LDB 2021 começa nesta quinta-feira (22/07)

0

Com transmissões ao vivo, maior competição de base do país, realizada com apoio do CBC, contará com 22 equipes de 8 territórios nacionais

A edição de 2021 do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete, realizada com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), começa nesta quinta-feira (22/07), em São Paulo (SP). A bola sobe para o primeiro jogo dessa temporada da competição às 09 horas, no duelo entre Sesi Franca e União Corinthians, ao vivo na Twitch do Café Belgrado.

Nessa temporada, o maior campeonato de base do país, realizado com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), irá para sua 10ª edição na história. Em 2021, em seu retorno após dois anos, a competição terá o limite de idade Sub-22, ou seja, contará com nascidos a partir de 1999.

Além disso, teremos 22 equipes participantes no total, nove a mais em comparação com a última edição em 2019, representando sete estados brasileiros mais o Distrito Federal, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará e Paraíba.

Os clubes participantes serão os 16 que fizeram parte da última temporada do NBB, além de São José Basketball (SP), Coritiba Monster/Sociedade Thalia (PR), Maringá (PR), Rio Claro Basquete (SP), União Corinthians (RS) e Praia Clube (MG) fechando a lista.

Transmissões

Teremos transmissões na LDB 2021! Na primeira etapa, realizada na cidade de São Paulo e com sedes no Paulistano e Pinheiros, serão transmitidas, até o momento, 26 jogos ao vivo dos 60 no total que acontecerão entre os dias 22 e 31 de julho.

As partidas serão transmitidas no canal oficial do NBB no Youtube e também no canal do Café Belgrado na Twitch. Os jogos restantes, sem exibição ao vivo, serão disponibilizados na íntegra no canal do Youtube do NBB após o final de cada rodada. Essa lista pode ser atualizada com mais transmissões em outros canais.

Tabela completa dos jogos com transmissão ao vivo

Sistema de Disputa

Com nove time a mais que na última temporada da competição, a fase de classificação da LDB 2021 acontecerá da seguinte forma: teremos os 22 times divididos em dois grupos (A e B), onde se enfrentarão dentro deles no sistema de disputa todos contra todos.

Os confrontos, por sua vez, serão separados em duas etapas. A primeira acontecerá na cidade de São Paulo, entre os dias 22 e 31 de julho, com jogos dos dois grupos divididos em sedes distintas: uma no Paulistano (Grupo A) e outra no Pinheiros (Grupo B). O Grupo A jogará entre os dias 22 e 28 de julho, enquanto os membros do Grupo B estarão em quadra entre os dias 25 e 31 de julho.

Na sequência, a segunda etapa da fase classificatória se desenrolará entre os dias 23 de agosto e 04 de setembro. Ao contrário da primeira etapa, separada em duas sedes, nesta teremos quatro. São elas: Clube Duque de Caxias (Curitiba-PR), São Paulo F. C (São Paulo), Pinheiros (São Paulo) e Flamengo (Rio de Janeiro).

Chegando ao final da fase de classificação, os quatro melhores de cada grupo avançam para a fase final. Esta, por sua vez, será disputada em sede única no Ginásio Antônio Prado Jr., do Paulistano. Nesta etapa, os oito times que avançaram serão divididos em dois novos grupos (C e D), onde todos se enfrentarão uma vez dentro de seus grupos.

Após isso, os seguintes confrontos serão formados: 3º C x 4º D / 3º D x 4º C / 1º C x 2º D / 1º D x 2º C. Enquanto que no último dia serão realizadas as disputas de: 7º x 8º, 5º x 6º, 3º x 4º e 1º x 2º (final).

Histórico da LDB

Criada em 2011, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) ajudou a projetar diversos nomes para o cenário nacional e internacional da modalidade. Atualmente, mais de 50% dos atletas do NBB já disputaram alguma edição da competição.

Na última temporada do NBB, por exemplo, três dos quatros candidatos para o prêmio de King of the Season atuaram na LDB, são eles: Lucas Mariano, Lucas Dias e Georginho. Além do MVP das Finais, Yago Mateus, que também já disputou o campeonato de base.

