Laurent Guerinaud conquista título histórico: Campeão da Fórmula Vee 2020, em sua primeira temporada!

0

Piloto da ROKIM dá mais um show em Interlagos e grava o seu nome ao lado de grandes campeões da FVee como Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet.

Um título histórico no Brasil e na França! O piloto francês Laurent Guerinaud se tornou campeão paulista da Fórmula Vee neste domingo (29/11), em Interlagos, num feito inédito na categoria mais tradicional do automobilismo brasileiro.

Em 53 anos de história no país, a FVee jamais havia tido um campeão estrangeiro. Com isso, Guerinaud está agora ao lado de grandes nomes que triunfaram na categoria, como Emerson Fittipaldi (primeiro vencedor, em 1967), Nelson Piquet (pela Super V, em 1975) e o austríaco Niki Lauda, todos campeões também na Fórmula 1.

“É uma grande honra para mim estar nesta galeria de grandes campeões, não apenas da Fórmula Vee, mas do automobilismo mundial”, afirmou Laurent Guerinaud, que disputou apenas a sua primeira temporada na categoria.

O título foi conquistado somente na última prova, numa campanha que mostrou a força de recuperação do piloto francês. Ele começou a competir no Paulista apenas na segunda etapa, quando estava 34 pontos atrás do primeiro colocado. A cada prova, ele foi reduzindo a diferença, até a virada de campeão.

“Não foi fácil sair lá atrás e conquistar o título, ainda mais porque eu nunca havia competido em monoposto, apenas de kart e provas de Turismo na Europa. Por isso, a sensação de alegria é ainda maior”, afirmou o francês, radicado no Brasil.

Susto na decisão

A disputa pelo título começou com um grande susto. Laurent Guerinaud venceu a primeira bateria no domingo, mas o resultado oficial apontava o piloto francês apenas na quinta posição. Ele havia sido punido por uma suposta manobra ilegal (corte da pista). Mas após entrar com recurso, a punição foi cancelada e ele ficou com a vitória, a sua quarta no campeonato.

“Eu não entendi nada, achei que tinha vencido normalmente. Mas levei o filme gravado na minha câmera on board, que mostrou não ter havido nada de irregular. Com isso, os comissários da prova retiraram a punição”, explicou o francês.

Na segunda e decisiva prova, Laurent Guerinaud estava apenas dois pontos atrás do líder. E fez o suficiente para ficar com o título. Ele chegou em segundo lugar, e por pouco não faturou a vitória. A diferença para o primeiro colocado, Wallace Martins, foi de apenas meio segundo (0s051).

Festa à francesa

Com o resultado, Laurent Guerinaud chegou a 260 pontos e faturou o seu primeiro título no Brasil. Seu principal concorrente, Augusto Santin, terminou em quinto na última prova e somou 250 pontos.

“É claro que eu queria encerrar a temporada com mais uma vitória, mas o Wallace não tinha nada a perder, numa pista complicada com manchas de óleo. Até tentei algumas manobras, mas não podia tomar nenhum risco para garantir o título. É uma sensação incrível que eu não sentia desde a adolescência, quando fui bicampeão de kart na França”, afirmou.

Laurent Guerinaud fez ainda a sua primeira pole position na temporada, faturou a melhor volta nas duas corridas e somou quatro vitórias. Ele ainda encerrou o campeonato com uma regularidade impressionante: concluiu todas as 14 provas que disputou e subiu 9 vezes ao pódio.

“No começo, eu achava que iria apenas me divertir, matar a saudade de competir, porque nunca havia pilotado um fórmula. Mas a cada prova, sentia que estava melhorando e poderia brigar pelo título. Foi assim até o final, e felizmente não poderia ter sido melhor”, afirmou.

O francês ainda agradeceu aos patrocinadores ROKIM Automotive, Chancela 1720, DK Drones, SV Automobiles e a toda a equipe da F/Promo Racing, responsável pelos carros e pela administração da Fórmula Vee. “Os mecânicos e engenheiros foram fantásticos, sempre procuraram me ajudar ao máximo e cuidaram com enorme carinho do meu carro. Agradeço a todos, por esta oportunidade e por me proporcionar um dos momentos mais felizes da minha carreira nas pistas.”

Para entrar em contato com o piloto, procure por seu nome nas redes sociais (Facebook, LinkedIn).

Para saber mais sobre a Fórmula Vee, como competir e participar de treinos e aulas de pilotagem, acesse www.fvee.com.br

Resultado da 1ª bateria da 8ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, domingo (29/11), em Interlagos:

1)      Laurent Guerinaud, 24min21s360

2)      Wallace Martins, a 4s410

3)      Augusto Santin, a 10s138

4)      Lucas Veloso, a 10s773

5)      Gerson Zarpelão Jr, a 17s613

6)      Daniel Rienda, a 31s542

7)      Andre Suenaga, a 44,024

8)      Maurício Gonçalves, a 44s381

9)      Saulo Soares, a 47s741

10)   Bruno Barbieri, a 3 voltasTreino livre das 13h10 às 13h50

Resultado da 2ª bateria da 8ª etapa do Campeonato Paulista de FVee, domingo (29/11), em Interlagos:

1)      Wallace Martins, 24min56s798

2)      Laurent Guerinaud, a 0s051

3)      Gerson Zarpelão Jr, a 11s968

4)      Lucas Veloso, a 12s697

5)      Augusto Santin, a 16s450

6)      Daniel Rienda, a 20s580

7)      Saulo Soares, a 20s797

8)      Andre Suenaga, a 21s543

9)      Maurício Gonçalves, a 8 voltas

10)   Bruno Barbieri, a 9 voltas

Classificação final do Campeonato Paulista de FVee:

1)      Laurent Guerinaud – 260 pontos

2)      Augusto Santin – 250

3)      Gerson Zarpelão Jr – 230

4)      Wallace Martins – 224

5)      Saulo Soares – 176

6)      Lucas Veloso – 149

7)      André Suneaga – 137

8)      Daniel Rienda – 118

9)      João Pedro Maia – 80

10)   Pedro Facchini – 79

11)   Bruno Barbieri – 63

12)   Weidner Emmerick – 44

13)   Maurício Gonçalves – 28

14)   Octavio Nucci Neto – 22

15)   Renato Furtado – 21

16)   Elisio Netto – 20

17)   Ara Mendonça – 20

18)   Andre Gouvea – 18

19)   Francisco Costa – 12

20)   Antonio Carlos Souza – 9

21)   Ricardo Cury – 8

22)   Jônatas Rezende – 0

Sobre os patrocinadores de Laurent Guerinaud:

Rokim Automotive (www.rokim.com.br)

A Rokim Automotive, fundada em 2012 em São Paulo, importa e comercializa equipamentos automotivos de oficina como, por exemplo, elevadores automotivos. Os produtos da Rokim Automotive se destacam pela tecnologia avançada, porém acessível, que providencia aos usuários a maior segurança e produtividade e o menor custo operacional. Com a homologação de seus produtos por várias montadoras e um pós-venda exemplar, a Rokim Automotive se destaca como líder no mercado das concessionárias e oficinas de alto padrão em todo Brasil. “Vimos no Laurent um grande piloto, apaixonado pelo automobilismo, espelhando os valores da Rokim Automotive, como sempre buscando o melhor de si mesmo”, disse o diretor Lionel Rossignol. “Agora, com essa parceria, nós vamos escrever juntos um novo capítulo da história do automobilismo brasileiro!”

Chancela 1720 (www.dbrglobal.com.br)

A cachaça Chancela 1720, nascida da tradição dos primeiros alambiques chegados a Entre Rios de Minas no começo do século XVIII, vem para se estabelecer como um destilado de primeira linha no mercado brasileiro. Aliando um visual requintado a um método de fabricação artesanal com 300 anos de história, Chancela 1720 se destaca por ser uma cachaça de excelente qualidade gustativa, olfativa e sensorial. Sua maturação em barris de carvalho escocês maltados vem aportar um sabor único, além de uma bela cor dourada. “Fiel ao seu lema “Viva a lenda!”, Chancela 1720 orgulhosamente patrocina o piloto Laurent Guerinaud,”, disse David Doro, produtor. “E vamos colhendo os frutos dessa parceria de sucesso dentro e fora das pistas.”

DK Drones (www.dk-drones.fr)

A DK Drones é uma empresa líder no mercado de drones, localizada no norte da França. Oferece conselhos e serviços para concepção e manutenção de drones e propõe as melhores soluções para fotos aéreas, modelagem 3D, inspeção ou limpeza de telhado, …

SV Automobiles (https://sas-sv-automobiles.business.site/)

A SV Automobiles é uma empresa de vendas de carros esportivos, localizada no norte da França, que atende a Europa toada, privilegia a qualidade e o aconselhamento personalizado.

GiPA (www.gipa.eu)

Laurent Guerinaud é diretor de GiPA do Brasil, instituto de referência em inteligência e pesquisas no aftermarket automotivo. A GiPA está presente em 35 países e possui 34 anos de experiência, comemorando em 2020 seus 20 anos de presença no Brasil, onde se tornou referência em inteligência de mercado no aftermarket automotivo. A maioria das montadoras são clientes da GiPA de Brasil, além de fabricantes de peças de reposição, pneus, lubrificantes, tintas, seguradoras, bancos, etc.

Por: Fernando Santos – Fórmula Vee

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade