoal da equipe desde a primeira hora em que estive ali dentro. Venci em Curitiba na última vez em que estive lá, então isso dá um ânimo a mais para tentar repetir o feito. Vamos com tudo, tenho certeza de que será um fim de semana muito bom.”

Gaetano di Mauro, piloto do carro #11 na equipe Shell Helix KTF

Programação*

Sexta-feira, 6 de novembro
8h – Shakedown
9h05 – Primeiro treino livre
12h25 – Segundo treino livre

Sábado, 7 de novembro
9h – Classificação da 8ª etapa
11h – Corrida pela 8ª etapa

Domingo, 8 de novembro
9h – Classificação da 9ª etapa
11h – Corrida 1 pela 9ª etapa
11h55 – Corrida 2 pela 9ª etapa

*sujeita a alterações

Campeonato:

1º C.Ramos – 172 pontos
2º R.Zonta – 158
3º R.Maurício – 154
4º R.Barrichello – 149
5º T.Camilo – 148
6º G.Casagrande – 133
7º A.Khodair – 131
    D.Serra – 131
9º Á.Abreu – 128
10º R.Suzuki – 119

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Por: José Mário Dias

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Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

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