A LDB ainda projetou atletas que brilharam na NBA: o ala/pivô Bruno Caboclo, que despontou na LDB 2013 pelo Pinheiros, o pivô Cristiano Felício (Chicago Bulls), campeão da LDB 2013 e MVP da LDB 2014, e o mais recente Didi (New Orleans Pelicans), campeão da LDB 2016 pelo Sesi Franca Basquete.

Outros nomes importantes com passagens pela LDB são os de Léo Meindl (Fuenlabrada-ESP), Ricardo Fischer, Gui Deodato (Minas), Cauê Borges (Paulistano) e Alexey Borges (Minas) e o pentacampeão do NBB Gegê Chaia, todos com passagens pela Seleção Brasileira, entre tantos outros que se destacam no Nosso Basquete.

Clubes participantes

Grupo A:

Paulistano (SP)

São Paulo Futebol Clube (SP)

Sesi/Franca (SP)

São José Basketball/Atleta Cidadão (SP)

Corinthians (SP)

Pato Basquete (PR)

Coritiba Monsters/ Sociedade Thalia (PR)

ADRM/Maringá (PR)

VipTech/Campo Mourão (PR)

KTO/Caxias do Sul (RS)

Stock Med/União Corinthians (RS)

Grupo B:

Pinheiros (SP)

Mogi das Cruzes (SP)

Zopone/Bauru (SP)

Rio Claro/ABCD Bandeirantes (SP)

Cerrado (DF)

Flamengo (RJ)

Unifacisa (PB)

Minas Tênis Clube (MG)

Basquete Cearense (CE)

BRB/Brasília (DF)

Praia Clube/Gabarito/Unimed (MG)

Primeiros jogos

22/07 (Quinta-feira) – Grupo A

Sede: Paulistano (SP)

09h – Sesi Franca x União Corinthians – ao vivo no canal da Twitch do Café Belgrado

11h15 – Pato Basquete x Caxias do Sul

13h30 – Corinthians x Campo Mourão – ao vivo no canal da Twitch do Café Belgrado

15h45 – São José dos Campos x ADRM/Maringá

18h – Paulistano x Coritiba/Thalia – ao vivo no canal do Youtube do NBB

23/07 (Sexta-feira) – Grupo A

Sede: Paulistano (SP)

09h – Caxias do Sul x Corinthians

11h15 – União Corinthians x São Paulo – ao vivo no canal da Twitch do Café Belgrado

13h30 – Coritiba/Thalia x Sesi/Franca

15h45 – Campo Mourão x São José dos Campos – ao vivo no canal do Youtube do NBB

18h – ADRM/Maringá x Paulistano – ao vivo no canal da Twitch do Café Belgrado

24/07 (Sábado) – Grupo A

Sede: Paulistano (SP)

09h – São Paulo x Coritiba/Thalia

11h15 – São José dos Campos x Caxias do Sul – ao vivo no canal da Twitch do Café Belgrado

13h30 – Pato Basquete x União Corinthians

15h45 – Sesi/Franca x ADRM/Maringá – ao vivo no canal do Youtube do NBB

18h – Paulistano x Campo Mourão

Os campeões e MVP’s

2011 – Flamengo

MVP – Fred Varejinho (Flamengo)

2012 – Bauru

MVP – Andrezão (Bauru)

2013 – Flamengo

MVP – Ronald (Brasília)

2014 – Basquete Cearense

MVP – Cristiano Felício (Flamengo)

2015 – Pinheiros

MVP – Lucas Dias (Pinheiros)

2016 – Sesi Franca

MVP – João Pedro (Franca)

2017 – Paulistano

MVP – Dikembe (Paulistano)

2018 – Pinheiros

MVP – Mãozinha (Maringá)

2019 – Pinheiros

MVP – Dikembe (Paulistano)

Por: Imprensa – Liga Nacional de Basquete 

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade